Blog

O Desafio da Auto-Motivação
26 de abril de 2011
Transforme o ótimo em extraordinário
28 de abril de 2011

Como Vencer o Medo de Cometer Erros

O mundo está mudando de forma cada vez mais acelerada, e com todas essas mudanças, surgem também novos desafios.

A pergunta que talvez você esteja fazendo nesse momento é…

Como superar todos os novos desafios que estão surgindo?

A verdade é que não existe uma resposta única.

Você precisa fazer uma única coisa;  descobrir dentro de si mesmo, novas habilidades e talentos, que muitas vezes, deixamos adormecer.

A questão, é que hoje em dia…

Não basta saber o que é precisamos fazer, é preciso fazer! 

O problema começa quando entramos no piloto automático, e repetimos as  mesmas ações,  que como você pode imaginar, não nos ajuda a crescer.

Esse ano eu decidi elevar meus padrões e cometer mais erros, a vida é curta demais para ficarmos nos poupando.

O maiores recursos que dispomos para encontrarmos a realização nesse mundo é, sem dúvida, nosso corpo, que precisa de estímulo constante para crescer e se manter ativo.

Uma das formas mais legais para continuar produtivo e cheio de energia é encontrar novos desafios.

O que consequentemente leva a novas tentativas e novos erros.

É claro que se for possível, o melhor é aprender com os erros alheios, afinal, pra que cometer os erros dos outros?

Mesmo assim é preciso fazer diferente e se arriscar. A maioria das pessoas têm medo de errar porque associa o erro com o fracasso. O povo norte americano é considerado o mais empreendedor do mundo, simplesmente, porque acredita que errar faz parte do caminho para se chegar às respostas que os levarão ao sucesso.

Você já deve ter ouvido o conselho de que precisa ser empreendedor e falir antes dos 30 anos?

Isso é coisa de americano. O brasileiro, infelizmente, ainda procura a segurança da carteira assinada, décimo terceiro salário, férias e estabilidade.

Porque você acha que os concursos públicos estão bombando?

Pelo mesmo motivo; busca por certeza e segurança.

PROCURE PELOS BONS PROBLEMAS

Tentar ter certeza e segurança apenas torna a vida morna e sem graça. E na tentativa de preencher o vazio, alguns adquirem vícios como; beber, fumar, comer demais, se drogar e etc. É preciso perder o medo de errar e encontrar seu próprio caminho.

O escritor norte-americano T.Harv Eker  diz que

“O segredo do sucesso não é tentar evitar problemas, nem se esquivar deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade”.

Entenda que o tamanho de cada problema é relativo à quantidade de recursos que você dispõe no momento. Os problemas tornam-se irrelevantes quando temos habilidades, recursos e a atitude necessária para superá-los.

Para ilustrar isso, imagine uma criança que quer pegar um objeto em um local alto. Por mais que ela se estique, não vai conseguir alcançar o tão desejado objeto. Isso passa a ser um grande problema para ela. No entanto, quando ela descobre que pode, por exemplo, arrastar uma cadeira próxima ao objeto, seus recursos se ampliam e ela pode ficar “mais alta” e atingir seu objetivo.

O fato é que a maioria das coisas que nos realizam, aparentemente não estão ao nosso alcance e, desestimulados por saber que não alcançaremos, nem tentamos descobrir uma forma de alcançar e, nos contentamos com aquilo que é apenas de fácil acesso.

O segredo aqui é não se contentar apenas com as coisas que você pode alcançar, e sim, ampliar seus recursos para ir além do que você acredita ser capaz para atingir novos patamares na vida.

Procure pelos bons problemas, aqueles que te fazem sair da zona de conforto, e fazem com que você descubra em você mesmo novos talentos e habilidades.

O mundo precisa de pessoas que gostam de desafios e que estejam dispostas a cometer seus próprios erros.

Quem não procura os bons problemas, que também podem ser chamados de desafios, fica estagnado e não cresce!

O que te faz crescer é a sua capacidade para superar obstáculos, se você procurar fazer apenas aquelas coisas com as quais já está habituado, perderá grandes oportunidades para aprender a desenvolver novas maneiras de fazer as coisas.

Ser diferente hoje em dia exige que você faça coisas diferentes, mesmo que às vezes precise “sofrer” um pouco para descobrir a melhor forma de superar os desafios do dia a dia.

Isso não é a coisa mais fácil de se fazer, mas os benefícios são enormes. Acabou a era onde as pessoas tinham como objetivo passar 30 anos na mesma empresa, tentando manter a segurança e a estabilidade, até que a aposentadoria chegasse para só então descansar e curtir a vida.

Lembre-se:  A melhor maneira de perder o medo de errar, é fazendo alguma coisa para tentar acertar. raramente você vai acertar um alvo, antes de errar algumas vezes.

Por isso, arrisque-se mais, viva mais, erre mais, cometa seus próprios erros. O medo de errar é o medo de viver, muitas pessoas dizem que tem medo da morte, mas na verdade, tem medo da vida.

Se for para servir de consolo; Nós nunca erramos. Estamos apenas aprendendo. Pior do que errar é nunca ter tentado acertar.

Pense nisso!

Forte abraço

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

4 Comentários

  1. Mario Moraes disse:

    Achei muito bom o post, hoje estamos vivendo na era da perfeição, nada pode dar errado e tudo tem que ser perfeito, a juventude acha que tudo vai vir com facilidade, pois eles acham que conseguem realizar sem errar, simplesmente por que outras pessoas já realizaram.

  2. Achei ótimo este post! Pois, assim como você, tenho buscado incessantemente ações para melhorar a qualidade de minha vida, e com isso gerando mais e mais problemaas e erros! Mas como existe o velho pressuposto

  3. Leandro Herrera disse:

    Eu estava conversando com meu irmão sobre isso ontem. Concordo plenamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *