Blog

3 Perguntas Absolutamente Imprescindíveis Para Quem Quer Conquistar Sonhos
4 de abril de 2014
Como Aumentar Sua Produtividade Sem Se Tornar Um Polvo
15 de abril de 2014

5 Estratégias Para Conquistar o Melhor Ano da Sua Vida

08. Melhor ano (N)

Você já reparou no comportamento das pessoas quando começam uma viagem de avião? Elas entram na aeronave agitadas procurando por seus lugares, guardando suas bagagens de mão e ficam na expectativa até a hora da decolagem. Depois desse momento elas vão desacelerando, e se acomodando para aproveitar melhor a viagem.

Muitas pessoas começam o ano com essa mesma agitação, cheias de expectativas e planos quanto ao destino que querem chegar, mas fazem igual aos passageiros de um avião; desaceleram conforme o tempo vai passando e se acomodam esperando chegar ao destino automaticamente.

Mas na vida as coisas são um pouquinho diferentes, pois o piloto do seu avião é você mesmo!

O que acontece nessa época do ano,  é que as pessoas já tomaram seus assentos e estão só esperando para chegar no destino que imaginaram no começo do ano. Mas é preciso ficar atento com a armadilha desse tipo de comportamento,  que pode fazer seu avião nem sequer sair da pista de decolagem.

Eu tenho repetido ano após ano estratégias incríveis que tem me ajudado a alcançar resultados realmente extraordinários, e quero compartilhar com você algumas delas.

01 – TENHA METAS QUE O AJUDEM A CRESCER

Boa parte dos especialistas em elaboração de metas diz que você precisa ter metas que sejam realizáveis, ou seja, que você acredita que possa alcançar. Entenda que não sou contra esse tipo de abordagem, afinal durante muitos anos eu segui esse conselho à risca, e isso, alcancei ótimos resultados.

Mas descobri que fazer isso é pensar de forma mediana, e fazer aquilo que já sabemos que podemos fazer, não cria em nós o desejo de crescer de forma exponencial.

Se você quer crescer de verdade terá que estabelecer metas que o desafiem a sair completamente da zona de conforto. Tenha metas ousadas para sua vida. Metas que o façam sentir um buraco no estômago de medo e dizer – Não sei se sou capaz, mas mesmo assim vou em frente.

02 – CONCENTRE-SE EM FAZER POUCAS COISAS

Eu sei que vivemos em um mundo onde a demanda por fazer é gigantesca e com ela a necessidade de entregar mais e mais resultados. Mas aprendi com a experiência que nos tornamos mais produtivos quando colocamos nosso foco em um ÚNICA COISA de cada vez.

Eu estabeleci a mim mesmo que não tentaria “abraçar o mundo com as pernas”, como já havia me a habituado a fazer.

De uns anos pra cá tenho realizado de 3 a 4 projetos por ano, mas buscando a excelência em cada um deles. A viagem tem sido muito melhor e sem tantos solavancos.

03 – ASSUMA A RESPONSABILIDADE PELO SEUS SUCESSO

Se eximir da responsabilidade não o ajudará a conquistar mais em sua vida. Muito pelo contrário, pois quando você faz isso acaba se tornando refém das circunstâncias e das pessoas.

Não deixe que isso aconteça com você, como já fizeram muitos, que chegam no final da vida, e dizem; Se eu tivesse mais tempo eu faria tudo diferente, não deixaria minha esposa/marido/filhos decidir como seria minha vida.

Se eu pudesse voltar no tempo teria aproveitado mais a vida, ao invés de trabalhar tanto. A nota triste é que o tempo não pode voltar. Mas eu acredito que não importa sua idade, razão social, credo, sempre haverá uma oportunidade de você fazer aquilo que realmente quer.
Você é o piloto da sua vida e é você quem deve determinar a rota a ser seguida.

04 – REVISE SUA ROTA CONSTANTEMENTE

Um conselho que sempre dou aos meus clientes é que façam “revisão de rota” constantemente. O que você faria se estive em um ônibus e descobrisse que ele estaria indo na direção oposta de onde você que ir? É claro que pediria para descer e pegaria outro ônibus para onde você quer chegar.

Mas e se você simplesmente não percebesse que estava indo para o lugar errado porque se acomodou na poltrona e ficou com os dedos cruzados, torcendo para da tudo certo?

Revise suas metas (rota) constantemente e se perceber um desvio no caminho para o destino que você imaginou, não hesite em mudar rapidamente.

05 – O FATOR MAIS IMPORTANTE É A INICIATIVA

Não tenho a menor dúvida da importância a respeito das dicas anteriores, mas todas elas podem naufragar se você não tiver aquele ímpeto inicial, aquele desejo ardente de ver suas metas e sonhos sendo realizados.

Não fique preso ao excesso de planejamento, ou às dúvidas a respeito das coisas darem certo ou não. Comece alguma coisa agora! Os grandes empreendedores são pessoas cheias de ideias, mas tem como principal característica a INICIATIVA.

Comece alguma coisa hoje mesmo e descubra que ter um excelente ano só depende de você!

Que tal compartilhar essas dicas com alguém que você gosta?

Um forte abraço e sucesso sempre!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *