Blog

#03. Quem é o seu principal oponente?
26 de agosto de 2010
O Que Aprendi Com Steve Jobs
30 de agosto de 2010

Aonde você anda com sua cabeça?

Como você tem formulado as questões para se desvencilhar dos embaraços na sua vida? Tenho observado que um dos grandes desafios no mundo corporativo é com relação à dificuldade que profissionais de diversas áreas têm enfrentado para solucionar problemas dentro de suas organizações. Essa questão é tão complexa que alguns desenvolveram minuciosa habilidade para procurar por algo que não esteja funcionando e investem tempo e capital em busca do “por que” os resultados dos negócios não são satisfatórios e quem é o culpado por todas as falhas da empresa.

Para solucionar uma questão de forma eficaz é necessário mudança na atitude e na forma como formulamos os questionamentos. Quando colocamos o foco nas respostas que precisam ser encontradas inevitavelmente a solução é mais rapidamente encontrada. Quando elaboramos questões do tipo “o que há de errado comigo?” ou “por que nada funciona?”, o cérebro buscará pistas para responder exatamente a essas perguntas e estará longe de apontar outros caminhos.

Sugiro que comece a observar quais as perguntas que tem feito ao seu cérebro. Ao invés de perguntar “por que?”, pergunte “como posso mudar essa situação?” ou “o que posso fazer para melhorar?” A resposta virá de acordo com a pergunta, portanto, basta mudar a forma de questionar e, automaticamente, o foco será outro. Neste caso, o cérebro se posicionará em direção da solução do problema, criando um conjunto alternativo de respostas, e fornecerá novas opções de resolução para determinada questão.

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *