Quando o ex-jogador de futebol Dadá Maravilha falou essa frase, muitos deram risada, pois vinha de um jogador conhecido pelas expressões marcantes e por uma filosofia de vida quase folclórica. Conheci Dadá Maravilha em um dos muitos eventos empresariais dos quais participo, e vi sua simplicidade e simpatia. Afinal, porque complicar quando podemos ser simples e diretos? A expressão ficou registrada em minha mente até essa semana, quando resolvi escrever sobre a importância do foco para atingirmos aquilo que desejamos.
Muitas pessoas parecem carregar o mundo nas costas, estão sempre falando dos problemas, de coisas a serem resolvidas, estão reclamando do governo, da corrupção, do vizinho e tudo que encontram pela frente. É muito fácil começar uma conversa com gente assim, é só dizer que a violência está tomando conta do mundo e a outra pessoa sorri e começa um discurso sobre como já foi assaltada, ou como conhece alguém que já foi, e em seguida vem uma enxurrada de reclamações sobre o problema da pobreza e injustiças sociais.
Uma coisa é certa, quanto mais olhamos para um problema, mais problemas encontramos para reclamar. Se pelo contrário, você começar a procurar aquilo que há de positivo dentro de um problema, tenho certeza de que você poderá encontrar vários motivos seguir em frente e não perder seu tempo sobre algo que talvez você não possa mudar. Uma pequena mudança de foco pode dar a você resultados que você nem se quer imaginava. Sempre que ouço alguém reclamando, lembro da frase do Dadá, “Não venham com problemática que eu tenho a solucionática”. E penso, do que está pessoa está reclamando? Muitos nem acordaram vivos hoje para se preocupar!
O que você pode fazer para melhorar sua atitude e relação aos problemas?
Imagine que você tem um problema, sei que é difícil, mas tente. Procure agora imaginar alguém de quem você é um fã ardoroso, vale qualquer um, seu cantor predileto, um ator, um amigo, um mentor e procure imaginar o que essa pessoa faria em seu lugar. Quando pensamos sem estarmos associados com a situação tendemos a enxergar melhor como resolver os problemas. Tenho certeza de que logo vão começar a surgir alternativas para você resolver a situação.
Pare de “comprar” o problema dos outros, quando alguém começar a reclamar próximo de você, pergunte a essa pessoa se tem alguma coisa que você possa fazer para ajudar, caso seja apenas mais um “reclamador” de plantão, mude de assunto, fale coisas amenas ou então peça licença e saia de perto. Os reclamadores adoram conquistar novos aliados para fortalecer sua crença de que está tudo péssimo e nada pode ser feito a não ser reclamar. Se a pessoa insistir passe o número do CVV!
Lembre-se sua qualidade de vida depende de onde está seu foco. Se ficar o tempo todo pensando nos problemas dificilmente terá a vida que gostaria. Pense aonde você quer chegar e novas oportunidades surgirão em sua vida.