Blog

Como você pode fazer a diferença no mundo
9 de maio de 2012
Apenas uma coisa de cada vez
21 de maio de 2012

Como se manter otimista mesmo tendo perdido algumas batalhas

Ser otimista é um estado emocional, uma crença de que as coisas vão dar certo. Li recentemente um artigo que dizia que os profissionais otimistas tem em média 75% de chances de receber uma promoção contra apenas 15% daqueles que não são tão otimistas assim. A questão é; como se manter otimista mesmo quando as coisas não são como gostaríamos? Esse foi o foco de uma pergunta que recebi de um leitor. Abaixo compartilho algumas dicas

Entre em ação rapidamente

Não fique parado se lamentando quando alguma coisa não deu certo. Quando “perder uma batalha”, a melhor coisa a fazer é tentar novamente, se possível, imediatamente. É muito fácil ouvir as pessoas dizendo “Nunca mais vou me apaixonar”, depois de terem passado por uma desilusão amorosa, ou então, tentar voltar para o mercado de trabalho depois que a tentativa de começar um negócio próprio foi por água abaixo. Meu conselho é; recomece o quanto antes, não deixe seu cérebro criar aquilo que chamo “a história do fracasso”. Todos nós perdemos algumas batalhas no decorrer de nossa vidas, mas a guerra está longe de acabar.

Coloque seu foco naquilo que deu certo

Essa é uma boa estratégia,  e que utilizo com muita frequência. Como estou sempre tendo novas ideias novas, e muitas delas não dão certo, aproveito para aprender alguma coisa com o que tentei fazer e melhorar na próxima ideia. A  pergunta que faço quando as coisas não acontecem do jeito que eu queria é “O que aprendi com essa experiência?”. Mesmo que seja apenas um pequeno insight, sempre podemos melhorar alguma coisa boa no que fizemos. Concorda?

Coloque-se em um estado fortalecedor

Como você se sente quando tem uma data especial? Um dia antes das férias, no dia do seu aniversário, na véspera de ano novo. Geralmente nesses dias estamos mais suscetíveis a pensar positivo, afinal são datas em que, geralmente, coisas boas acontecem, certo? Procure lembrar como estava sua fisiologia e quais eram as coisas que se passavam pela sua cabeça nesse momento. O estado de otimismo pode ser reproduzido se você buscar em sua memória quando coisas boas estavam acontecendo.

Seja entusiasta, e não otimista

O maior problema para algumas pessoas quando as coisas não acontecem como gostariam é que elas quase sempre imaginam que não era pra ser e acabam desistindo mesmo antes de ter realmente começado. Entenda que as pessoas de grande sucesso sempre acreditam que as coisas vão acontecer, mas que dependem delas fazer acontecer, e para isso é preciso acreditar e fazer. Quando você acredita e assume 100% da responsabilidade pelo resultado desejado, acaba se tornando um entusiasta de verdade.

Tenha consciência de que nem tudo está perdido. Coloque a mão no seu peito e sinta as batidas do seu coração, está batendo? Isso significa que você ainda está vivo e tem a oportunidade de recomeçar, agora com mais experiência para saber o que não repetir as coisas que o fizeram “fracassar” da primeira vez.

Forte abraço e sucesso sempre!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *