Blog

Prepare-se para a imprevisibilidade
2 de julho de 2011
Aprenda a Reconhecer os Talentos da sua Empresa
5 de julho de 2011

Você é um Líder Congruente?

Você não fica doido  quando alguém discursa sobre o que é preciso fazer para melhorar as coisas e como as pessoas deveriam se comportar para atingir um objetivo, mas você percebe que a própria pessoa não faz aquilo que prega?

Eu também fico!

Muitas pessoas têm ótimos discursos, sabem se expressar com facilidade e conseguem influenciar qualquer platéia, mas quando observamos aquilo que estão fazendo, descobrimos que existe um grande abismo entre o discurso e a prática.

Tenho quase certeza de que você conhece alguém assim. Pessoas que falam, falam, falam, mas fazem exatamente o contrário daquilo que estão dizendo. Ou seja, são incongruentes ou em desarmonia consigo mesmas.

Talvez essa pessoa seja seu marido, esposa ou até mesmo o chefe que tem o hábito de repetir aquele velho ditado; “faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço”.

Existe hoje no Brasil uma grande escassez de líderes, de pessoas congruentes entre seus discursos e suas ações.

Os grandes líderes não são admirados apenas por seus belos discursos, mas por aquilo que fazem. Pela paixão que têm por uma causa digna de terem seguidores.

O líder indiano Mahatma Gandhi foi assim. Ele era um líder congruente entre aquilo que dizia e aquilo que fazia. Nem mesmo quando foi provocado a reagir violentamente contra os ingleses, mudou suas convicções a respeito de como queria a liberdade pacífica da Índia.

Existe uma história interessante que é atribuída a Mahatma Gandhi. Que é um verdadeiro exemplo de congruência, que eu particularmente considero como uma das mais importantes características do líder moderno.

Quando Gandhi voltou dos seus estudos na Inglaterra e começou a se dedicar à libertação da Índia.

LIDERE PELO EXEMPLO

As pessoas vinham até ele pedir conselhos, certo dia chegou até ele uma senhora com seu pequeno filho de 5 anos até ele. Ela disse:

Por favor, Mohandas converse com meu filho, e diga para ele parar de comer açúcar. Gandhi então olhou o menino nos olhos e depois para a mãe e disse; volte aqui 15 dias.

A mãe, confiando em sua sapiência, pegou o filho pela mão e foi embora.

15 dias se passaram e a mãe retorna com o filho para finalmente descobrir o que fazer para que seu filho parasse de comer açúcar.

Ele se encontra com Gandhi e novamente pede a ele que diga ao filho para parar de comer açúcar.

E novamente Gandhi olha para o menino e diz: – Pare de comer açúcar!

A mãe, então diz; – só isso?

Se era só isso então porque o senhor não disse há 15 dias?

Gandhi então responde; porque há 15 dias eu ainda comia açúcar.

Gosto dessa história por 2 motivos, o primeiro é que ela mostra que Gandhi era absolutamente congruente, entre aquilo que acreditava e aquilo que fazia.

E a segunda é porque uma metáfora tem o poder de transformar a vida das pessoas. A primeira vez que ouvi essa história nunca mais esqueci.

Você vai realmente conhecer um líder, não pelo que ele fala, muitos por aí tem um discurso bonito, mas não são congruentes com o pensam e falam.

A melhor maneira de conhecer um líder é através do seu caráter, a forma como ele reage as adversidades.

É muito fácil falar e até agir, mas o que diferencia os líderes de um seguidor é a capacidade que ele tem de reagir aos momentos difíceis da vida.

O que você faz quando as coisas não estão acontecendo como você gostaria?

Você grita com os outros, esperneia, põe a culpa em alguém ou assume a responsabilidade pelo “time”?

A melhor reposta que você pode ter, é se comprometer em motivar as pessoas para que alcancem resultados de forma voluntária.

Saber inspirar pelo exemplo é uma das mais poderosas forças do universo. O que lhe vem à mente quando pensa em Jesus Cristo, de Mahatma Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Nelson Mandela.

Ser congruente é estar em harmonia entre aquilo que você pensa, fala e faz. Sem isso, sua vida é uma mentira. E mentir para si mesmo é sempre a pior mentira. Como já dizia aquela antiga música da banda Legião Urbana.

O fato é que as pessoas só seguem aqueles a quem elas admiram. E ninguém admira um fanfarrão falador. Se você está em um cargo de chefia dentro de alguma empresa, pense muito bem antes de dizer alguma coisa.

Observe se você já é aquilo que espera que outras pessoas sejam.  Uma frase famosa diz; Aquilo que você faz grita tão alto em meus ouvidos que não consigo ouvir o que você diz.

Os líderes influenciam pelo exemplo. Aquilo que eles fazem todos os dias é o que inspira outras pessoas a fazerem o mesmo.  E você pode ser um líder.

Você pode ser alguém que as pessoas queiram seguir, mas para isso, precisa ser congruente com você mesmo.

Acreditar profundamente em algo que possa beneficiar outras pessoas e ser o primeiro a executar o plano para atingir esse objetivo.

Pense nisso!

Forte abraço

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *