Blog

O extraordinário poder da intenção
2 de fevereiro de 2011
Mergulhe Dentro De Si Mesmo
5 de fevereiro de 2011

Convivendo com as diferenças

De que maneira você tem falado com as pessoas? Tudo o que dizemos causa algum tipo de impacto nas pessoas, seja para o bem ou para o mal. Relacionamentos são destruídos, sociedades são dissolvidas, empresas quebram, simplesmente porque deixamos que as emoções controlem nossos lábios e permitem escapar todo e qualquer tipo de palavras.

Saber se comunicar eficazmente tem sido um grande desafio para as pessoas que querem alcançar o sucesso em qualquer área. Por isso, cuidado com as palavras que você usa, talvez você esteja ferindo alguém que ama sem saber.

“Eu já não agüento mais ele me dizer que eu não faço nada certo”! Diz a esposa ao advogado contratado para cuidar dos tramites do divórcio. Ou então, “Ele me disse que eu não tenho capacidade para fazer o trabalho e meu chamou de burro na frente de todo mundo”! Reclama o rapaz que denuncia o chefe de assédio moral.

Durante algum tempo eu acreditava que as pessoas deveriam saber exatamente o que eu queria. A questão era que eu não me comunicava tão bem assim e a mensagem quase sempre saia “truncada”. Quando comecei a me interessar por Neurolingüistica, descobri que a responsabilidade pela comunicação está no interlocutor, ou seja, a responsabilidade por você conseguir aquele tão desejado emprego ou por começar um novo romance começa em como você usa as palavras para se comunicar. Usadas adequadamente as palavras são fortes aliadas para grandes conquistas.

Mais importante do que as palavras que usamos, é como você “aceita” o mapa de mundo das outras pessoas. A escritora Norte Americana Penélope Trunk diz que ter sucesso no trabalho requer conviver bem com muitos tipos diferentes de pessoas e, ao mesmo tempo manter-se fiel às próprias idéias. Eu concordo, você não pode deixar de ser quem é para conviver bem com alguém, isso é burrice. Mas você pode encontrar o equilibro nas relações se aprender a respeitar as diferenças.

Eu acredito no jogo do ganha-ganha, que vale para qualquer situação. Muitas sentem-se orgulhosos porque venceram uma discussão, mas não percebem que podem ter perdido uma amizade, uma sociedade ou uma oportunidade de negócios. No final a vitória está saber aceitar a diferença e conviver bem com qualquer tipo de pessoas.

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *