Há alguns anos, quando precisava fazer algum trabalho escolar, eu tinha que sair de casa, caminhar diversos quarteirões e ir até a biblioteca publica mais próxima, ao chegar disputar, com dezenas de estudantes por um lugar para sentar, depois pedir ajuda para conseguir localizar um livro sobre o tema específico, e por fim, escrever dezenas de páginas à mão nas folhas de papel almaço. Naquela época não podia ser uma cópia do livro, tínhamos que fazer resumo do assunto e falar na frente de todos na sala de aula.
Nos dias atuais conseguir informação ficou um pouco mais fácil, aliás, muito mais fácil! Hoje em dia temos à nossa inteira disposição todo tipo de informação. A Internet modificou dramaticamente a forma como estudamos, pesquisamos e aprendemos, é só acessar o Google e digitar um assunto, e você terá milhões de sites, blogs, wikis a sua disposição para fazer o que quiser.
Conseguir informação não é mais o problema, aliás, para algumas pessoas o excesso de informação, pode se tornar um problema. Isso ocorre porque muitas pessoas esperam ter “todas” as informações para depois fazer o que precisa ser feito. São tantas as opções disponíveis que faz com que as pessoas fiquem amarradas ao planejamento, e por medo de falhar, preferem só entrar em ação quando tiverem todas as informações. Entenda que isso não é possível!
Se você é um procrastinador profissional, daqueles que está sempre dizendo que “amanhã” vai fazer, ou que precisa de mais informação para começar um projeto ou o seja lá o que for. Sugiro que aproveite esse momento para refletir sobre o que você “já sabe” que precisa fazer, mas ainda não teve a iniciativa para começar. Não há nada de errado em planejar, mas é preciso também saber executar, por a mão na massa e fazer acontecer.
Os empreendedores de sucesso sabem que precisam de um plano para obter êxito em suas empreitadas, mas conhecem principalmente a velha máxima que diz; “saber e não fazer é igual a não saber”.
Pense nisso!