Blog

Transforme o Medo em Combustível
8 de janeiro de 2009
Sim, você pode!
21 de janeiro de 2009

Cuidado com quem influencia você

Você é influenciável? Eu não tenho dúvidas de que muitas pessoas terão dificuldades para confessar que sim. Infelizmente, em nossa sociedade quando uma pessoa admite ser influenciável é o mesmo que declarar-se fraca ou sem personalidade.

Mas a realidade é que, mesmo aquela pessoa que aparenta extrema segurança em determinados momentos é influenciada positiva ou negativamente por alguém ou pelas circunstâncias.

Outro dia eu estava numa festa e presenciei uma cena bastante interessante; Um grupo de amigos me chamou a atenção porque riam e falavam muito alto.

A euforia me deixou intrigado e me juntei a eles para saber o porquê de tanta animação. Descobri que o motivo de toda a algazarra era um dos integrantes do grupo, o qual tentava permanecer convicto em sua dieta. O diálogo era mais ou menos assim:

– Para com isso gordo, você não comeu quase nada, nem parece mais o mesmo!
– Estou de dieta! – respondeu o simpático “gordo” (parecia ser esse o seu apelido).
– Isso não vale a pena, depois você engorda tudo de novo, insistiu um “amigo”.
– Toma algumas cervejas, induziam outros.

Tentei imaginar o que se passava na mente do tal “gordo” e o quanto era tentador seguir os tais “conselhos”.

Era bem provável que o simpático homem estivesse disposto a perder peso e melhorar sua saúde, porém os “amigos” tentavam convencê-lo a suspender a dieta a todo o custo.

Perdido nessas divagações minha mente despertou para uma importante questão: será que este homem estava em companhia de pessoas que o influenciavam positivamente?

Por incrível que possa parecer situações semelhantes acontecem com frequência. Com boas intenções, amigos, conhecidos e parentes distribuem conselhos para nos “tornarem mais felizes” sem ao menos procurar saber quais são nossas verdadeiras necessidades e objetivos.

O interesse é ainda menor quando se trata de como está sendo recebida a mensagem. O fato é que somos influenciáveis por natureza e o nosso círculo de convivência tem relativa participação nisso.

Isso indica que devemos observar atentamente as mensagens que recebemos porque corremos o risco e nos tornar parecidos com pessoas de hábitos e atitudes que não toleramos.

O contrário também é verdadeiro. Conviver com pessoas entusiasmadas, saudáveis, cheias de energia, de bem com a vida e prósperas nos influencia a ter características semelhantes.

Reflita um pouco sobre quais as influências que você vem recebendo e o quanto elas têm favorecido para a sua condição atual. Identifique quem são seus “verdadeiros amigos”.

Pondere se eles realmente querem o melhor para você ou estão apenas querendo que você seja como eles. Se a sua conclusão é que a segunda opção é a verdadeira você precisa decidir o que realmente quer e mudar se for o caso.

Ninguém é obrigado a passar a vida inteira com as mesmas pessoas ou vivendo as mesmas situações embaraçosas e constrangedoras seja no trabalho, em casa ou no círculo de amigos.

Já que a influência de pessoas ou circunstâncias é um fato escolher as pessoas que podem nos influenciar torna-se uma atitude sábia.

Se você não deseja ter em sua vida hábitos, atitudes e condições parecidas com as pessoas da sua convivência hoje é hora de mudar.

Faça novas amizades. Permita-se criar relacionamentos com outros colegas de trabalho. Destaque um mentor para inspirá-lo de forma positiva e, principalmente, fique atento às influências que está recebendo para não acabar tendo uma vida que você não queria e conviver com pessoas que você não gosta, pois, de acordo com um velho ditado “diz-me com quem andas que te dir-te-ei quem tu és.”

Forte abraço

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *