Blog

Porque Vale a Pena Contratar uma Palestra Motivacional Para seu Evento
24 de janeiro de 2017
Como Viver Uma Vida Acima da Média
29 de março de 2017

Os 3 Mitos Que Te Impedem De Ser Mais Produtivo

 

Nos últimos anos a palavra produtividade se tornou um verdadeiro mantra para muitos profissionais liberais e empreendedores, que precisam de estratégias que os ajudem a fazer seus projetos decolarem.

Muita gente acredita que para ser produtivo é preciso ser alguém dotado de grande capacidade de concentração e ação. Bem… isso é verdade. Entretanto, você precisa entender que apenas ter concentração e fazer as coisas, podem não ser suficientes para te ajudar a ser mais produtivo.

Suas crenças a respeito do que funcionam ou não, podem simplesmente sabotar o seu sucesso…

Nesse artigo você vai descobrir quais são os 3 principais mitos sobre produtividade que talvez estejam fazendo você gastar uma enorme quantidade de energia sem colher os frutos de todo esse esforço.

Está preparado? Então vamos lá!

MITO #01 – PARA SER PRODUTIVO É PRECISO ESTAR SEMPRE EM MOVIMENTO.

Pode parecer meio óbvio, mas a grande verdade é que muita gente ainda confunde agitação com produtividade. Essas pessoas parecem passar seus dias correndo de um lado para o outro acreditando que estão sendo produtivas, quando na verdade estão apenas “apagando incêndios”, e realizando tarefas urgentes que não vão levá-las aos resultados que desejam.

Ser produtivo é muito diferente de ficar realizando tarefa atrás de tarefa sem um objetivo claro.

Quantas e quantas vezes você não colocou sua atenção e energia para realizar algo, mas depois de tanto esforço, não sentiu que suas ações trouxeram resultados palpáveis.

Eu mesmo já passei por isso, porque corria para tentar “ticar” todos os itens na minha lista de tarefas, mas não sentia que tinha realmente feito alguma coisa.

O que eu aprendi foi estabelecer de 3 a 4 objetivos importantes para realizar a cada dia, e me preparar para realizar cada uma delas.

E é exatamente isso que eu recomendo a você; criar uma lista com apenas 3 ou 4 objetivos importantes para realizar a cada dia. Divida esses objetivos em pequenas tarefas, e coloque seu foco em exterminá-las da sua lista. Esses pequenos passos na direção correta é o que vai fazer você chegar ao final do dia com a sensação de que realmente realizou algo e não apenas correu em círculos sem linha de chegada.

Mito #02 – VOCÊ PRECISA DA ESTRATÉGIA CERTA PARA SER MAIS PRODUTIVO.

Em um mundo com tantas opções, o que é a estratégia certa? O que realmente funciona?

Eu tenho acompanhado a jornada de vários empreendedores que seguem à risca as estratégias ofertadas por “especialistas” em marketing, e mesmo assim não conseguiram ter uma desempenho razoável.

Eu digo isso … porque não existe uma única estratégia certa e garantida. O que existe é a estratégia chamada; o que funciona pra você…

Uma estratégias arriscada usada pelo cineasta Woody Allen é que ele não escreve o roteiro dos seus filmes, até que ele esteja finalizado em sua mente.

Parece loucura fazer isso, mas esse processo criativo acontece em média de 2 a 3 meses, onde ele simplesmente vai construindo a história em sua cabeça, e quando finalmente encontra o final da história, escreve tudo de uma vez.

Impressionante! Isso funciona pra ele. Eu já tentei fazer isso com a construção das minhas palestras motivacionais personalizadas para clientes, e funcionou apenas parcialmente.

Eu obtive mais sucesso com a estratégia do escritor Stephen King, que realiza um verdadeiro ritual antes de começar a escrever. Todos os dias no mesmo horário, ele vai até o seu escritório, senta na mesma cadeira, coloca um boné na cabeça, toma uma xícara de café e só então começa a escrever.

Essa é uma estratégia que eu utilizo até hoje, e funciona pra mim, porque eu criei um ritual semelhante que me ajuda a escrever.

Qual dessas estratégias está certa?

A resposta óbvia é… a que funciona pra você!

Meu conselho é que você teste uma, teste duas, teste quantas vezes quiser, observe e utilize aquilo que funciona para você, e descarte o resto.

Mito #03 – CRIAR UMA LISTA DE TAREFAS É O CAMINHO PARA TER MAIS PRODUTIVIDADE

Um dos maiores perigos com as “To Do Lists”, está em fazer as coisas que realmente podemos fazer mais facilmente, ao invés daquelas que são importantes.

Mesmo depois de tanto tempo estudando e praticando diversas técnicas, meu cérebro ainda insiste em me sabotar, frequentemente ouço uma voz dizendo: Para dar uma olhada no meu programa de e-mails ou uma passadinha das redes sociais, fora do horário que estabeleci para isso.

Sim, eu também visito as redes sociais, até porque uma das minhas estratégias de negócios e usar massivamente esses fantásticos recursos. Só que reservo um período ( bem curto ) para isso.

Também fico sempre atento para não “naufragar na Internet”, ao invés, de navegar conscientemente e com um propósito claro.

Eu já li inúmeros livros sobre produtividade e gerenciamento do tempo, e boa parte deles fala sobre a importância de ter uma lista de tarefas imaginando que isso será capaz de fazer você produzir o máximo.

Mas Fernando você acabou de falar sobre ter uma lista de objetivos. Ei, você me pegou, eu realmente gosto de ter tudo anotado, inclusivo eu falo disso nesse vídeo que está no meu canal do YouTube.

Ainda não é assinante do canal? Então clique aqui para não perder nenhum novo vídeo.

mas escrever algo na agenda ou em algum aplicativo de tarefas, não é garantia de que será feito. Certo?

Quer ser mais produtivo? Então você precisa saber distinguir o que é realmente importante e o que não é.

Para isso eu recomendo que você crie uma lista de NÃO tarefas”. Isso mesmo, ao invés de apenas fazer como todo mundo faz, e lotar a agenda com coisas pra fazer, estabeleça primeiro as coisas que você não vai fazer.

Saber de antemão o que NÃO vai te ajudar a alcançar seus objetivos, e descartar isso antes de começar cada dia, vai te dar um impulso gigantesco na qualidade daquilo que você faz.

O empresário e fundador da Apple sempre dizia que:

“Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer”

Só existe uma coisa que funciona pra todos…Ação Massiva.

Isso significa que independente de onde você está hoje, vai ter que entrar em ação e fazer alguma coisa.

Como dizia Mahatma Gandi:

“Ninguém sabe quais serão os resultados que virão das suas ações, mas se você não fizer nada, não haverá resultados”.

Uma das coisas mais importantes a respeito de produtividade é o autoconhecimento, saber como você funciona e testar novas estratégias todos os dias. Quando uma estratégia der um resultado pra você, repita-a sistematicamente até que ela se torne parte dos seus hábitos.

O maior problema que as pessoas enfrentam é justamente de fazerem as coisas e não observarem os resultados gerados por suas ações.

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Coach e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

2 Comentários

  1. Everton disse:

    Otimas dicas gostei muito do artigo parabens pelo trabalho Fernando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *