99% dos corretores de imóveis estão lutando para sobreviver. Os outros 1% estão ficando ricos.
Esse foi um dos voos mais turbulentos que eu estive, mas que me ajudou a entender porque existem corretores que vendem em qualquer época, enquanto outros estão reclamando do mercado imobiliário.
Eu havia acabado de fazer uma palestra para um grupo de 300 corretores de imóveis em Belo Horizonte-MG. Meu objetivo era motivá-los e também apresentar um novo produto imobiliário que, pela previsão, seria um verdadeiro sucesso de vendas.
Mas assim que o avião decolou e eu reclinei a poltrona para descansar um pouco antes de chegar em casa, minha mente entrou em um verdadeiro turbilhão de pensamentos.
Apesar de ter sido aplaudido em pé ao final da apresentação, eu não conseguia parar de pensar sobre algo que aconteceu durante a palestra.
Era uma percepção que tive e que estava me incomodando profundamente, e eu sabia que se eu encontrasse uma resposta, poderia ajudar o mercado imobiliário de forma significativa.
Deixa eu explicar…
Frequentemente em minhas palestras eu crio alguma dinâmica para que o público possa experimentar um pouco do conhecimento que eu estou compartilhando.
Ao final daquela apresentação eu convidei dois corretores para subirem ao palco para me venderem um apartamento, e o que eu vi, me deixou perplexo…
Eu pedi que eles dissessem três características marcantes do empreendimento e que as usassem, de forma livre, para me vender.
Mas o que eu pude ver é que eles mal conseguiam falar algumas poucas características com clareza e confiança para criar em mim interesse e desejo de compra.
Eu percebi que faltava um elemento crucial para que eles consigam o SIM para qualquer coisa que estejam vendendo: O interesse genuíno em ajudar outro ser humano.
Se Você Ainda Tem Corretores Com Esse Tipo De Mentalidade Dificilmente Vai Aumentar Seus Lucros
Seria correto dizer que hoje em dia nós vivemos em uma verdadeira batalha por atenção.
A quantidade de informações e ofertas disponíveis no mercado deixa qualquer pessoa confusa em relação àquilo que deseja.
O real problema é que a maioria dos corretores não está preparada para vender e está apenas despejando em seus clientes informações que não são suficientes para fazê-los tomar a decisão de comprar.
Eles ainda não conseguem criar atenção suficiente para que os clientes sintam o desejo para comprar. E o pior, eles ainda acreditam que estão fazendo um bom trabalho.
É preciso que aja uma mudança no posicionamento e identidade do corretor.
Conhecer características de um imóvel é importante, mas é insuficiente para criar nas pessoas o desejo de compra.
Pessoas são diferentes e possuem necessidades diferentes, então porque tratá-las todas de forma igual?
“Se você tenta oferecer qualquer coisa para qualquer um,
não vai vender nada para ninguém”.
O que realmente vai fazer a diferença nos resultados dos corretores é saber como “funciona cada pessoa” e identificar o seu momento de compra.
O papel do corretor de imóveis tem se tornado cada vez mais importante para ajudar as pessoas a tomarem decisões. Entender o perfil e o momento de cada pessoa é fundamental.
As Pessoas Adoram Comprar,
Mas Odeiam Que Vendam Pra Elas
As pessoas gostam de sentir que estão tomando a decisão certa na hora de fechar um negócio, e detestam que alguém fique empurrando a venda para elas. Ponto.
Existem duas perguntas que as pessoas geralmente fazem (mesmo que inconscientemente), quando um vendedor aparece na frente delas.
São elas: “O que essa pessoa vai tirar de mim?” e “O que eu ganho com isso?”.
Se o corretor de imóveis souber como responder a esses dois tipos de objeções, já fez 80% da venda.
Isso acontece por causa de como funciona o nosso cérebro na hora de tomar uma decisão.
É o que o neurocientista Paul MacLean chamou de cérebro trino.
Ele diz que o cérebro é dividido em 3 partes, e que estão totalmente envolvidos na tomada de decisão em qualquer coisa em nossas vidas. São eles:
Deixa eu te explicar rapidamente o que faz cada uma dessas partes.
Cérebro Reptiliano (Primitivo):
Responsável pelo nosso instinto de sobrevivência (estímulos primitivos de autopreservação), como respiração e batimentos cardíacos. É ativado por emoções como medo, fome e raiva. É o famoso: lutar ou correr.
Por essa razão ele é o grande decisor se algo merece nossa atenção ou não.
O estímulo (emoção) gera um comportamento e se for aceito pelo cérebro reptiliano, ela continuará sua viagem pelos outros dois cérebros ,
Cérebro Límbico:
O cérebro límbico é responsável por nossas emoções e memórias, e para envolver essa parte do cérebro, a narrativa deve evocar sentimentos fortes e ressonar emocionalmente com a audiência.
Além de processar emoções mais complexas, é responsável por armazenar dados e ativado por sensações envolvendo os 5 sentidos.
Neocórtex:
Essa é a parte que acreditamos utilizar nas tomadas de decisão já que é a parte que controla o raciocínio e nosso lado social.
Sua função é armazena dados e utilizá-los nas tomadas de decisão.
Com isso, o corretor precisa entender qual é o momento de cada comprador e conversar com o cérebro de uma forma mais direta.
Por exemplo…
– Para vender imóveis populares, o corretor precisa falar diretamente com o cérebro reptiliano, que visa especificamente a sobrevivência, a segurança e sobre como eliminar uma dor ou medo.
Essa é a resposta para a pergunta; O que essa pessoa vai tirar de mim?
Nesse caso, a pessoa quer sair do aluguel, quer morar em um bairro melhor (localização), que tenha mais segurança ou simplesmente quer ter um imóvel para chamar de seu.
– Para vender imóveis de alto padrão o corretor vai conversar com o cérebro límbico, que é mais consciente sobre as decisões que toma.
Assim, o corretor precisa falar sobre os benefícios, falar sobre os itens que vão gerar algum tipo de prazer, como; Realização de sonhos, qualidade de vida, ter mais tempo com a família, lazer e etc.
Essa é a resposta para a pergunta; O que eu ganho com isso?
– Para vender loteamentos, o corretor precisa conversar com o cérebro límbico e neocortex. Pois aqui você encontra o perfil de investidor ou de alguém que tem uma visão de futuro.
Ninguém quer comprar um pedaço de terra. As pessoas compram “um pedaço do futuro”, compram uma visão de algo bom que está prestes a acontecer.
Lembrando que sempre o cérebro reptiliano é quem abre a porta para o cérebro emocional e o cérebro lógico.
A grande verdade é que o corretor não pode mais ser apenas um “tirador de pedidos” para seus clientes.
Ninguém Quer Ser um “Ex-Corretor”. Todo Mundo
Quer Ser um Corretor de Sucesso.
Você já pensou a respeito da alta rotatividade que existe na carreira dos corretores de imóveis? É muito alta!
Isso ocorre, muitas vezes, porque o corretor se considera um bom vendedor, mas na prática, ele está sempre por um fio de deixar a profissão.
Somente aqueles que estão realmente comprometidos e motivados a gerar lucro continuam sendo corretores, são os 1% que estão ganhando dinheiro.
Alguns deles até estão ficando ricos porque entenderam que não há espaço para amadores no mundo da corretagem.
O escritor e filósofo de negócios Jim Rohn dizia:
Não perca seu tempo chamando marrecos para a escola
das águias, você só terá marrecos insatisfeitos.
Eu acredito que 80% do sucesso de qualquer profissional está ligado ao seu comportamento e atitude, os outros 20% tem a ver com técnicas e estratégias.
O que toda empresa precisa é de pessoas 100% comprometidas em CRIAR os melhores resultados.
E quando eu falo sobre criar, significa; gerar resultados a partir das próprias iniciativas, e não ficar esperando uma melhora de mercado ou do telefone tocar para vender mais, ganhar mais dinheiro e aumentar seus lucros.
A Verdade Nua E Crua Sobre O Papel
Do Corretor De Imóveis Atualmente
Eu quero que você preste bastante atenção a essa dura verdade a respeito do papel do corretor atualmente.
Verdade #01 => O corretor deixou de ser um vendedor há muito tempo.
Verdade #02 => O corretor é treinado para entender de imóveis, não de pessoas.
O nome do jogo agora é outro… o corretor precisa atuar como um consultor e um especialista em pessoas.
A grande verdade é que as coisas não acontecem para você, mas a partir de você. São as suas decisões e atitudes que vão fazer você avançar.
O Segredo Para Ter Uma Equipe De Especialistas
Em Empreendimento Imobiliário Ultra Motivada
E Com Alto Desempenho
Eu não sou vidente, mas eu sei de uma coisa, ou você investe na qualificação da sua equipe ou vai ficar cheio de “marrecos” reclamando que o mercado não está bom para vender.
A boa notícia é que eu criei um novo treinamento chamado Comunicação Persuasiva para Corretores de Imóveis.
É um treinamento inédito e exclusivo, aonde eu vou ensinar como sair do Ciclo do “deixa a vida me levar”, para se tornar um especialista em empreendimentos imobiliário, com motivação comprometimento e confiança para fazer a diferença na vida das pessoas.
O treinamento é um manifesto de atitude empreendedora e foco em gerar negócios lucrativos.
Aqui Está O Que Você Vai
Aprender Nesse Treinamento
Como vender para os 3 tipos de público:
Cada perfil de público exige um tipo diferente de abordagem.
Entender isso pode ser a diferença entre gordas comissões e o “eu quase vendi”.
Como ligar o “Botão Comprar” no cérebro dos clientes:
Você vai aprender a falar com o cérebro trino, e entender qual o melhor
momento para quebrar objeções, falar do produto e fazer uma oferta.
Como entender a jornada do cliente:
Saber que momento da vida cada cliente se encontra é fundamental
para saber que tipo de conteúdo ou informação você vai entregar.
Como gera valor na era da experiência:
Se você quer ser visto como um especialista e não apenas como um
vendedor, precisa entregar valor extraordinário para os clientes.
Como ser um gerador de soluções:
O corretor precisa se posicionar como um especialista em soluções imobiliárias.
Como criar Presença social:
Atualmente vivemos uma verdadeira batalha pela atenção. Saber como
vender pela Internet é o divisor de águas entre alguém que vende todos
os dias e os que choram as perdas de oportunidades.
As 3 principais qualidades do especialista em empreendimentos imobiliários:
Existem 3 qualidades que um especialista possui e que faz toda a diferença
na hora de vender; Franqueza, Solicitude e competência, nós iremos
abordar cada uma delas durante o treinamento.
Como fazer perguntas poderosas:
Eu vou te ensinar como fazer perguntas abertas e que fazem o
cliente sair do piloto automático e realmente prestar atenção na sua oferta.
Como criar empatia instantânea com qualquer pessoa:
Esse é um ponto crucial se você quiser começar um contato de vendas.
Sem empatia, sem conversa…sem vendas!
Esses são apenas alguns pontos que iremos abordar nesse treinamento.
Se você é dono de imobiliária ou construtora eu quero conversar com você e sua equipe para alavancar seus negócios ainda esse ano.
Essa pode ser a decisão mais importante
que você vai tomar esse ano!
Muito empresários ficam esperando que uma mágica aconteça e aquele corretor apareça supermotivado para vender e gerar lucros, quando na verdade o que o corretor precisa é de orientação e treinamento constante para se manter no jogo de vendas.
Você pode continuar tendo uma equipe de corretores de imóveis que está lutando para sobreviver, ou pode coloca-los fazendo parte dos 1% que está enriquecendo e ainda fazendo a diferença na vida de outras pessoas… A DECISÃO É SUA!
Vamos conversar?
Me chama no WhatsApp 11 99109-5189 ou me envia um e-mail em suporte@fernandooliveira.com.br