Durante o século passado, a realidade para a maioria das pessoas era de que deveriam trabalhar durante quase toda a vida, para só então, com a chegada da aposentadoria, aproveitar a vida. O mundo mudou, a revolução tecnológica, científica e comportamental faz parte do dia a dia das pessoas. Contudo, a crença de que aproveitar a vida só mesmo na velhice, continua para muita gente. Talvez você já tenha ouvido alguém dizer que TEM que se sacrificar agora para somente depois desfrutar o tempo que lhes resta. Infelizmente não é bem isso que acontece. Sacrificar-se agora para depois colher os frutos pode ser um tiro que sai pela culatra. Boa parte das pessoas que se aposentam precisa continuar trabalhando, se quiserem manter um pouco do padrão de vida anterior. A pergunta é…se vamos ter que trabalhar até morrer, quando vamos aproveitar a vida? Resposta…
NUNCA! Porque se você não souber aproveitar seu tempo AGORA, se não conseguir ser feliz AGORA, é muito provável que também não consiga quando estiver mais velho, com menos disposição para “novas” aventuras e com menos dinheiro para realizar aquilo que sonhou a vida toda. Não, isso não é tão deprimente, porque serve de alerta para lembrar você que o tempo para viver é agora e não no futuro.
O inesquecível cantor John Lennon já dizia que “a vida é o que está acontecendo enquanto fazemos planos para o futuro”. É claro que você precisa ter objetivos de longo prazo, é claro que precisa se preparar para o futuro, ter um bom plano de previdência etc. Mas não deixe para viver só amanhã.
Ao contrário do que muitos pensam, ser um viciado em trabalho não fará você aumentar extraordinariamente seus resultados. A maioria das pessoas gasta cerca de 80% do tempo “apagando incêndios” e fazendo coisas urgentes ou sem importância. Talvez você seja uma dessas pessoas, que correm o dia inteiro e depois ficam se perguntando “o que foi que eu fiz hoje?”
Por isso, pergunto a você…como tem aproveitado seu tempo? Como têm usado as 24 horas que tem a disposição todos os dias? Você sabia que é possível ser mais produtivo fazendo menos coisas? O autor Richard Koch autor do livro “O estilo 80/20 – Como obter 80% dos resultados focando 20% das tarefas. Diz que se você quer aumentar sua produtividade, precisa se concentrar nas atividades que sejam realmente importantes e que proporcionam resultados surpreendentes. Execute somente poucas coisas que geram os maiores benefícios. O estilo 80/20 mostra que 80% dos resultados que você conquista em sua vida têm haver com apenas 20% dos esforços que você faz. Eu não sabia que mais de 80% dos livros vendidos são de apenas 20% dos autores. Mais de 80% das descobertas cientificas são realizadas por 20% dos cientistas. O estilo 80/20 funciona para praticamente tudo. Tenho procurado utilizar esse princípio em minha vida, e os resultados já começam a aparecer.
Quanto tempo você dedica a você mesmo? Tem tempo para ir à academia ou pelo menos fazer exercício físico? Tem tempo para se divertir? Para se atualizar? Para namorar?
Nessa semana, minha sugestão é que você faça uma reflexão a respeito de como tem usado sem tempo, pois a melhor maneira de descobrir como sair desse ciclo vicioso é se permitir “dar um tempo” para pensar sobre o que é o mais importante para você.
Pense nisso!