Blog

Como o Coaching Pode Transformar Seus Resultados
28 de junho de 2010
O que fazer para ter uma atitude acima da média
16 de julho de 2010

Liderança começa no espelho

Estamos muito próximos de mais uma campanha eleitoral, onde elegeremos o próximo presidente, governadores e deputados. Ao imaginar as hilárias aparições dos candidatos no horário político obrigatório, resolvi escrever esse artigo.

Por que eu disse “hilárias aparições?”, simplesmente porque é praticamente impossível acreditar nas figuras que aparecem na Tv. Digo isso, baseado nas ultimas eleições e também em uma recente pesquisa que mostrou que a classe política brasileira é a ultima colocada quando se trata de credibilidade.

Qual político você diria, sem pestanejar, que é totalmente congruente? Entenda-se por congruência, alguém que está totalmente “alinhado” entre aquilo que pensa, diz e faz. Talvez você se lembre de alguém, mas de maneira geral, daria para se contar nos dedos de uma mão quem é realmente congruente. Se você, depois de muito pensar, não encontrar ninguém, não se culpe, afinal, eles mesmos construíram essa percepção.

Quando penso em liderança, a primeira qualidade que vejo em um bom líder e também a que mais tenho admiração é a congruência. Os verdadeiros líderes são congruentes e, por isso, servem como referência, como exemplo a ser seguido.

Há uma história atribuída ao famoso líder pacifista Mahatma Gandhi, que, em minha opinião, foi um dos maiores exemplos de congruência. Conta que certo dia foi procurado por uma mulher e seu pequeno filho…

– Sr. Gandhi, dizia ela, por favor, peça a meu filho para parar de comer açúcar.

Gandhi olhou nos olhos do garoto, e em seguida para a mulher e disse:

– Volte daqui quinze dias!

Duas semanas se passaram e a mulher voltou com o menino.

– Sr. Gandhi, quinze dias se passaram, e eu gostaria que o senhor dissesse para esse menino parar de comer açúcar.

Gandhi olhou para o garoto e disse; – Pare de comer açúcar!

A mulher então disse a ele – É só isso? Por que não disse na primeira vez em que viemos aqui?

Gandhi calmamente respondeu; – É porque há quinze dias eu ainda comia açúcar!

Esse é o maior exemplo de congruência que conheço. A maioria dos chamados líderes não consegue se manter fiel entre discurso e ação. Muitos dizem “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço! Na verdade, esses não são líderes, são apenas chefes com egos inflados.

Eu acredito que todos nós podemos liderar, servir de exemplo e fazer a diferença no mundo, mas para isso, precisamos descobrir quais são os valores mais importantes,e que estamos dispostos a seguir. Não há nada pior do que alguém mente para si mesmo por medo ou apenas para ter alguma vantagem temporária.
Portanto, olhe-se no espelho e pergunte-se, eu estou sendo congruente com meus valores mais importantes, ou estou fazendo as coisas apenas para agradar os outros? Liderança começa no espelho, começa com as pequenas ações diárias e que estejam em harmonia entre aquilo que você pensa, fala e faz.

Pense nisso!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

1 Comentário

  1. Celi Regina disse:

    Fernando,

    Sempre acompanho seus textos. Continue inspirando cada vez mais pessoas.

    Sucesso!

    Celi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *