Blog

Tudo é energia. Energia é tudo.
16 de janeiro de 2012
Começando a transformação
17 de janeiro de 2012

Uma viagem de 21 dias

Conforme escrevi no post anterior, comecei hoje um processo que estou chamando de “A dieta mental dos 21 dias”, uma explicação rápida para esse nome; entendemos por dieta tudo aquilo que comemos ou bebemos, mas nós também nos alimentamos de sons, imagens e sensações, certo? Desde o momento em que acordamos começamos a receber essas informações do ambiente, somos influenciados e reagimos a essas informações. O que você acha de uma dieta para a mente, onde durante um período só nos alimentaríamos” de informações positivas e estados elevados de consciência?  Sim essa é a ideia, mas eu acredito que sua mente só funciona bem se seu corpo estiver da mesma maneira, “Mens Sana in Corpore Sano” o que significa simplesmente “Mente sã em corpo são”,  portanto, o processo é o de transformar mente e corpo, com dieta alimentar, exercícios e reprogramação mental.

E por que 21 dias? Por causa da maneira como o cérebro cria novos hábitos. O psicoterapeuta Plínio Martelli diz em seu livro Terapia do Otimismo que  a grande maioria das pessoas tem enorme dificuldade em conseguir mudar algum hábito considerado negativo. Porque isso acontece? Pensando nisso, me lembrei de um livro que li há alguns anos, e que tem uma explicação bem simplificada do processo que passamos. O Dr. William Sadler, psiquiatra e membro da associação norte-americana de psiquiatria, diz que: nossos hábitos estabelecidos fazem caminhos literais através do nosso sistema nervoso e que a repetição dos mesmos pensamentos ou ação forma sulcos mais e mais profundos, justamente como andar sempre no mesmo lugar em um gramado fará um sulco nele.

Saindo da membrana da célula nervosa, existem muita fibras emissoras que transmitem a mensagem de célula e a receptora de outra existe um pequeno espaço chamado sinapse.

John Eccles, da Austrália, examinando estas sinapses, verificou minúsculos alargamentos na célula emissora, aos quais deu o nome de boutons. Notou também que muitas fibras emissoras de muito boutons não exigiam tantos estímulos quanto as que tinham poucos boutons para que produzissem os elementos químicos necessários para mandar impulsos para a próxima célula.

Ele teorizou que os boutons poderiam ser reformulados quando a fibra emissora específica é repetidamente estimulada. Esses estímulos frequentemente poderiam formar mais boutons, sendo assim muito mais fácil para as mensagens passarem pelo seu caminho específico.

Pesquisadores descobriram recentemente que isto é verdade. Através de microscópio eletrônico, viram pequenas moléculas de proteínas passando pelas fibras em forma de tubo, para a área da sinapse onde os boutons são formados. Eles descobriram também que o estímulo repetido faz com que os boutons cresçam e se multipliquem.

Podemos concluir que qualquer pensamento ou ação que é frequentemente repetida está realmente formando boutons no fim de algumas fibras nervosas, tornando mais fácil repetir o mesmo ato ou pensamento.

Este é o método como os hábitos são formados em nosso sistema nervoso.

A partir desta constatação, foi considerada a necessidade de que novos boutons sejam criados, formando um nova rota, com maior número de boutons, que irá substituir a rota antiga. Então, quando novos impulsos nervosos fluem através do cérebro, será mais fácil tomar a nova rota, com mais quantidade de boutons.

Quando decidimos não fazer algo errado, um elemento químico chamado gaba é secreta e age como um “freio”, inibindo a velha célula de reagir.

A resistência repetida à tentação de fazer o incorreto faz com que o gaba refreie a rota antiga, enquanto novos boutons são formados, criando uma nova e propiciando a mudança de hábitos nocivos ou de pensamentos prejudiciais.

Pelo exposto, fica mais fácil compreender por que temos tanta dificuldade em mudarmos certos hábitos em nossa vida, ou mesmo em aceitarmos novas ideias. As mudanças, geralmente, nos enchem de medo, de insegurança e continuamos pela vida a fora agarrados tenazmente a tudo o que nos foi ensinado, mesmo em prejuízo de nosso crescimento interno, sem sabermos que foi a repetição de uma ideia que criou um rota em nossas células nervosas, um caminho para nossos pensamento e que a repetição de uma nova ideia irá aos poucos anular o antigo caminho traçado e criar um novo e mais adequado a nossa felicidade e saúde.

 Algumas teorias dizem que se repetirmos uma ação por 21 dias seguidos vamos criar um novo hábito. Voc6e pode escolher algo que quer mudar e repetir durante 21 dias seguidas. No próximo post vou relatar o que aconteceu no meu primeiro dia e que estratégias usei para me manter concentrado no que precisa ser feito.

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *