Blog

Eu sou assim e não vou mudar
13 de março de 2012
Ah, seu eu pudesse!
9 de abril de 2012

3 Estratégias Para Abraçar As Mudanças

mudanças

 

O filósofo Heráclito  já dizia que a única certeza que podemos ter é que as coisas  vão continuar mudando. A boa notícia é que nós temos a incrível capacidade de adaptação, não fosse isso, já estaríamos extintos a tempos. E justamente por termos essa grande capacidade é que compartilho com você 3 estratégias para estar mais aberto às mudanças.

01. VOCÊ NÃO É, VOCÊ ESTÁ!

Um dos grandes equívocos que,  boa parte das pessoas comente,  é achar que elas “são isso”, ou “são aquilo”.

Você não é, você está! Nada é definitivo.

Tomar essa consciência é o primeiro passo para estar aberto às mudanças que ocorrem diariamente no mundo.

Vejo pessoas que se especializam em alguma coisa, e depois não conseguem fazer mais nada. Sou engenheiro, sou cozinheiro, sou padeiro… entenda uma coisa…você NÃO é, você está engenheiro, padeiro, pedreiro, etc. Ou vai me dizer que encontra sua esposa à noite e fica fazendo cálculos ou “amassando o pão”, antes de começar a “brincadeira”?

Todos nós representamos vários papéis no decorrer de um dia. Se você é uma pessoa normal ( e eu acredito que seja), nesse momento você se tornou-se marido, esposa, amante, sei lá!

Então a primeira estratégia é aprender a brincar com os papéis que você representa diariamente, como estou fazendo agora. Nesse momento eu ESTOU escritor, e depois palestrante e depois, pai, e depois marido e etc.

02. SEJA UM(A) AGENTE DE MUDANÇAS 

A verdade é que as pessoas não tem problemas em mudar, elas não gostam de serem mudadas.

Ninguém aguenta outra pessoa dizendo que você precisa fazer isso, fazer aquilo, ser assim ou ser assado.

O melhor a fazer é tomar a atitude de dançar conforme a música. Uma das pressuposições da Programação Neurolinguística diz que a pessoa com maior flexibilidade em uma situação tem o maior poder de influência.

Seja você um agente de mudanças fazendo coisas que inspirem as outras pessoas o seguirem. Se você quer que seu marido / esposa seja mais atencioso(a), romântico(a), carinhoso(a) , seja tudo isso primeiro.

Ensine o caminho das pedras sem impor nada a ninguém e principalmente reforce positivamente a mudança voluntária.

03. MUDE POR AMOR (A VOCÊ)

As pessoas mudam por dois motivos, ou por necessidade, o que eu chamo de “livre e espontânea pressão”, ou por uma decisão.

Você já deve ter ouvido a expressão “mudar pela dor ou pelo amor”, certo? Você é obrigado a mudar quando chega no médico e o doutor diz ou muda ou morre. E com medo de morrer a pessoa muda!

Mas tem outras pessoas que têm a capacidade de perceber antes que seja tarde demais, que a mudança pode ser benéfica e por livre vontade começa o processo de mudanças. Para que isso aconteça você precisa sair do automático que muitos de nós vivemos.

Faça coisas diferentes, leia, brinque, pule, vá ver exposições, saia do automático da tevê e das noticias ruins. Tome a decisão de abraçar  a mudança que quer ver em sua vida voluntariamente e eu tenho certeza que coisas novas surgirão.

Forte abraço

O que achou dessas dicas? Foram úteis? Nada a ver? Faça um comentário, participe!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

4 Comentários

  1. Simone disse:

    Obrigada por me fazer lembrar que a firmeza pessoal é o início e que o querer é poder sempre que o determinarmos em nossa vida em todas as áreas.
    Parabéns!!
    Excelente!
    Estou impulsionada a não perder o foco em minha vida e farei todas as mudanças necessárias.
    Pagarei o preço, mas sei que ja valeu a pena.
    Abraço e mais sucesso sempre em sua vida!

  2. Tânia Maria disse:

    Desde o ano passado tive que realizar várias mudanças na minha vida(até de estado).É um processo doloroso, mas tenho certeza que no final vai ser compensador.
    Muito bom o artigo, eu me determinei a realizar todas estas mudanças por cocordar com as 3 estratégicas transcritas no artigo.
    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *