Blog

Quatro passos para fazer a diferença no mundo
18 de maio de 2011
Invista Sua Energia Naquilo que Você já é Bom
31 de maio de 2011

Aprenda a controlar suas emoções

As situações do dia a dia podem ser verdadeiros testes para você treinar sua paciência e saber como lidar com situações difíceis. Às vezes, um pequeno aborrecimento desencadeia uma série de descontroles que podem causar uma verdadeira tragédia. Segue o relato (póstumo) de um homem que colocou fim a própria vida por causa de um gato. Ele diz;

– Eu morava em um prédio que fazia rodízios anuais com as vagas de estacionamento. Havia dois estacionamentos, um coberto e outro descoberto. No sorteio desse ano, tive azar e, acabei tendo que colocar meu carro no estacionamento externo. Justo agora que tinha acabado de comprar meu carro novo. Não bastasse isso, o fato de ter que sair todos os dias bem cedo me irritava muito. Bem…naquele dia, eu estava preocupado com uma reunião que teria com meu chefe sobre um projeto que não tinha sido bem executado.

Saí de casa atrasado e ao me aproximar do carro, notei um arranhão bem no capô. Na hora pensei que era sujeira, mas percebi que alguém havia, propositalmente, riscado meu carro. Fique P* da vida, entrei no carro e sai da garagem, quando um maluco vindo de não sei onde, quase bateu em mim, e sem dar a mínima foi embora.

Ah! Isso não iria ficar assim, comecei a seguir o cara, já sentindo um calor subir, fui pensando em quantas gerações da família do cara iria xingar. Senti minha respiração ofegante, e quando estava me aproximando, ele cruzou o semáforo no amarelo e me deixou com o vermelho. Não tive dúvidas, atravessei o cruzamento e quase atropelei um motoqueiro que estava começando a cruzar, o sujeito veio pra cima de mim na hora. Pensei até em diminuir para me desculpar, mas eu estava muito nervoso tentando alcançar o outro cara. O motoqueiro passou por mim e levantou o braço dizendo alguma coisa, eu não me fiz de rogado, mostrei o dedo e falei pra cara ir a M*! Você não vai acreditar no que aconteceu, ele diminuiu e deixou eu passar, e em poucos segundos vi seu pé passando pela minha janela, levando consigo o espelho retrovisor. Você não tem ideia do que eu senti naquele momento, que ódio. Tentei alcançar o motoqueiro, mas ele escapou no meio do tráfego pesado que já tomava conta daquela manhã. Além disso, perdi o cara do carro que eu estava seguindo, ahhhhhhhhhh.

Pensei…hoje o dia vai ser uma tristeza. Cheguei atrasado na empresa e tive que aguentar meu chefe me falar um monte. Nesse momento, pensei em mandá-lo tomar “suco de laranja na serra da Cantareira”, mas me contive…só até o momento em que ele disse que eu não atenderia mais determinado cliente, e que passaria a conta para o Almeida. Logo o Almeida com aquela cara de idiota. Não, isso não ia ficar assim!!! Fui falar com o Almeida, cheguei dizendo;

– Ô Almeida, quem você pensa que é pra roubar meu cliente?

Eu não sabia, mas a mulher do Almeida tinha sofrido um aborto espontâneo do primeiro filho, o cara tava macho, ele nem me olhou, apenas senti a pancada na ponta do queixo. No boxe eles chamam isso de Uppercut. Caracas, fui nocauteado pelo Almeida.

Quando acordei, estava no ambulatório da empresa com algumas pessoas em volta de mim dizendo, coisas como; insensível, arrogante, e descontrolado.

O médico de plantão se aproximou de mim, e disse que eu deveria descansar , pois minha pressão estava batendo no teto, e que seu eu ficasse nervoso poderia sofrer um enfarto a qualquer momento. Não bastasse isso, recebi o telefonema da minha mulher dizendo que a vizinha ligou dizendo que tinha visto o gato vira-latas que sempre miava por aquelas bandas, em cima do meu carro novo…então quer dizer que tinha sido o gato que riscou meu carro? FDP de gato miserável, eu mato esse desgraçado!!! Senti um formigamento nos braços e um frio no pé…Epa o que é isso? Que luz branca é essa?

– iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

– Caramba, morri!

É claro que essa história é ficção, mas que pode acontecer a qualquer momento, comigo, com seu vizinho, com você!!!

O fato é que a única coisa que temos total controle é sobre como iremos reagir às coisas que nos acontecem. Não podemos controlar as circunstâncias, mas podemos controlar nossas atitudes e nossas emoções. Reagir aos acontecimentos e provocações externas fazem parte da rotina, mas você não precisa ficar descontrolado por qualquer coisa. Respire fundo e diga “Hoje eu sou dono das minhas emoções”. Mude sua fisiologia, relaxe os músculos da face e agradeça por estar vivo.

Pense nisso!

Forte abraço

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

2 Comentários

  1. Fernando,

    Gosto desse tema, inclusive escrevi na coluna do jornal sobre isso, seus exemplos são bem verdadeiros. Gostei muito

    Abraços

    Marcineia Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *