Blog

Insista, persista e nunca desista
9 de maio de 2011
Tudo que fazemos é para melhorar nossos resultados
12 de maio de 2011

Sua identidade determina suas escolhas

Você já ouviu alguém dizer que está passando por uma crise de identidade? Que não sabe mais o que quer da vida? Que entrou na crise dos 40? É provável que sim, esses termos são ditos com certa freqüência nos dias de hoje. Talvez até mesmo você, já tenha dito alguma dessas frases.

Todos os dias, nós representamos diversos papéis, em alguns momentos somos pais, empresários, atletas, professores, vendedores, contadores, médicos etc. E para cada um desses papéis fazemos escolhas muito diferentes. Imagine um jovem que quando solteiro gostava de sair todo final de semana, chegava tarde em casa e, dormia até tarde no dia seguinte. O que vai acontecer quando esse jovem se casar e tiver filhos? Quer ele queira ou não, terá que começar a fazer escolhas diferentes. Terá que assumir outro papel;  o de chefe de família, ou terá sérios problemas.

Muitas pessoas entram em conflito quando uma situação semelhante acontece, porque acreditam que o papel que elas representaram a vida inteira não pode mudar, que elas “são” seus papéis. No universo corporativo podemos observar os que têm uma posição de chefia, muitas vezes tendem a continuar agindo da mesma forma quando chegam em casa, sendo chefe dos filhos e da esposa. É preciso saber separar as coisas. Todo ator sabe que quando sobe ao palco e representa um papel, terá que “deixá-lo” no camarim quando a peça acabar.

Suas escolhas são na maioria das vezes baseadas em quem você acredita que é, por exemplo, se você acredita que é uma pessoa corajosa, fará escolhas diferentes, de uma pessoa que não compartilha do mesmo sentimento. Você poderá optar em praticar esportes radicais, enquanto o outro, simplesmente se recusa a sair de casa com medo de assalto. O problema surge quando “abraçamos” uma desses papéis e dizemos “Eu sou assim e não vou mudar”.

Reforçar uma crença sobre quem você é pode ser o principal oponente para mudar. Nem o corajoso, nem o medroso estão certos ou errados, o melhor é saber que para cada situação, precisaremos usar um dos vários papéis para encontrar a solução mais adequada aos desafios que surgem.

Certa vez, um escorpião que queria atravessar um rio e, com receio que a correnteza o levasse, se aproximou de um sapo que estava próximo à margem, e disse:

– Ei seu sapo, eu preciso chegar até o outro lado do rio, você pode me dar uma carona? O sapo, conhecendo a fama dos escorpiões em picar venenosamente suas vitimas, retrucou:

– Você é louco! Se eu deixar você subir em minhas costas, você vai me picar e vou morrer! Ao qual o escorpião responde:

– Não seja tolo, se nós estivermos no meio do rio e eu te picar, você vai afundar e, eu vou junto com você e morrerei também. Um bom argumento, pensou o sapo, e,  concordou em levar o escorpião até a outra margem, mas bem no meio do rio o sapo sente uma picada nas costas e, virá para o escorpião e diz:

– Você disse que não faria isso e, agora ambos iremos morrer. O escorpião lamenta dizendo:

– Eu sei disso, mas essa é minha natureza, não pude evitar.

Talvez você não possa mudar sua natureza, mas pode expandir sua identidade, fazendo escolhas diferentes. Observe quais são os papéis que você representa em diversos contextos em seu cotidiano. Aprenda a diferenciá-los, e se pergunte: – Quem sou eu neste contexto? Qual é a melhor atitude para tomar nessa situação específica? Ao fazer as perguntas certas, estará também tomando a decisão expandir quem você é e como conseqüência mudará os resultados de sua vida e de seu destino ultimo.

Pense nisso!

Forte abraço

O que achou desse artigo? Gostou? Detestou? Faça um comentário, participe!

 

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *