Blog

Como Vencer o Medo de Cometer Erros
27 de abril de 2011
Saber e não fazer é como não saber
28 de abril de 2011

Transforme o ótimo em extraordinário

Michael Jordan considerado o maior jogador de basquete de todos os tempos, não tinha nada de extraordinário quando começou a jogar. Era considerado apenas mais um jogador. O que ele fez para se tornar uma lenda? Praticou, praticou e praticou até se tornar um verdadeiro MATADOR da linha dos 3 pontos.

Seu ex-treinador Phil Jackson conta que Michael Jordan, nem sempre foi um super atleta. Por isso, é importante perguntar – O que torna algumas pessoas comuns em astros e estrelas de reconhecimento mundial? O que torna a performance de alguém tão extraordinária que não há como não reverenciar sua superioridade? Algumas pessoas parecem ter o “toque dos deuses”. Parece que são milagres da natureza, dotados de gênio, talento e capacidade acima do normal. Por causa disso muitos acreditam que não podem alcançar o mesmo nível de excelência. O fato é que existem fatores que são determinantes e que garante a qualidade dessas performances acima da média. Alguns deles são; o desejo que cada um deles tem de se superar, de vencer os próprios limites e de melhorar suas performances constantemente.

A maioria das pessoas não consegue uma excelente uma performance, por que não acredita que sejam capazes de ir além do BOM. Fazer apenas o bom é a “morte” para qualquer um que pense em alcançar o status de estrela. A maioria fica apenas se comparando com a média e, acabam fazendo as coisas nas “coxas”. O fato é que a grande maioria não está muito preocupada em fazer as coisas com excelência. A falta de comprometimento em fazer as coisas com excelência tem um principio, que é “modelar o medíocre”. Infelizmente vivemos em um mundo com muitas referências medíocres, ficamos buscando modelos de sucesso, mas estamos procurando no lugar errado. Que modelo de sucesso você pode encontrar na televisão? Quem é o melhor Big Brother? Quem é o melhor dançarino na dança dos famosos no Faustão? Cuidado ao procurar um modelo para sua vida, nem todo sucesso aparente é real, nem toda fama, trás a tão procurada FELICIDADE!

Acredito profundamente que somos capazes de nos superar, de ir além, de fazer mais do que já foi feito. Por que se contentar com pouco? Nas empresas muitos ficam olhando para a pessoa que está no cubículo ao lado e pensa; o que esse cara faz eu também posso fazer. Mas, ao observar a performance do outro, percebemos que é apenas regular, alguns trabalham para manter o emprego, outros tem até uma boa performance, mas não são excelentes. Eles não chamam a atenção, não recebem grandes elogios, apenas fazem o que foram contratados para fazer e, isso está bom. Não deveria, pois o BOM É O PRINCIPAL INIMIGO DO ÓTIMO! Aqueles que se contentam com pouco, jamais alcançarão o topo corporativo.

Ser inquieto, urgente, e até um pouco paranóico, são características que vemos com freqüência em lideres e empreendedores espalhados pelo mundo. Essa eterna insatisfação faz com que estejam sempre buscando melhorar aquilo que os outros já consideram bom. Se estiver bom, MUDE, SUPERE, TRANSFORME! Mesmo quando sentir que está ficando ótimo continue, não se contente com pouco. Lembro das voltas matadoras que o Ayrton Senna dava para conquistar a Pole position , ele sempre era o primeiro, sempre estava muito à frente dos outros, mas continuava na pista tentando melhorar ainda mais seu tempo, tentando transformar o ótimo em EXTRAORDINÁRIO. Quantas vezes Edison Arantes PELÉ do nascimento, ficou, depois do treino com a equipe, treinando sozinho, para melhorar ainda mais sua performance? Quantas vezes ouvimos os medíocres dizerem; – Mas se ele já era bom, porque treinar mais? Porque ele acreditava que podia melhorar ainda mais sua performance, que podia se superar, que podia transformar o ótimo em extraordinário.

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *