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Quem Não se Comunica, se Trumbica

Quem não se comunica, se “trumbica”. Você se lembra dessa frase? Esse era um jargão usado pelo saudoso Abelardo Barbosa, o famoso Chacrinha, repetido muitas vezes em seus programas de tevê na década de 80.

Atualmente essa frase pode ser entendida como um alerta para todas as pessoas que buscam conquistar melhores resultados em seus empreendimentos, seja na vida pessoal ou profissional. Pois não é nenhuma novidade afirmar que a comunicação é essencial em todas as circunstâncias na vida de um ser humano.

Os especialistas em programação Neuro-lingüística dizem que comunicação é redundância. porque nós estamos o tempo inteiro nos comunicando. E o mais importante é que a comunicação não acontece apenas através das palavras.

Uma curiosa pesquisa aponta que as palavras tem um impacto de apenas 7% em nosso interlocutor. Enquanto que tom de voz causa um impacto de 38%, isso significa que se você utilizar um conjunto de palavras assertivas com um tom de voz especifico em relação a essas palavras, vai causar um impacto de 45% em que estiver ouvindo.

Agora o que talvez você não saiba é que a nossa fisiologia, ou seja, a forma como nós utilizamos nosso corpo, tem um impacto em 55% em nossa comunicação.

Para você ter uma idéia do poder de influência da fisiologia, é só se lembrar de uma famosa frase “a primeira impressão é a que fica”.

Já deve ter acontecido com você de chegar em algum lugar e olhar para alguém e criar uma imagem positiva ou até negativa dessa pessoa. Ela com certeza comunicou alguma coisa a você, mesmo que tenha sido uma expressão facial, um olhar, ou um pequeno gesto. Nós fazemos isso o tempo inteiro.

A questão principal é saber o que você está comunicando. Que mensagem você tem passado para as pessoas? Elas entendem exatamente o que você quer expressar? Para ter uma comunicação eficaz é preciso saber utilizar com congruência esse conjunto que eu acabei de falar. Assim, seja por palavras, comportamentos ou pela fisiologia, a comunicação só acontece como gostaríamos, quando você transmite alguma informação é o seu interlocutor entende a mensagem e dá um feedback positivo.

Saber se somos ou não bons comunicadores é um grande desafio. O concreto é que atualmente não basta ter somente habilidades para a execução eficaz de um trabalho. Se não soubermos comunicar o que fazemos, quem somos, e o que queremos da vida, é bem provável que o caminho percorrido não tenha um final recompensador. Saber se comunicar eficazmente nos dias de hoje. Deixou de ser uma opção para se tornar uma habilidade imprescindível.

Um bom nível de comunicação evita muitos aborrecimentos e maus entendidos. Existem aspectos importantes que ratificam a importância da comunicação.

Entre casais, por exemplo, sua ausência é uma das grandes causas de separações. Tornou-se até comum escutarmos revelações de homens e mulheres que depois de separados nem sabem exatamente qual foi o motivo do rompimento.

Frequentemente a justificativa é a incompatibilidade de gênios, o que na grande maioria das vezes é na verdade… Falta de comunicação.

Situação semelhante acontece no mundo corporativo. Não é raro encontrarmos profissionais que se prejudicaram por falta de comunicação.

Por não dominarem a habilidade de verbalização. Existem profissionais que são extremamente competentes em suas funções, mas que ao passarem por uma fase difícil na área pessoal, se fecham, mudam seu comportamento, tem o desempenho prejudicado, são mal interpretados superiores e acabam sendo demitidos.

Essas duas situações revelam que não importa a circunstância, a falta de comunicação desencadeia em uma série de prejuízos.

Se você quer ser um líder de pessoas precisa se tornar um mestre na comunicação.

Eu falei até agora sobre a conhecida comunicação interpessoal, aquela que nos permite manter relacionamentos com outras pessoas. Mas também existe a comunicação intrapessoal, que é o diálogo interno que cada pessoa mantém com ela mesma. São os nossos pensamentos, imagens, sons e tudo que acontece em nossa mente.

Para se ter uma ideia da importância da comunicação intrapessoal, ela se manifesta em cerca de 80% do nosso tempo acordados. Isso significa que uma boa comunicação intrapessoal influencia dramaticamente na forma como nós nos comunicamos com outras pessoas.

Afinal, como uma pessoa conseguirá manter um bom nível de comunicação se o seu diálogo interno é ruim?

Quando uma pessoa acorda acreditando que o seu dia será difícil, comunicará isso ao seu cérebro e este investirá todo o tempo na busca de situações para se certificar de que a mensagem que recebeu é verdadeira. E isso tem explicação.

O cérebro é um computador extremamente obediente. Ele faz tudo o aquilo que mandamos. Se desejar buscar defeitos na sua esposa, marido, amigo ou chefe, por exemplo, certamente o seu cérebro vai obedecer e você terá nas mãos a receita para grandes problemas.

O contrário também funciona. Busque qualidades no outro e certamente encontrará muitos motivos para elogios.
Diante dessa constatação a minha sugestão é que você procure perceber como andam seus pensamentos e, conseqüentemente, a qualidade da sua comunicação interna e com o mundo.

Se a forma com que você se relaciona consigo mesmo e com as pessoas vem favorecendo para que você seja uma pessoa mais feliz, receba os meus parabéns! Caso contrário… Comece a mudar, pois como dizia o velho guerreiro, quem não se comunica se trumbica.

Se você quer se aprofundar um pouco mais no assunto, você pode comprar  o DVD “Desenvolva sua inteligência relacional”, clicando aqui.

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

5 Comentários

  1. Magno santos disse:

    Fernando Oliveira, parabéns pelo texto e pela clareza nas palavras.
    Retirei fragmentos do seu texto para repassar para o grupo com o qual eu trabalho.

  2. luiz rodrigues disse:

    A expressão correta é QUEM NÃO SE COMUNICA, SE TRUMBICA, e, não, EStrumbica.
    abraço

  3. walter disse:

    gostei muito, estou a cada dia melhor. muito obrigado

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