O primeiro significado do verbo prometer no dicionário Aurélio trata o termo como; uma obrigação verbal ou por escrito para fazer alguma coisa ou ainda dar esperança e garantir probabilidade de algo.
Trazendo isso para a nossa realidade não é difícil entender porque a partir de uma promessa criamos a expectativa de realização e ficamos intensamente frustrados quando o prometido não é cumprido, seja em qual for o tipo de relacionamento (pessoal, social, profissional, etc).
Há alguns anos apenas um acordo verbal bastava para que uma promessa fosse realmente cumprida. Mesmo em transações bancárias, o simples fato de assumir um compromisso era ponto de honra cumpri-lo. Com o crescimento tecnológico, muitos negócios começaram a ser feitos sem o contato olhos nos olhos.
Não é nenhuma novidade afirmar que a Internet revolucionou o mundo, tornando-o cada vez menor, agilizando processos, aproximando pessoas e diminuindo custos. Assim, as promessas continuam existindo, mas estabelecidas em outros níveis. As empresas que ainda não entenderam isso estão contando prejuízos e podem estar à beira da falência.
Lembro-me da primeira vez que comprei pela Internet. Fiquei inseguro quanto ao comprometimento da empresa no prazo de entrega, na qualidade do produto e, acima de tudo, com a honestidade “dos caras”, já que eles tinham em seu poder o número do meu cartão de crédito.
Para o meu alivio, na data combinada lá estava a minha encomenda e na fatura os valores corretos para débito. Puxa que maravilha! Eles realmente cumpriram com as promessas descritas no site. Vencida a desconfiança desse novo modelo de serviços passei a comprar produtos pela Internet regularmente. Minha confiança e fidelidade com esse serviço é fato.
Anúncios nas mídias eletrônicas e impressas têm o objetivo de chamar nossa atenção e todos querem vender seus produtos. Muitas empresas conquistaram sólido respeito em qualidade, porém, ainda assim algumas pecam em dois pontos imprescindíveis: o atendimento e no prazo de entrega.
Não basta ter uma coisa ou outra. É necessário zelar pelo contato com o cliente e, acima de tudo, cumprir com o que foi prometido.
Quando faço palestras para equipes de vendas sempre pergunto se eles gostariam que seus companheiros estivessem satisfeitos ou fossem fiéis. A resposta unânime sempre a mesma, FIÉIS! Assim é no mundo dos negócios. Não basta que seu cliente esteja satisfeito, é fundamental que ele se torne um torcedor da sua marca, que faça propaganda de você, simplesmente por “adorar” seus produtos e serviços.
Ressalto que nos dias de hoje os melhores servidores são aqueles que se comprometem com os resultados dos clientes, tornando-os cada vez mais satisfeitos.
Vivemos numa era em que é preciso ter confiança, acreditar que as promessas serão cumpridas e, assim, tornar seus clientes fiéis. Para isso lembre-se sempre: se prometer algo a alguém, cuide para que seja cumprido, pois do contrário você não terá torcida em seu favor, e sim alguém disposto a procurar e indicar o seu concorrente.
Pense nisso.
2 Comentários
fernando preciso de sua ajuda ,oque fazer: uma determinada agencia de modelo,numa avaliaçao da minha filha afirmou que ela havia sido
celecionada para um trabalho com uma grife famoza e que de imediato eu iria recuperar o valor do primeiro cheque de de 6 parcelas de 259,00 sera reembolsado ,pois afirmou diante de mim e meu espozo que ela já havia sido celecionada,esse agendamento foi feito no ultimo dia 3/4 domingo atraz,quanto tempo devo esperar esse contacto ,e se isso não acontecer posso sustar os meus cheques .
Inez,
cuidado. isso pode ser um golpe, já pessoas caindo em histórias muito parecidas com essa. Procure saber maisninformações sobre essa agência e site, se não se sentir segura, faça um boletim de ocorrência e suste os cheques. boa sorte!