Você pode fazer uma verdadeira revolução em sua vida se começar a decidir de forma mais eficaz, e não ser apanhado pelos ventos das circunstâncias. Todos nós temos oportunidades para fazer escolhas todos os dias. A primeira questão é; por quanto tempo você reflete antes de tomar uma decisão importante? Muitas pessoas tomam decisões baseadas na emoção, outras são racionais e levam mais tempo para tomar uma decisão. O que você pode fazer para tomar melhores decisões? Abaixo preparei algumas dicas que podem ajudá-lo (a) a tomar decisões com mais eficiência.
1 – Procure dormir bem – Você já viu alguém tomando um boa decisão quando está caindo de sono? Um dia perfeito começa com uma noite de sono perfeita. Eu gosto de acordar cedo, sou bom em fazer escolhas assim que acordo. Mas para isso, preciso ter dormido muito bem. Na noite anterior eu começo a desacelerar com pelo menos 30 minutos antes de dormir; leio um livro, assisto algum programa “bobinho”, e nesse frio, tomo um chocolate quente para relaxar e dormir bem.
2 – Entre no modo Stand by – Se eu preciso tomar alguma decisão importante e que precisa de uma resposta no dia seguinte, eu me pergunto qual resposta me dará os melhores resultados e depois deixo meu subconsciente trabalhar. Nosso subconsciente é poderoso e trabalha enquanto dormimos e fazemos outras coisas. O que acontece é que inevitavelmente a resposta vem e na maioria das vezes é a mais acertada.
3 – Decida com calma – Muitas vezes tomamos decisões em momentos de urgência e, depois nos damos conta de que poderíamos ter decidido algo completamente diferente. O segredo é não ficar nervoso, até mesmo as decisões mais urgentes podem ser tomadas com calma. Perceba se tem as informações necessárias para tomar a decisão e só depois siga em frente.
4 – Pense em consequências – Muita gente não leva a sério à tomada de decisões porque não consegue enxergar as consequências de algumas escolhas. O que aconteceria se ao tragar o primeiro cigarro a pessoa ganhasse de brinde um enfisema pulmonar? Será que ela fumaria outro cigarro? A resposta é um sonoro não! Lembre-se que para cada ação há uma reação.
5 – Controle suas emoções – Muitas das decisões erradas que tomamos na vida, são feitas em momento de “sangue quente”. Essa semana, mais alguém foi morto por causa de briga de trânsito. Não deixe que suas emoções fujam do controle. Muita dor e arrependimento são causados por fazer alguma coisa impensada.