Muitas pessoas ainda questionam a eficácia de uma ação motivacional em suas empresas. Algumas delas costumam dizer que palestras motivacionais não funcionam, e que é pura perda de tempo.
Tenho que discordar dessa gente. Todo mundo precisa de motivação, de uma forma ou de outra, todos precisam ter um motivo forte para fazer o que precisa ser feito. Se a inspiração não vem de dentro, precisa vir de fora.
Se você acredita que para mudar uma atitude ou comportamento precisa fazer trocentos cursos, ler quinhentos livros, fazer coaching, eu respeito a sua opinião, pois essa é também uma das maneiras de se autoaprimorar,
Mas existe uma maneira mais rápida de transformar seu comportamento e sua vida
Uma das coisas que descobri durante os últimos anos é que o ser humano aprende através de duas maneiras principais; por impacto e por repetição.
Para exemplificar, quero fazer uma pergunta: – Você se lembra do que aconteceu no dia 01 de maio de 1994?
Se você tem mais de 30 anos, é muito provável, que se lembre que nesse dia, não apenas comemoramos o dia do trabalho, mas que caiu em um domingo, e foi um dos dias mais tristes do esporte em todo mundo; O dia em que nosso ídolo Ayrton Senna morreu em um acidente automobilístico.
Por que lembramos desse dia mesmo depois de tantos anos, e nem lembramos o que comemos ontem na hora do almoço?
Porque a morte de Ayrton Senna nos marcou de forma tão impactante que criou um registrou emocional em nossos corações e mentes que jamais esqueceremos.
A partir desse acidente, a Fórmula 1 mudou radicalmente a segurança nas pistas, e de lá pra cá, nem um acidente com morte aconteceu. Ou seja, aquele incidente, gerou aprendizado e mudou a maneira como as pessoas passaram a se comportar.
A segunda forma de aprendizado, vem através de repetição. A repetição sistemática de uma ação pode criar um novo hábito, e isso pode gerar aprendizado.
Lembra como você aprendeu tabuada?
Repetiu, repetiu e novamente repetiu até fazer parte de você. Assim como o aprendiz de motorista que precisa repetir à exaustão os movimentos dos pedais e trocas de marcha até que esses movimentos se tornem automáticos, e assim, possa dirigir razoavelmente bem.
Depois que a pessoa aprende a dirigir, faz isso sem ter que pensar, dirige e faz uma série de coisas ao mesmo tempo.
Diferente desse ultimo exemplo;
As palestras motivacionais tem como objetivo causar impacto emocional, criar um acesso rápido ao conhecimento ofertado, e com isso, acelerar o aprendizado e a mudança comportamental.
O objetivo é o de fazer com que as pessoas saiam com algum tipo de aprendizado que não esqueçam, e que possam utilizar imediatamente, melhorando assim, o desempenho e seus resultados.
Nada de errado com treinamentos mais prolongados ou técnicos, eles são necessários para treinar e certificar profissionais, mas não é o que eu faço.
Nas palestra de Motiversão que eu realizo para as empresas espalhadas pelo Brasil. Ninguém fica entediado. Ninguém fica fazendo anotações em apostila. Ninguém fica parado.
As pessoas participam ativamente, e com isso, aprendem melhor e mais rapidamente. Entendeu ou quer que eu repita?
Forte abraço e sucesso sempre!
Saiba mais como levar uma palestra de Motiversão para sua equipe clicando aqui.