Uma das questões que sempre tem vindo à tona em minhas reuniões com clientes é a grande resistência às mudanças por parte dos funcionários que se encontram no nível intermediário (gerência e supervisão) da empresa. Muitos se acomodam e investem grande parte do seu tempo e energia para tentar manter o Status quo. Tentar evitar a mudança é como sair na chuva e tentar não se molhar. Uma hora ou outra você vai acabar ensopado. Mas não pense que as mudanças ocorrem apenas em alguns níveis da empresa. Você precisa estar preparado para grandes mudanças o tempo inteiro, pois, não importa quanto tempo leve, você também será afetado por elas.
Eu mesmo tenho passado por uma série de mudanças, tanto no âmbito pessoal, como no profissional. Porém, estou sempre procurando me atualizar e principalmente me preparar para as mudanças, pois sei que se não estivermos preparados para as mudanças, seremos obrigados a reagir a tudo o que acontece lá fora. Isso não significa que estão todos empenhados em mudar, mas todos estão sendo obrigados a mudar.
Você não vai mudar porque acha que tem que mudar, isso só vai acontecer quando você resolver que TEM que mudar! Sim, pois não basta querer mudar, você tem que NECESSITAR a mudança em sua vida. Nosso cérebro é um baita “preguiçoso”, ele procura economizar energia o tempo todo. Criar novas conexões cerebrais requer esforço, e, eu vejo que esse é um ponto crucial, porque a melhor maneira de lidar com as mudanças externas é mudando você em primeiro lugar. Eu sei que mudar é chato, mudar é cansativo, porém, mudar é absolutamente necessário!
Mudar tem haver romper algumas barreiras para ampliar nossos limites (mentais), estar aberto a novas idéias e novas oportunidades. Se você quer mudar algo em sua vida, então mude a forma como você pensa e se comporta. Aproveite o tempo para investir em fazer coisas diferentes. Vá ao teatro, leia uma revista que você não leria em hipótese alguma, almoce em um lugar diferente do habitual, ouça música clássica, pagode, rock, heavy metal, diminua o ritmo de trabalho ou então aumente o ritmo de trabalho (isso se você sentir que precisa acelerar). Você não precisa deixar de ser você, apenas faça coisas diferentes, e quem sabe o bicho papão das mudanças não fará com que você perca o sono pensando no que fazer para se manter no trabalho.
Forte abraço e sucesso!