Blog

Nada melhor do que não fazer nada
23 de julho de 2009
O Que Aprendi Com Anthony Robbins Sobre Poder Pessoal
14 de agosto de 2009

Você sabe como funciona seu parceiro?

Você já ouviu alguém reclamar que o relacionamento dele(a) não está nada bem? Geralmente a pessoa começa dizendo:

– Não consigo entender o está acontecendo com minha esposa. Ela adorava tudo o que eu fazia e agora reclama de tudo que eu faço. Vive dizendo que eu não gosto mais dela! Como ela pode pensar isso de mim? Eu a amo desde o dia que nos conhecemos.

O que você fazia, falava e ouvia no começo do relacionamento que não está mais fazendo hoje? Pessoas são diferentes isso nós já sabemos, homens e mulheres são diferentes, isso também não é novidade, mas o fato é que cada pessoa independente de sexo, raça, religião ou nacionalidade tem estratégias muito subjetivas para se comunicar.

Uma das pressuposições da programação neurolingüistica, ciência que estuda o comportamento humano, diz que estamos sempre nos comunicando, além disso, estamos o tempo inteiro recebendo “estímulos” do mundo, e é interessante saber que cada pessoa possui uma forma muito subjetiva de “perceber” o mundo em que vive. Todas as pessoas codificam as informações externas através dos sentidos e reapresentam essas informações através dos canais representacionais. Os mais comuns são Visão, Audição e as sensações, sejam através de gosto, cheiro ou tato. A neurolingüistica separou as pessoas em três grupos: Os visuais, os auditivos e os Cinestésicos. Isto significa que algumas pessoas percebem o mundo com mais facilidade através de um desses três canais. Os sistemas representacionais, como são chamados, ajudam as pessoas a perceberem o mundo e responderem a esses estímulos utilizando um desses canais com maior predominância, e com isso sua comunicação se torna mais eficiente através apenas do canal no qual possui maior habilidade.

A comunicação efetiva só acontece quando você “lança um estímulo” e a outra pessoa consegue entender exatamente o que você quis transmitir. Em comunicação “não existe realidade, existe percepção”, se você é uma pessoa tipicamente visual mostra algo para alguém que é cinestésico, não o culpe se depois de algum tempo ele ou ela tiver esquecido do que viu. É que o cinestésico percebe o mundo através do toque e das sensações, por exemplo, se você é uma pessoa cinestésica e sai por ai abraçando pessoas que são tipicamente visuais, não se aborreça se a outra pessoa achar você “um grude”, isso faz parte da percepção da pessoa sobre uma característica forte que ela tem para “enxergar” o mundo, neste caso perceber o mundo através da visão e não do toque. Já uma pessoa auditiva, adora um bom papo e vai lembrar de uma conversa que teve com você mesmo depois de anos, talvez até diga ao rever você:

– Há dez anos quando conversamos, você disse exatamente isso…

Esses exemplos são para mostrar que você pode desenvolver sua “Inteligência relacional”, que é a sua capacidade para perceber como funciona o sistema representacional das outras pessoas, E como utilizar essa habilidade para melhorar os relacionamentos. Conhecer como o outro se comunica pode ser decisivo na hora de ter um relacionamento gratificante ou frustrante, muitas pessoas perdem ótimas oportunidades na vida simplesmente por não conhecer como o outro “funciona” e como funciona a si mesmo.

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *