Blog

O céu não é o limite para quem sabe o que quer
1 de março de 2011
Ofereça valor primeiro
15 de março de 2011

3 coisas que você precisa fazer antes de escrever suas metas

Uma pesquisa feita na universidade de Yale em 1953 entrevistou 100 jovens recém formados. Perguntaram a eles quantos haviam escritos suas metas no papel. Apenas três jovens responderam que haviam escrito suas metas. Voltaram a entrevistá-los em 1973 e para grande surpresa dos entrevistadores; a riqueza acumulada daqueles três jovens era bem maior do que as dos noventa e sete juntos.

Muitas pessoas têm grande dificuldade para escrever metas, e arrumam todo tipo de justificativas para evitar parar e pensar a respeito daquilo que desejam para suas vidas. Eu sempre digo em minhas palestras, que todas as desculpas são iguais. Elas fazem uma única coisa; impedem você de realizar aquilo que você realmente deseja.

A principal desculpa é de que não tem tempo para fazer isso. Eu pergunto a você, qual é o fator que nos torna absolutamente iguais ao Elon Musk, Jeff Bezos e Mark Zuckerberg?

A resposta é… TEMPO.

Portanto, pode começar a pensar em qualquer outra desculpa para justificar porque você ainda não escreveu suas metas no papel. Todos nós, sem exceção, temos 24 horas em um dia e a quantidade de dinheiro que você tem no banco não pode comprar mais tempo para você.

A diferença entre as pessoas comuns e as pessoas de sucesso é que elas sabem aproveitar muito bem o tempo que tem. Por isso, resolvi dar uma forcinha para que você evite dar desculpas e se comprometa em escrever suas metas.

01. Programe-se para escrever suas metas

Todos nós temos inúmeros compromissos diariamente, e muitas vezes, temos que seguir uma rígida agenda que não deixa tempo para nada. Minha sugestão é que você agende uma reunião com você mesmo.

Determine um horário do dia e coloque em sua agenda; Reunião comigo às 2 da tarde. Nesse horário você terá um compromisso marcado com você para fazer aquilo que quer e precisa fazer. Não agende mais nada nesse horário, esse é o seu momento.

02. Entre na sua a caverna

Escolha um local calmo e sem distrações, certifique-se de que não será interrompido. Desligue seu celular ou qualquer coisa que possa interromper seu fluxo de pensamentos.

Avise para as pessoas que possam procurar por você que não poderá atendê-las durante 30 minutos. Quando eu preciso me concentrar para escrever eu desligo tudo que possa tirar minha atenção ao que estou fazendo. Coloco o celular no modo avião, desligo as notificações de redes sociais

03. Descubra o melhor momento para escrever

Cada um de nós tem um biorritmo diferente. Alguns funcionam melhor pela manhã, outros a tarde, enquanto alguns são mais produtivos a noite. Saber quando você está mais criativo e concentrado é muito importante para que na hora de escrever as palavras tenham maior fluência.

Um dos recursos que utilizo é ter sempre comigo algo para anotar alguma nova ideia ou visão sobre o que quero realizar. O fato é que nós funcionamos melhor quando nossa frequência cerebral está em Alfa, ou seja, é aquela sensação pré-sono, um estado relaxado e tranquilo.

Geralmente ficamos em Alfa na hora do banho, pois a água quente relaxa a musculatura e reduzimos nosso ritmo. Muitas pessoas dizem que tem várias ideias e descobrem soluções para os problemas quando estão tomando banho.

Se possível escureça um pouco o ambiente em que se encontra e respire calmamente e feche os olhos, mantenha um estado receptivo e espere… as respostas virão.

Ah, e não se esqueça do papel e caneta.

O que achou dessas dicas? Faça um comentário, participe!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

4 Comentários

  1. norma maria disse:

    amei, todas suas dicas,e com certeza vou usa-las para minhas decisões. muito obrigado.

  2. Leandro Herrera disse:

    Oi, Fernando. Bom texto. Os links para o artigo sobre metas estão quebrados.

    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *