Blog

#01. Transforme o ótimo em extraordinário
11 de agosto de 2010
Saber e não fazer é como não saber
13 de agosto de 2010

Qualidade de Vida Como Fator de Sucesso

Nos dias atuais, entre os grandes motivos da insatisfação de muitos profissionais estão o estresse, a falta de qualidade de vida e a falta de tempo para si próprio.

De modo geral as pessoas só começam a se preocupar com a saúde quando já estão doentes.

Quando tratamos da área profissional muitos só começam a pensar em melhorar suas qualificações para competir no mercado de trabalho quando perdem o emprego.

É preciso lembrar que esse comportamento pode ser associado à necessidade de cavar um poço somente quando surge a sede.

O escritor e treinador Nuno Cobra diz que ser saudável é muito diferente de não estar doente. 90% dos brasileiros não têm saúde e permanecem num estágio em que não tem energia, nem disposição para enfrentar desafios e viver de forma plena.

Invariavelmente surge a pergunta: Como conquistar um excelente nível de energia se tenho tantos compromissos durante o dia e nunca sobra tempo para mais nada? Justificativas não levam em lugar algum.

O fato é que devemos, por mais difícil que pareça, encontrar tempo para manter boa saúde física e mental. Lembre-se que determinadas coisas ninguém poderá fazer por você. Reservar um tempo para manter boa qualidade de vida é uma delas.

O dilúvio, segundo a história bíblica, foi uma dos mais importantes acontecimentos da natureza.

Apesar de parecer impossível um fenômeno dessas proporções, Noé começou a construir sua arca antes ou depois de começar a chover?

É importante aprendermos com as experiências alheias. Então, comece AGORA a dar mais atenção à sua qualidade de vida.

Invariavelmente quando não encontramos tempo para cuidar da nossa saúde e mantemos um ritmo alucinado com uma série de obrigações temos que arrumar tempo para cuidar da doença mais tarde.

Como melhorar sua qualidade de vida

O primeiro passo é detectar quais são suas deficiências e se comprometer a fazer as mudanças necessárias para garantir melhor saúde e disposição.

Frequentemente ouço profissionais reclamarem que estão cansados e precisando de férias, mas nunca encontram o momento apropriado.

Certo dia, um amigo muito próximo confessou que não via a hora do dia acabar, pois estava exausto. Acrescentou que precisava mudar seu estilo de vida, mas não sabia o que fazer, apesar do médico já ter avisado que se continuasse naquele ritmo teria sérios problemas de saúde futuramente. o que você está esperando? Ir para o lar dos idosos? sofre um infarto para fazer alguma coisa?

É interessante que todos querem ter uma vida cheia de realizações, saúde e sucesso, mas poucos estão dispostos a fazer as mudanças necessárias para que isso realmente aconteça.

Eu mesmo era assim até que me determinei a mudar e melhorar minhas condições de saúde. O que fez uma grande diferença nesse processo de mudança é que eu não disse “preciso” mudar, ou “devo” mudar. Eu disse “TENHO” que mudar.

Essa frase é muito poderosa e mostra o quanto estamos comprometidos com a mudança. Não há outra alternativa quando “temos” que fazer alguma coisa. Nada pode nos impedir.

Nunca fui uma pessoa estressada, mas, num determinado período da minha vida estive bastante atribulado com uma série de compromissos e me sentia sem energia para realizar tudo que queria.

Nessa fase eu comecei a entender o quanto era importante melhorar minha respiração, alimentação e quantidade de água que eu bebia diariamente. Com base na minha experiência passo a seguir algumas sugestões:

APRENDA A RESPIERAR CORRETAMENTE

Muitos de nós não respiramos corretamente e nossas células precisam de oxigênio para se manterem saudáveis e em condições de renovação, por isso procurei ajuda profissional, comecei a utilizar algumas técnicas de Yoga e aprendi a respirar de forma plena, assim comecei a desfrutar de um outro nível de energia.

Se você não tem tempo para fazer Yoga pare por pelo menos 10 minutos, 2 vezes por dia, para respirar tranquilamente e observar a natureza.

Talvez você trabalhe num escritório subterrâneo ou numa região de concreto com vista somente para a parede do prédio vizinho, muito longe do verde, mas não busque justificativas, seja criativo e encontre uma forma de reservar um tempo para você. A respiração ajuda a diminuir a ansiedade muito comum aos profissionais de hoje.

COMECE A SE ALIMENTAR BEM 

Como você tem se alimentado nos últimos tempos? Sua qualidade de vida é melhor ou pior do que há alguns anos? Você tem mais energia agora do que quando era mais jovem?

Pesquisa revela que 70% das visitas ao médico têm como causa a má alimentação. Mostra também que desse número a  maioria reclama de problemas como estresse, cansaço, falta de energia, obesidade e depressão.

Coma alimentos ricos em água, como frutas, verduras, leguminosas e grãos. Beba pelo menos 2 litros de água por dia. A água transporta nutrientes, elimina toxinas e nos ajuda a ter mais disposição e energia.

FAÇA EXERCÍCIOS REGULARMENTE

Faça algum tipo de atividade física pelo menos três vezes por semana, durante 30 minutos. Sua disposição dará um verdadeiro salto. Pessoas que se exercitam têm menos problemas cardíacos, menos estresse e vivem mais.

Não espere o envelhecimento chegar. Posicione-se agora. Espero que essas dicas despertem em você a necessidade imediata de mudança e que você possa buscar e usufruir de melhor qualidade de vida física e intelectual.

Se você quer saber mais como aumentar seus níveis de energia, vitalidade e porque não dizer FELICIDADE, conheça minha nova palestra… Felicidade Gera Lucro, uma experiência com o Guru da Motivação, o Mestre Mishô Kotô Shoyô.

Um Forte abraço e sucesso sempre!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *