Blog

#12. Indigestão do tempo
3 de novembro de 2010
Você acha seu cliente um chato?
5 de novembro de 2010

7 Dicas Para Entrar Em Ação Quando Perder O Emprego

O que fazer quando perdemos a forma como sustentamos nossa família? Para muitos é como se o mundo caísse sobre suas cabeças. Mas, de certa forma isso já era previsto. O que ocorre hoje é a realidade das previsões sobre o final dos empregos. O que de fato vem acontecendo é uma mudança na forma como as pessoas estão atuando profissionalmente. Por causa da globalização os empregos estão diminuindo, mas também está surgindo uma quantidade de trabalho e oportunidades como nunca existiu na história da humanidade.

Perder o emprego é como ter o carro roubado. Aquele modelo tão desejado, que você dirigia todos os dias, com o qual você já havia se acostumado, num certo dia, após tê-lo deixado num estacionamento habitual, ao voltar constata que ele não está lá. Quem já passou por essa experiência sabe o que é isso. Uma sensação de vazio toma conta do seu ser e sua mente é forçada a crer que se enganou ou esqueceu onde realmente deixou o carro. Se ficar disponível no mercado não era um desejo, a pessoa fica como se tivesse sido roubada. No primeiro momento vem uma série de dúvidas e questionamentos depois começa a aceitar e, quase que paralelamente, vem a preocupação com as conseqüências da demissão.

Pode até parecer irreal, mas o melhor a fazer depois de um aviso de demissão é não entrar em pânico. A tendência é que isso acontece cada vez mais todos os dias, embora seja uma triste realidade para a grande maioria. Mas, se isso aconteceu com você, parabéns! Sei o que estou afirmando. Não estou maluco, muito menos sendo sarcástico com a “tragédia alheia.” Parabenizo o “profissional disponível no mercado” porque ele tem uma grande chance em suas mãos. Pessoas nessa situação podem aproveitar para reinventar, crescer, evoluir e até conseguir algo melhor.

Leitor, preste atenção no que afirmo. Saiba que todos os meus textos são muito bem pensados e atentos na mensagem que realmente transmitirão. Quantas oportunidades deixamos de aproveitar (eu me incluo nisso) por focar nossos pensamentos no problema. Deixamos de aprender mais sobre nós mesmos, sobre como exercer a missão de vida, sobre o que realmente queremos da vida e o que podemos fazer para melhorar sempre. Infelizmente a grande maioria das pessoas se detém no que está errado ou naquilo que deixou de fazer. Se seu objetivo é conseguir um novo emprego o mais rápido possível simplesmente porque precisa pagar as contas é bom estar bem informado para não se frustrar. Segundo o levantamento de empresas de Head Hunter, um executivo de alto nível, que corresponda às exigências do mercado, leva em média de 6 a 10 meses para conquistar uma nova colocação.

Aprenda a aproveitar o seu tempo buscando e refletindo sobre novas oportunidades. O fato é que muitas vezes ao conseguir um novo emprego não é preciso esperar muito tempo para que comece a fazer exatamente as mesmas coisas que fazia anteriormente. Geralmente isso acontece quando acaba aquela fase inicial de empolgação pelos novos desafios. Essa fase é importante, mas para continuar assim é preciso que você se pergunte freqüentemente o que é capaz de oferecer para a empresa e o que a empresa pode oferecer para você. Não estou falando de chegar cedo e sair mais tarde. O que as empresas buscam são pessoas capazes de dar uma contribuição efetiva, mas sem que tenha “dar o sangue” pela empresa. Já existe uma conscientização dos gestores das empresas de que a qualidade de vida dos seus funcionários é fundamental para o aumento da produtividade e dos lucros.

Perceba se a visão da empresa está alinhada com a sua própria visão de como você gostaria de fazer as coisas. Um dos maiores motivos de baixo rendimento no trabalho (o que gera também as demissões) é o fato das pessoas não se sentirem significantes para a empresa e por não serem valorizados. Portanto aproveite o tempo que você estará “entre empregos” para rever suas lista de valores e quais são as suas convicções a respeito de como poderia contribuir para sua próxima empresa empregadora. Isso vai exigirá de você algum tempo e o desejo real de continuar aprendendo e crescendo. Mas vale a pena persistir.

Seguem algumas dicas para diminuir o tempo entre empregos

01 – Tenha uma atitude empreendedora

Não fique esperando o telefone tocar, comece a preparar seu plano de ação. Muitas pessoas “perdem” muito tempo para perceber que é preciso atuar como se tivesse que ser aceito novamente no mercado de trabalho. A partir de agora atue de uma nova forma. Coloque-se como “empresário de si mesmo.”

02 – Reative sua lista de contatos

Fale para as pessoas o que está acontecendo com você e se for preciso peça ajuda. O ideal seria que você já tivesse uma lista de contatos quentes antes de precisar deles, porque do contrário, talvez fique constrangido de entrar em contato com essas pessoas somente quando precisar. O que você pensaria de um amigo que só te liga quando está precisando de você?

03 – Mantenha-se atualizado

O mundo hoje muda muito rapidamente, você precisa manter-se atualizado com os acontecimentos do mundo.

04 – Aprenda sobre seus futuros patrões

Assim que você tiver decido onde quer trabalhar, procure obter o máximo de informações sobre seu futuro local de trabalho, perfil do diretor, etc, isso ajudar você na hora da contratação, assim como o seu desempenho dentro da nova organização.

05 – Mantenha uma atitude positiva

Não é muito raro encontrarmos pessoas falando mal do antigo chefe e dos problemas que enfrentava por causa daquele colega invejoso, portanto coloque seu foco naquilo que deseja e não naquilo que não quer mais pra si, o que passou, passou, a partir de agora bola pra frente.

06 – Sorria e mude seu dia

Recentemente li num artigo que o gerente de pessoal de uma grande loja de departamentos em Nova Iorque prefere empregar um vendedor com o segundo grau incompleto e um simpático sorriso no rosto a contratar um pH.D ou doutor em administração de empresas que tenha cara sisuda e pouca polidez no trato com as pessoas.

07 – Esteja sempre preparado

Afirmam as Sagradas Escrituras que Noé começou a construir a sua arca bem antes de começar o dilúvio. Portanto é fundamental que, mesmo que você esteja muito bem em seu emprego, continue se preparando. Vivemos numa era de incertezas e é fundamental estar preparado para o venha a acontecer.

E você está preparado para dar a volta por cima quando esse temido dia chegar?

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

2 Comentários

  1. Amade charama disse:

    Perde meu emprego a 1ano atras e acabava do meu filho nascer eu achava que o meu mundo ja tinha acabado mas vendo meu filho ali Deus disse pra mim que tudo isso nao se passa de um inicio de uma nova experiencia de vida mas do felizmente acabo de receber uma nova contratação e sinto me feliz e amostrarei o meu melhor pra empresa e o que sou capaz na progressao da mesma

  2. Vagner Dias disse:

    Esse dia para mim ja chegou , mas lendo esse texto e analizando friamente , tenho que concordar , bola pra frente e seja o que Deus quizer , só sei de uma coisa , quero o melhor paramim sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *