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Como Aumentar Sua Produtividade Sem Se Tornar Um Polvo

Um dos maiores desafios que temos enfrentado na área comportamental, e  assunto de muitos estudos,  é a chamada procrastinação. A procrastinação é o adiamento de uma ação. É  quando a pessoa tem por hábito evitar ou adiar uma ou mais tarefas. Ele sabe que precisa fazer, mas sempre dá um jeito de “praticar barrigoterapia” como costumo dizer em minhas palestras.

A procrastinação tem causado grandes problemas para profissionais de todos os segmentos, que se sentem improdutivos,  e até certo ponto, envergonhados por não conseguirem cumprir com suas responsabilidades e compromissos.

Existe um fato importante, e que precisa ser encarado por todos; Todos nós, de uma forma ou de outra procrastinamos. Isso mesmo! Não venha me dizer que você nunca deixou para lavar a louça no dia seguinte, porque sabia que não faria muita diferença,  ou começou uma das dezenas de dietas que começou, na segunda-feira porque tinha aquela festinha no sábado? Sim, nós procrastinamos, e não há nada de errado com isso. A questão é; – Como você pode minimizar esse comportamento e ter uma vida mais produtiva e feliz? Abaixo destaco 4 estratégias poderosas para que você possa vencer a procrastinação.

01 –  APRENDA A DIZER NÃO

Nós vivemos em um mundo de transformações rápidas, contínuas,  e com muitas distrações. Começamos a fazer algo, toca o bip da caixa de e-mails, paramos para ler, e logo mudamos para os últimos feeds da rede social, em seguida damos atenção ao colega que chamou para contar uma novidade, e quando percebemos, deixamos de fazer o que estávamos fazendo.

Eu aprendi que a principal estratégia de uma pessoa produtiva é saber definir suas prioridades. A primeira coisa a fazer é aprender a dizer NÃO para tudo aquilo que não é importante. O fato de que você possa fazer alguma coisa, não significa que você precisa fazer essa coisa. Às vezes, criamos listas de tarefas enormes com coisas que podemos fazer, mas ao olhar para a tal lista no final do dia, descobrimos que não fizemos nem a metade. Isso acontece porque acabamos fazendo coisas que não eram tão importantes,  em detrimento de outras que seriam vitais para seu projeto pessoal ou profissional.

“Saber dizer não, é conhecer a si mesmo e aquilo que é mais importante fazer”.

02 –  FAÇA LISTA MENORES

Eu não era muito adepto de lista de tarefas, eu simplesmente ia fazendo o que vinha pela frente, mas isso não me trouxe grandes resultados. Hoje sei da sua importância para nortear ações. O problema é quando fazemos uma lista gigante de coisas que precisamos fazer, e nos sentimos impelidos a terminá-las, mas por falta de tempo, acabamos fazemos mal,  ou simplesmente deixamos de fazer. Com isso, nos sentimos aflitos, às vezes, achando que não temos capacidade para dar conta do recado. Eu recomendo que você descubra em sua lista de tarefas,  qual é a coisa mais importante a ser feita, e faça! Se for uma “tarefa monstro”, divida-a em  pequenas tarefas,  deixando de preferência somente as que estão diretamente ligadas ao seu projeto.

Em minha estratégia pessoal, eu escolho 4 tarefas (metas) importantes que tenho que fazer em cada dia, e me concentro ao máximo para fazê-las acontecer conforme planejei. Dessa forma, eu digo NÃO para tudo aquilo que não está ligado a essas 4 metas diárias.

03 –  EVITE AS DISTRAÇÕES

Umas das coisas que mais atrapalham nossa produtividade é o excesso de distrações que ocorrem em nosso dia a dia. Conforme citei acima, é o e-mail, a rede social, somos nós mesmos nos sabotando. O fato é que tudo na vida é uma questão de hábito,  e a melhor maneira de evitar as distrações é mudar seu hábito de se distrair. Difícil? Claro que sim. Nosso cérebro não gosta de mudanças e vai tentar manter aqueles hábitos como já estão.

A solução é colocar as coisas mais importantes para fazer em um momento em que você será menos importunado, como por exemplo, no período da manhã. Desligue ou coloque os aparelhos no modo silencioso (minha mulher vive reclamando que deixo o iPhone assim o dia inteiro), feche o programa de e-mails e concentre-se ao máximo naquilo que precisa fazer. O segredo é criar uma rotina, que é a melhor forma de criar o hábito.

04 – CONCENTRE-SE EM UMA TAREFA DE CADA VEZ

Nos dias atuais, somos treinados para fazer muitas coisas ao mesmo tempo, é o que algumas pessoas celebram como “O ser multitarefas”. Entenda que nosso cérebro é capaz de fazer algumas coisas ao mesmo tempo, mas só é capaz de prestar atenção efetivamente em uma de cada vez. Apesar de querer, você não é um polvo com vários braços.

As pessoas acabam confundindo movimentação com produtividade, mas se você olhar de perto, verá que estão apenas pulando de uma tarefa para outra sem obter o que querem. O resultado disso é uma série de tarefas mal feitas e inacabadas.

Esqueça o mito da multitarefa e concentre-se em uma coisa de cada vez. Comece e termine cada tarefa que tiver, e verá sua confiança aumentar para continuar fazendo. O problema não está na falta de tempo, mas na necessidade de ter que fazer milhares de coisas para fazer a vida valer a pena.

“Para ganhar a guerra contra a procrastinação, você só precisa vencer as pequenas batalhas do dia a dia”.

Gostou dessas dicas? Tem muito mais no meu novo e-book, o Produtividade Monstra. Clique nesse link e garanta sua cópia!

Um forte abraço e sucesso sempre!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

4 Comentários

  1. Andrea Prima disse:

    Aproveitando o assunto, um teste para identificar seu tipo de procrastinador:

    http://www.playbuzz.com/sidartal10/que-tipo-de-procrastinador-voc

    Uma vez identificado tipo, é mais simples combater o problema.

    É baseado no livro de uma psicóloga chamada Linda Sapadin (“It’s About Time!: The Six Styles of Procrastination and How to Overcome Them”, Penguin Books, 1997).

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