Como você deve saber, estou sempre fazendo a indicação de algum livro interessante para os leitores. Não faz muito tempo que indiquei o livro “Inovadores em ação”, dos editores da revista Fast Company, William C.Taylor e Polly Labarre. Apesar de o livro ter sido escrito em 2006, antes da crise econômica, é bastante atual e fala sobre as oportunidades que as empresas têm para inovar e se reinventar gerando, com isso, novas formas de negócios. Eles citam exemplos de empresas que descobriram uma maneira própria de se conectar com seus clientes através de estratégias criativas e em muitos casos transgressoras. É o caso da Southwest Airlines, da HBO, da Netflix, da Starbucks entre outras.
Algumas frases que constam no livro e que podem ajudar vocês a repensar seu negócio.
01 – Acredite no propósito do que vende. Aquilo que você defende é tão importante quanto aquilo que você vende.
02 – Seja original. As empresas de sucesso tem um plano de crescimento no qual a a palavra de ordem é implementar um programa criativo – prosperar enquanto empresa, defendendo novas idéias acerca do futuro de seu negócio.
03 – Seja competitivo. Faça coisas diferentes. O presidente da HBO diz. “Não chegamos aqui seguindo as regras do jogo; chegamos aqui criando as regras do jogo”.
04 – Pense nos clientes. Mesmo diante da competição mais acirrada, não pense na concorrência. Esqueça que ela existe. Sempre que estiver numa reunião e se sentir tentado a falar sobre um concorrente, passe a refletir sobre o relacionamento com os seus usuários. Pense apenas nos clientes.
05 – Seja maluco. As únicas empresas novas que dão certo são aquelas baseadas em idéias que eram consideradas malucas na época em que foram criadas.
06 – Compartilhe seus valores. Todas as grandes empresas possuem uma cultura característica, e cada cultura tem uma linguagem, um senso compartilhado de valores.
07 – Procure os melhores talentos. Saber motivar pessoas talentosas é fundamental para obter o sucesso. O mais importante é saber se esse talento pode gerar resultados em equipe.
1 Comentário
“Inovadores em ação” é um livro prático, discute sobre as grandes estratégias que as empresas de sucesso tem criado para se manter em um mercado de cópias de idéias. O livro é muito interessante porque conta sobre a nova forma de fazer negócio.
Eu estou lendo e recomendo.