Muito se fala em trabalho de equipe hoje em dia, mas será que o que aconteceu com a seleção brasileira de vôlei não é um alerta para cada empresa brasileira questionar se as pessoas estão realmente trabalhando em equipe visando os mesmos resultados?
No mês passado todos nós ficamos boquiabertos com as notícias sobre o corte do levantador e capitão da seleção brasileira de voleibol masculino, Ricardinho. Muito já se especulou sobre os motivos do técnico Bernardinho ter dispensado o melhor jogador de voleibol do mundo, justamente antes do Pan-Americano realizado aqui no Brasil. Sem querer me aprofundar sobre os motivos do corte ou sobre quem está certo ou errado, coloco em pauta a seguinte questão…Se em uma seleção onde ganhamos 7 campeonatos mundiais consecutivos, uma olimpíada e um Pan-Americano, podemos encontrar conflitos, o que fazer para superar os problemas de comunicação que toda empresa tem em busca de melhores resultados?
Uma pesquisa feita pela escritora Norte Americana Leil Lowndes, autora do livro Falando com um vencedor. Diz que 85% das pessoas de sucesso possuem grandes habilidades de comunicação, o que significa também que grande parte dos problemas dentro de uma empresa tem haver com falta de habilidade em se comunicar. Seja uma idéia, uma emoção ou a forma como falamos com outras pessoas. Muitas vezes a má comunicação é responsável por metas não atingidas, por conflitos e desentendimentos entre os colegas de trabalho, ocasionando perdas significativas nos resultados que toda empresa procura.
O fato é que estamos sempre nos comunicando. Quer você queira ou não está sempre transmitindo alguma coisa. O desafio para qualquer líder que tem o objetivo de fazer sua equipe navegar com todos no mesmo barco, é desenvolver sua inteligência relacional, ou seja, entender o outro e se fazer entender, inspirar o grupo através de exemplos pessoais e não apenas de palavras. Esqueça o ditado que diz; “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”. Ninguém vai seguir um líder que não seja congruente entre aquilo que diz e aquilo que faz. Se você quer pessoas remando juntos na mesma direção, aprenda a ser você a mudança que gostaria de ver em sua equipe e em sua empresa.