Preste atenção nas próximas linhas, pois você vai descobrir a maneira mais divertida e inusitada de treinar sua equipe rapidamente para dominar o mercado em que atua, e com isso, lucrar muito mais.
Nesse artigo eu vou te contar porque boa parte das empresas não está conseguindo lucrar, mesmo em mercados onde poderiam dominar.
Se você é um gestor ou gerente de vendas sabe o quanto é difícil encontrar talentos que realmente possam agregar valor na empresa.
É por esse motivo que existem milhões de pessoas desempregadas, mesmo em um mercado onde as empresas estão contratando.
Sim, existem muitas vagas de trabalho esperando para serem ocupadas no Brasil hoje em dia, mas a falta de qualificação é o principal entrave para que essas vagas sejam ocupadas.
Infelizmente muitas empresas já querem o funcionário pronto, e isso dificulta ainda mais.
Além disso, boa parte das empresas não estão dispostas a treinar seus funcionários, seja pelo fator financeiro ou pelo receio de que depois de investir tempo e dinheiro em capacitação, perderão esses profissionais para a concorrência.
A imagem acima reforça a percepção de muitos empresários de que, vem do funcionário a iniciativa de sair da empresa.
Mas a realidade é que poucos pensam a respeito do real motivo desse abandono.
Vamos ser sinceros, a maioria dos profissionais não pede demissão depois que a empresa, investiu, treinou e acreditou em seu potencial.
Muito pelo contrário, empresas que possuem funcionários bem treinados e motivados são as que menos sofrem com rotatividade.
O real motivo pela alta rotatividade dentro das empresas acontece justamente porque as pessoas não se sentem motivadas e nem preparadas para vender mais, e a falta de resultados faz com que não acreditem em seu próprio potencial.
Eu gosto de observar a atitude dos vendedores em lojas de shoppings e supermercados. Em sua grande maioria eles “não precisariam estar ali”, ou seja, por causa da sua atitude, é até melhor que não estejam.
Tem vendedor que até atrapalha uma possível venda, pois tem má vontade ou fala demais, e acaba, mesmo que sem querer, sabotando suas vendas e seus ganhos.
Outro dia eu estava precisando comprar um terno novo, e fui até shopping e encontrei um terno muito bacana, mas com uma cor diferente da que eu estava procurando. Antes de entrar na loja vi uma vendedora na porta e perguntei ;
– Você tem um terno igual a esse na cor preta?
E ela respondeu: Não, não tenho!
Meu Deus!!!
Diga mais alguma coisa, me convida para entrar, me pergunta se eu gosto de outras cores. Me vende um cinto, uma gravata, uma meia, mas não me deixa ir embora sem comprar nada!
Quanto tempo você acha que o dono da loja vai manter uma pessoa que não faz nenhuma venda?
De maneira bem direta, eu quero dizer que o principal motivo pelo qual as pessoas são demitidas é porque elas não estão gerando lucro para quem as contrata, simples assim.
O fato é que…
As pessoas geralmente são contratadas por seu conhecimento técnico e experiência, e são demitidas por fatores comportamentais, como falta de atitude, motivação, espirito de equipe e liderança.
Sem treinamento técnico e comportamental, as pessoas não sabem o que fazer quando recebem negativas, e ficam à deriva tentando encontrar maneiras de quebrar objeções que poderiam ser superadas com a informação e o treinamento certo.
Investir em propaganda e marketing é importante. Investir em redes sociais e assessoria de impressa, ajudam e muito a divulgar seus negócios, mas a dura verdade é que se sua empresa não está investindo na formação, qualificação e motivação da sua força de vendas, cedo ou tarde vai começar a perder dinheiro, digo MUITO dinheiro.
Ter uma equipe motivada e bem treinada é fundamental para continuar crescendo de forma segura e previsível.
Como disse a Coordenadora de Merchandising Nacional na cerveja proibida, Edmara Fudalli
“Para ter uma equipe 100% motivada e capacitada é necessário treinamento contínuo tanto de produto como comportamental”.
Ou seja, você precisa ter uma equipe altamente motivada para vender sempre, e que esteja totalmente preparada para ajudar os clientes a resolverem seus problemas.
É claro que há mais de 25 anos atuando no mercado corporativo já participei de milhares de eventos e treinamentos, como convenções de vendas, campanhas de incentivo, premiações por alcance de metas, que tinha um só objetivo manter o funcionário engajado e vendendo.
Lembro que em 2012 eu fui convidado pelo presidente de uma grande montadora para fazer uma série de palestras ao redor do Brasil com o objetivo de conscientizar os vendedores das concessionárias sobre um aumento de 30 Pontos no IPI dos carros da marca.
A visão era de que a partir daquele momento, vender não seria tão fácil quanto estava sendo. Onde os clientes tinham fila de espera para comprar um carro e os vendedores apenas tinham o trabalho de tirar o pedido e embolsar as comissões.
Tiro e queda, foi só os novos preços entrarem que as vendas começarem a cair, que a realidade veio à tona. Eu mesmo fui comprar um carro e ao entrar em uma concessionária, fui tratado como se fosse eu que deveria fazer o esforço para comprar e não o vendedor para vender.
O comportamento ainda era de quem “não precisava vender”. Resultado; sai da loja e fui até uma concorrente onde fui muito melhor atendido e como consequência, comprei um carro.
A falta de treinamento custou caro para a empresa e o dono da concessionária.
A grande verdade é que se você acha que educação e treinamento são caros, é porque não sabe o alto custo de ter uma equipe despreparada.
Eu quero que você preste bastante atenção ao que eu vou te dizer agora…
Existem 2 motivos principais pelos quais as pessoas se sentem motivadas e energizadas.
– Visão de propósito e…
– Motivação.
Desde que o mundo é mundo o ser humano é movido por desafios que o impulsione a crescer de alguma maneira.
Primeiro você precisa mostrar para sua equipe uma VISÃO clara do porquê elas têm de fazer o que precisa ser feito. De onde elas estarão depois de terem passado por determinadas etapas.
Mostrar um caminho claro para onde vão seguir e como elas podem crescer é a forma mais segura de ter pessoas dedicadas à “causa” da empresa.
A segunda coisa é que as pessoas precisam se sentir motivadas continuamente.
Mas o que eu preciso fazer então? Fazer uma campanha de incentivos? Aumentar as comissões? Criar planos de carreira?
Essas até podem ser boas opções se você quiser criar uma motivação temporária, mas não são suficientes para criar engajamento a logo prazo.
O que as pessoas realmente querem é algo chamado: SIGNIFICADO.
Pessoas precisam se sentir significantes. Precisam saber que aquilo que estão fazendo, está fazendo a diferença na vida de outras pessoas e delas próprias.
E a melhor forma de fazê-las se sentirem significantes é ajudando-as a crescerem e se desenvolverem.
Existem duas formas básicas de aprendizado; a primeira é através da repetição, que é quando repetimos à exaustão determinada atividade até que ela se torne um hábito.
A segunda é através de impacto, que é a maneira mais direta de acelerar o aprendizado.
Mesmo sabendo da sua importância, eu confesso que não sou um fã ardoroso de treinamentos, principalmente quando se trata de treinamentos que precisam de determinada carga horária para justificar os valores cobrados.
Gostou muito mais de treinamentos de impacto, que possui elementos capazes de acelerar o aprendizado e consequentemente, nossos resultados.
Entre eles está o uso do humor , que é responsável direto por criar um estado mental propício para absorver melhor e mais rápido a informação que acessamos todos os dias.
A educadora e autora do livro Using Humor to Maximize Learning, a americana Mary Kay Morrison que se dedica há mais de 20 anos a explorar os efeitos do humor e da diversão na educação, incentiva professores a darem mais risadas com seus alunos.
Ela afirma que nós aprendemos melhor por meio das emoções, pois com o humor é possível utilizar o filtro emocional para armazenar conhecimento na memória de longa duração.
O verdadeiro aprendizado só acontece quando podemos experimentar o conhecimento teórico e coloca-lo em pratica.
É exatamente por isso que há vários anos eu utilizo a motiversão para ensinar técnicas e estratégias para que as pessoas possam ter mais motivação, entusiasmo e comprometimento naquilo que estão fazendo.
Eu criei um treinamento em formato de Game-Show chamado Batalha de Vendas…
O Jogo “Batalha de vendas” é uma atividade lúdico-pedagógica estruturada e focada em Competências Comportamentais como: Trabalho de equipe, liderança, planejamento, visão estratégica, gestão do tempo e foco em resultados.
O Jogo é inspirado nos famosos jogos de Batalha Naval, e começa com a divisão de duas equipes, que são tematizada para o contexto militar e são chamadas de: pelotões de especialistas em vendas, que recebem os materiais e mapas com a estratégia do jogo.
Um dos maiores BENEFÍCIOS do game é justamente o aprendizado que acontece a todo o momento, e não apenas no debriefing final.
O Objetivo do jogo Batalha de vendas, vai muito além de testar o conhecimento dos participantes, ao participar da dinâmica, cada time vai experimentar comportamentos e atitudes extraordinárias.
Os benefícios são inúmeros, tais como:
– Desenvolver senso de urgência e foco – Uma das melhores maneiras para criar senso de urgência e foco para realizar qualquer coisa é estabelecendo prazos desafiadores para qualquer pessoa realizar.
– Trabalhar em equipe – Um aspecto fundamental para qualquer empresa de sucesso é ter uma equipe que trabalhe com metas claras e comprometida a alcançar os resultados necessários.
– Desenvolver a auto liderança – Iniciativa é a forço motriz capaz de transformar vendedores medianos em super vendedores que estão sempre dispostos a dar o melhor de si.
– Pensar estrategicamente – Estratégia é o nome do jogo, cada equipe precisa ter estabelecido uma estratégia vencedora para lidar com os desafios propostos no Game, e isso faz toda a diferença.
– Conquistar uma atitude vencedora – Acreditar na vitória, mesmo sem conhecer o campo do oponente é o que torna jogadores em verdadeiros líderes.
– Aprender a gerar valor para os clientes – Cada Estratégia, cada momento do jogo é focada em melhorar as habilidades fundamentais para fazer a diferença para os clientes da empresa.
– Ampliar o conhecimento sobre a empresa – Conhecimento sobre produtos e serviço, aliados a uma atitude de fazer a diferença vai transformar completamente a maneira de agira da equipe.
Após ter jogado a Batalha de vendas, sua equipe vai libertar todo seu potencial para ajudar seus clientes a alcançarem o sucesso que desejam e com isso, vão dominar o mercado em que atuam e lucrar muito mais.
Descubra como levar esse treinamento em formato de game-show e fazer sua equipe conhecer tudo que precisa dominar sobre a empresa, produtos e comportamentos essenciais para parar de deixar dinheiro na mesa e começar a lucrar ainda mais.
Então preencha o formulário no final da página e solicite uma proposta.