Blog

Utilize o principio 90/10 por Stephen Covey
1 de julho de 2011
Você é um Líder Congruente?
4 de julho de 2011

Prepare-se para a imprevisibilidade

A aceleração contínua das mudanças tem tornado o mundo cada vez mais incerto e imprevisto. Tenho ressaltado em vários artigos, a importância de estarmos cada vez mais preparados para essa imprevisibilidade e incerteza. Como? Despertando talentos inatos e que estão sendo negligenciados por nós.

Um dos maiores desafios que todos nós enfrentamos é o de nos mantermos abertos a todas as mudanças que surgem a cada momento. Eu mesmo luto ferozmente para me manter ativo e sair da zona de conforto. É preciso coragem e muita força de vontade para sair da zona segura e tentar fazer coisas diferentes. Estudos mostram que, para preservar energia, nosso cérebro procura seguir padrões já estabelecidos de comportamento. Isso significa que se você quer ver mudanças em sua vida, terá que fazer algum tipo de esforço, precisa começar a criar uma nova forma de ser e de enxergar o mundo.

A melhor maneira de fazer isso é exercitando seu cérebro para pensar diferente, fazendo coisas diferentes daquelas que já está habituado a fazer. Por exemplo; Se você gosta de filmes, assista a um gênero de filme que não está habituado a ver, se gosta de comédias, assista a um bom drama, daqueles de fazer chorar. Leia coisas diferentes; visite uma livraria e escolha uma sessão diferente daquelas que está habituado e compre um livro que “jamais” leria. Pratique esportes, faça cursos fora da área que trabalha, pratique meditação, interaja com pessoas bem diferentes de você.

O autor norte americano Daniel Pink, autor do livro “A revolução do lado direito do cérebro”, que recentemente participou de um evento empresarial aqui em São Paulo, diz que vivemos em uma era conceitual, e precisamos saber utilizar os dois hemisférios cerebrais para lidar com a nova realidade do mundo.

Prepare-se para imprevisibilidade, entenda que as habilidades adquiridas no passado já não são mais empregadas hoje. Por isso, é necessário encontrar novas formas de atuação constantemente.

Um goleiro chega a treinar oito horas por dia para tentar pegar uma bola que ele não sabe para onde vai. O jogador de tênis faz a mesma coisa. Mas, por que treinar? A questão é que para tudo não existe apenas uma resposta certa. Devemos treinar a flexibilidade e a criatividade para lidar com situações inusitadas, às quais, muitas vezes, nunca tivemos acesso. Ou nos preparamos para agir em momentos inesperados ou então ficamos vislumbrando as coisas acontecerem sem nada a fazer.

Daí a importância de se treinar a prontidão e se manter preparado para a imprevisibilidade. Não existe melhor maneira de treinar, ensaiar e praticar do que no dia-a-dia, com a sua equipe. Você pode até ter o conhecimento, mas só conseguirá colocar um projeto em prática com muito treino.

Pense nisso!

Forte abraço

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *