Blog

Você é um Líder Congruente?
4 de julho de 2011
Tudo que faço é trabalhar, mas os meus resultados não acontecem
6 de julho de 2011

Aprenda a Reconhecer os Talentos da sua Empresa

Abraham Maslow, um dos grandes pensadores do século passado, afirmava que todo ser humano possui necessidades básicas, entre elas está a necessidade de se sentir significante, ou seja, o ser humano precisa de reconhecimento por aquilo que faz.

Não se trata de um capricho, isso faz parte da natureza do Homem. Essa questão é tão real que, em plena era da comunicação, esse conceito continua sendo bastante relevante, embora muitas pessoas tenham esquecido (ou talvez nem saibam) da sua importância.

Quantas vezes você parabenizou um colega de trabalho por conta de um projeto bem elaborado e desenvolvido? Você é daqueles, ou conhece alguém, que tem uma excelente percepção para algo que esteja errado e logo se adianta para encontrar um culpado?

No mundo corporativo existe uma história sobre o funcionário de uma multinacional que, ao ousar e arriscar novos métodos de trabalho deu um prejuízo de milhões de dólares à empresa.

Por causa disso ele foi convocado à diretoria e já contava como certa a sua demissão.

Ao entrar na sala, mesmo antes de ouvir qualquer coisa, se adiantou dizendo que sabia ser aquela sua última reunião na empresa.

O que nem passava pela sua cabeça é que, ao contrário do que imaginava, o diretor entendia o tal prejuízo como investimento em treinamento e não estava disposto a perder um colaborador como ele.

Essa história enfatiza a importância de elogiar e reconhecer as pessoas pelo trabalho que elas desenvolvem, mesmo que às vezes não seja pelo resultado, mas pela atitude.

Reconhecimento é o instrumento de motivação mais eficaz que eu conheço e nesse contexto é possível despertar e desenvolver talentos.

É importante ressaltar que reconhecimento não implica oferecer prêmios valiosos, promoções ou aumento de salário. Um “muito obrigado” ou um “parabéns” faz enorme diferença para quem ouve, seja ela quem for e em que posição estiver.

Considero o argumento de “critica construtiva” muito perigoso. Em muitas circunstâncias pessoas criticam colegas de trabalho, seus conjugues, filhos e até os pais com o intuito de promover alguma mudança positiva, mas a realidade tem mostrado que esse não é o melhor caminho.

Atitudes positivas geram comportamentos positivos e o contrário também é verdadeiro. Infelizmente o hábito de criticar e procurar um culpado para tudo o que não deu certo se tornou tão corriqueiro que muitas pessoas chegam a considerar normal.

Quem busca melhorar seus resultados deve primeiro aprender a elogiar e reconhecer as pessoas que o ajuda direta ou indiretamente a alcançar suas metas.

Ninguém alcança um bom resultado sozinho. Somente apontar erros elimina a auto-estima das pessoas. Eu considero a regrinha do mais-menos-mais bastante interessante para corrigir alguém.

Ela implica em primeiro enfatizar as qualidades, depois apontar o erro e encerrar com elogios verdadeiros.

Entenda que em nenhum momento eu o incentivo a abafar o erro. Quando necessário ele deve ser apontado, mas precisamos ter em mente que um simples comentário para um pode ser o causador de bloqueios para outros.

O hábito do reconhecimento deve ser inerente ao perfil de pessoas em posição de liderança, pois o seu papel é inspirar outras a descobrirem seu imenso potencial.

Quando um talento é desperdiçado em geral o responsável é o líder por querer resultados rápidos e não conseguir enxergar um precioso diamante que só precisava de um polimento, ou seja, um elogio, um conselho ou mais liberdade de atuação.

Isso é muito comum no mundo corporativo, mas também em todos os tipos e níveis de relacionamentos.

Vale lembrar que todos nós, numa circunstância ou outra, ocupamos a liderança, seja no trabalho, na família, num relacionamento e precisamos ficar atentos a essa questão.

É relevante ressaltar que é preciso alertar para o que pode estar errado, mas, principalmente reconhecer e incentivar o que é desenvolvido corretamente. Leve isso em consideração e certamente você constatará a grande diferença no resultado dos seus relacionamentos e empreendimentos.

Se você chegou até aqui, parabéns! Você tem grandes chances de reverter o cenário da sua vida e das pessoas que o cerca.

Um forte abraço e sucesso sempre!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *