Tenho ouvido com certa frequência, comentários sobre como as coisas andam difíceis esse ano. Empresários reclamam! Profissionais liberais reclamam! Funcionários de empresas reclamam! A reclamação é geral. Você também sabe que a competição global está cada vez maior, que os clientes estão cada vez mais exigentes, que seus concorrentes estão cada vez mais preparados e, que a disputa por uma vaga de emprego está cada vez mais difícil. Pensar nisso gera grande desconforto para muitas pessoas, e em certos casos, uma certa “paralisia”, ou seja, a pessoa fica tão preocupada com o que está acontecendo (ou com o que não está) que pára de trabalhar o problema, para ficar trabalhando com problemas.
Eu sei que o mar não está para peixe e que os desafios estão cada vez maiores, eu sei que muitas pessoas estão passando por dificuldades financeiras, e com a falta de dinheiro começam as brigas, os desentendimentos e, isso é só o começo para o fim de muitos relacionamentos. Muita gente acaba encontrando culpados para sua situação, o companheiro(a) que não te deixa fazer nada, o governo que aumenta os impostos, o chefe não te valoriza, a globalização o impede de crescer.
Achar um culpado para os seus infortúnios apenas fará com que você acumule mais um problema, que é o de investir seu tempo e energia em algo que você não vai conseguir mudar. Entenda que toda e qualquer situação é passageira, nada é eterno, assim como o frio do inverno termina com a chegada da primavera, nossas dificuldades para com a vida também tendem terminar quando mudamos nosso foco e nossa atitude perante os desafios da vida.
Não acredito que uma situação desfavorável possa ficar em sua vida para sempre, acredite que dias melhores virão. Muitas vezes, reagimos negativamente às situações da vida porque não acreditamos que alguma coisa possa mudar. É muito provável que você já tenha dito a frase “um dia ainda vou rir disso”. Pra que esperar? Porque não rir agora? Porque não olhar para uma situação (por pior que ela seja), “olhá-la nos olhos” e dizer vou rir agora, porque isso também vai passar! Sua realidade é criada por seus pensamentos e atitudes. Se você tem uma atitude negativa é muito provável que a vida não esteja lhe dando os frutos que você gostaria, e por causa disso você acaba reforçando mais pensamentos negativos e com isso cria um ciclo vicioso de pensamentos e atitudes negativas.
Entenda que os problemas estão exatamente do lado oposto da solução. Mude seu foco e comece a rir como se o problema já estive sido resolvido, como se fosse algo do passado e você vai ver como sua atitude irá mudar. Rir dos problemas é a melhor atitude para que você fique “leve” para enxergar a solução, ao invés de ficar paralisado com os problemas.
Pense nisso!