Outro dia eu estava assistindo a uma matéria sobre jogadores de futebol que são contratados através de DVDs. Você sabia que existem empresas especializadas em editar somente os melhores momentos de um jogador iniciante para que os clubes pensem que se trata de um craque? Às vezes, isso funciona e outras vezes não.
Com uma palestra é a mesma coisa, as vezes você vê um trecho, ou melhores momentos da palestra, e quando vê ao vivo, se arrepende até o ultimo fio de cabelo de ter contratado determinado profissional.
Já participei de uma reunião de briefing com um cliente que estava super tenso porque na convenção anterior contratou um palestrante que simplesmente travou na hora da apresentação. O que fazer? Em que você, como contratante, precisa prestar atenção antes de contratar um palestrante para seu evento.
Minhas dicas para que você não compre gato por lebre são:
01. SITE
Ter um site na Internet é o primeiro passo para que você possa conhecer o trabalho do palestrante que você imagina contratar.
Sem um site decente, esqueça. É preciso que o site seja atualizado constantemente, assim você vai saber que o profissional não está parado no tempo.
02. CONTEÚDO
O profissional que você tem a intenção de contratar escreve artigos? Colabora com alguma revista? Tem livro publicado?
É importante que aquilo que o palestrante diz, esteja alinhado com o que seu público precisa realmente ouvir.
03. VÍDEOS
Esse é um ponto importante e que requer certa atenção. Procure assistir aos vídeos do palestrante, ou em seu site pessoal ou no YouTube.
Isso é importante para saber como ele se comporta em uma apresentação ao vivo, e pode dar uma pista de como ele se comportará em seu evento. Você pode ver alguns dos meus vídeos clicando aqui.
04. CONTATO
Não fique satisfeito apenas com os vídeos, veja a possibilidade de conversar com o palestrante antes de “bater o martelo”, faça perguntas, ouça-as e use seu feeling para saber se ele tem o “time” do seu evento.
Espero que essas dicas possam ajudar você a escolher melhor o profissional que vai falar diretamente no coração de seus colaboradores.
Se você for de alguma agência organizadora de uma convenção, entre em contato conosco no formulário abaixo, para saber como podemos ajudar a criar a experiência emocional que seu cliente espera durante o evento.