Um dos fatores que mais impede as pessoas de alcançar seus objetivos e de ter um estilo de vida acima da média, é o fato de passarem boa parte do tempo apenas reagindo aos problemas que chegam até elas todos os dias.
Conforme já falei nesse artigo, 10% tem a ver com aquilo que te acontece, e 90% em como você reage ao que te acontece.
Que é basicamente o que disse o filósofo francês Jean-Paul Sartre:
O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós.
Ou seja, não interessa o tipo de problema que você está passando nesse momento, o que conta é a maneira como você escolhe lidar com esses problemas. É isso que faz diferença nos resultados que você alcança.
Os resultados que você tem colhido em sua vida tem a ver com as escolhas que faz todos os dias. Eu já disse isso, e você já deve estar careca de saber. Mas talvez uma coisa que poucas pessoas levam em conta é a forma como escolhem reagir ao que lhes acontece.
A primeira coisa que você precisa mudar é a forma como fala com você mesmo. Você passa boa parte do tempo, pensando e falando com você mesmo. Sua comunicação interna, também conhecida como comunicação intrapessoal influência diretamente em suas ações.
Os pensamentos não surgem do nada. Eles são alimentados diariamente por tudo que você vê, ouve e sente. Assistir ao telejornal noturno é uma receita infalível para acordar reclamando da vida no dia seguinte. Limpe sua mente, leia coisas interessantes, esteja com pessoas positivas, somente isso pode mudar completamente a forma como se comunica com você mesmo.
Uma forma poderosa para solucionar um problema é transformando-o em um desafio.
Um problema parece sempre deixar as pessoas na defensiva, muitas vezes, sem saber o que fazer, quando você troca a palavra problema, pela palavra desafio, seu mindset se transformar, pois um desafio geralmente te coloca em posição de atenção, e consequentemente, de ataque, entendeu o espírito da coisa
Como você pode saber se alguma coisa é boa ou ruim? Seu sistema de avaliação diz a você que as coisas são boas ou não dependendo da forma com você os encara. O que pode ser um problema para alguém pode não ser para outro.
Meu conselho é que você não tome uma decisão precipitada quando alguma coisa acontecer. Adie o julgamento e procure avaliar a situação com “outros olhos”, fica mais fácil julgar quando você está olhando para uma situação do lado de fora. Ou você nunca deu um conselho para alguém que estava em desespero?
Nós sabemos exatamente como as pessoas devem resolver seus problemas, mas ficamos paralisados com os nossos. A melhor coisa a fazer é se perguntar “que tipo de oportunidade de aprendizado essa situação me oferece nesse momento?” Permita-se ouvir a resposta, você verá que pode estar fazendo tempestade em um copo d’agua, se agir precipitadamente.
Como você lida com as coisas que te acontecem todos os dias? Você já acordou pela manhã, abriu a janela e viu (alucinou) que seu dia seria uma porcaria só por que estava chovendo? Sim? Isso acontece com muita gente.
Novamente, não são os fatos, e sim a maneira como você reage a esses fatos que fazem você ter problemas ou apenas desafios.
Você não pode controlar o tempo, a economia ou o que as outras pessoas fazem, mas pode controlar aquilo que está dentro de você nesse momento, ou seja, seus pensamentos e sua capacidade de agir.
A vida pode ser um mar de problemas que o paralisam ou um jogo divertido, e cheio de desafios que o estimulem a ser o melhor que você pode ser.
A criatividade tem a ver com mudança de foco e é um dos fatores determinantes para o sucesso no mundo atual. Nas sessões de Brainstorm as pessoas se reúnem para achar a solução de um problema, mas sem o peso que geralmente colocamos ao tentarmos resolver os problemas da vida.
O processo de um Brainstorm é divertido, e por isso, as pessoas não sentem que estão lidando com um problema, e sim com um desafio a superado, um jogo a ser vencido.
Que tal transformar pequenos problemas em um jogo onde você se sinta estimulado a entrar em ação e não ficar paralisado com o que te acontece?