Blog

Você trabalha para bater suas metas ou para ajudar seus clientes a alcançarem as deles?
5 de outubro de 2010
Como Gerenciar o Estresse e Tornar Seu Dia Mais Equilibrado
6 de outubro de 2010

O que Michael Jordan Pode Nos Ensinar Sobre Persistência

 

Você é uma pessoa que quando tem um objetivo não para até conseguir ou desiste quando aparecem as primeiras dificuldades?

De O a 5, como você classificaria o seu grau de persistência? Já passou por seus pensamentos que na maioria das vezes em que você desistiu de algo pode ter deixado de lado um grande sonho simplesmente por medo de errar e persistir?

Um sonho perdido pode ter origem não na falta de talento e sim de persistência. Muitas pessoas vivem “morrendo de medo” de errar, de críticas e de continuar insistindo em algo que ainda não deu certo. Um número ainda maior acaba desistindo antes mesmo de ter começado para valer um projeto.

O norte-americano Michael Jordan é considerado o maior jogador de basquetebol de todos os tempos. Hoje, mesmo aposentado, ele é lembrado como referência…

Nas quadras era fenomenal. Tinha singular combinação de graça, velocidade, talento artístico, habilidade e um desejo de competição insaciável.

Porém, suas conquistas não surgiram por encanto. Sua consagração é resultado de uma árdua caminhada. No início da carreira foi rejeitado pelo técnico da escola porque achavam que ele não tinha talento.

Já no Chicago Bulls, o técnico o considerava apenas mais um jogador. O que aconteceu então? Ele tomou alguma poção mágica? Claro que não. Michael Jordan dedicou todo o seu tempo livre para treinar, treinar e treinar.

A persistência e falta de medo de errar o tornaram um verdadeiro mito nas quadras de basquete.

No mundo corporativo as pessoas com o desejo de aprender e com flexibilidade para enfrentar os desafios são mais bem vistas que aquelas que chegam cheias de regras e respostas prontas.

Se você tentou fazer algo e não obteve êxito é bem provável que tenha faltado persistência. Imagine se Michael Jordan tivesse desistido. Jamais teríamos visto suas brilhantes jogadas. Talvez você, como Jordan, tenha que “encestar milhares de bolas” para atingir seus objetivos, talvez falte perceber que mais vale arriscar e não conseguir do que ficar sentado no sofá agarrado à certeza. Quem tem medo de errar está na verdade com medo de viver.

Por isso, minha sugestão é que durante o dia de hoje você, persista um pouco mais naquilo que estiver fazendo. Quando sentir aquela vontade de parar ou desistir de algum que considera importante, continue, faça um pequeno esforço.

Se estiver fácil, estenda essa estratégia para o resto da semana e quem sabe o mês inteiro indo além daquilo que você já faz habitualmente.

Tenho plena convicção que valerá a pena e seus resultados serão a prova de que um pequeno esforço pode ser a chave para ir além de uma vida mediana. Boa sorte!

O que achou desse artigo? Gostou? Detestou? Faça um comentário, participe!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

2 Comentários

  1. jadson nunes ribeiro disse:

    gostei muito… valeu, continue asim nos propocionando artigos realmente ricos em automotivação.

  2. Luciana disse:

    Gostei muito do artigo e concordo com o que foi dito… fazer mais do que fazemos habitualmente é um exercício que devemos praticar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *