Blog

O Que Soichiro Honda Pode nos Ensinar Sobre Ter Mais Resiliência
28 de abril de 2014
3 Maneiras Simples De Silenciar Seu Sabotador Interno
28 de maio de 2014

3 Coisas Que Não Te Contaram Quando Era Criança

Você já imaginou chegar no final da vida e descobrir que boa parte daquilo que acreditava não era verdade?

Que tal descobrir que poderia ter feito muitas coisas diferentes do que fez, só que agora falta energia e entusiasmo para tirar o atraso?

Sim, infelizmente essa é a realidade de muitas pessoas que descobriram tarde demais o que era realmente importante para suas vidas.

No livro Antes de partir , a enfermeira e autora australiana Bronnie Ware, diz que costumava acompanhar e consolar pacientes terminais em seus últimos 3 meses de vida.

Nele, a enfermeira conta que próximas da morte as pessoas compartilhavam seus maiores arrependimentos, citando os cinco motivos mais frequentes:

01 – Queria ter aproveitado a vida do meu jeito, e não da forma que os outros queriam.
02 – Queria não ter trabalhado tanto.
03 – Queria ter falado mais sobre meus sentimentos.
04 – Queria ter mantido contato com meus amigos.
05 – Queria ter me permitido ser feliz .

É realmente uma pena que a maioria das pessoas só descubra isso quando já não podem fazer mais nada.

Mas isso não precisa ser assim…

Você pode mudar o rumo da sua vida se não estiver satisfeito com a forma como vive hoje.

O que você deve fazer? Tomar a DECISÃO de tornar sua vida em uma história que vale a pena ser contada.

ONDE O PROBLEMA COMEÇA

Uma das coisas que considero mais importante com a chegada idade,  é a experiência que adquirimos no decorrer de nossas vidas, o problema é que quando nos tornamos conscientes do que é importante, talvez não haja mais tempo para grandes mudanças de percurso.

Independente disso, eu acredito que nosso processo de aprendizado não termina nunca, a não ser que você tenha abdicado do direito de continuar crescendo, (conheço muita gente mais nova que eu que parecem zumbis perambulando pela vida, consumindo tudo que veem pela frente, sem dar atenção ao que é realmente importante e que poderia torná-los um pouco mais felizes).

Bem… se você se parece um pouco comigo, sabe que pode mudar a hora que quiser. A questão é você acredita que pode mudar?

Muitas pessoas até sentem o desejo de mudar de vida, mas não tem a força de vontade ou a coragem para fazer mudanças necessárias em suas vidas.

Ok, vamos dizer que você tem tempo e saúde para fazer mudanças em sua vida, mas alguma coisa ainda está emperrando você de dar “o pulo do gato”, o que fazer para sair dessa situação incomoda?

Vou te contar o que aprendi com a experiência (minha e de outros).

VOCÊ NÃO PRECISA REINVENTAR A RODA 

No filme Matrix de 1999, o Hacker Neo descobre que o mundo em que vive é apenas uma ilusão criada por uma inteligência artificial, e que terá que se adaptar a um mundo bem diferente do que estava acostumado.

Quando ele “acorda” no mundo real, descobre que precisa foi designado para enfrentar as máquinas que controla a humanidade.

Uma coisa que ele tem à disposição para seu treinamento, é um “simulador de realidade”, um programa de computador que permite um aprendizado acelerado.

Em seu primeiro treinamento de artes marciais, Neo recebe, através de um chip de computador, um programa completo com todas as técnicas de Kung Fu, e como em um piscar de olhos, ele aprende a lutar melhor que o famoso Bruce Lee. UAU! Como seria bom ter essa tecnologia à disposição para aprendermos TUDO sem ter que fazer nenhum esforço.

Essa tecnologia ainda não existe, mas podemos aprender com a experiência de outras pessoas, e com isso, acelerar, e muito nosso aprendizado. Na Programação Neurolinguística chamamos esse processo de Modelagem.

O Escritor e treinador norte americano Anthony Robbins é especialista em Coaching de Alta Performance e ensina essa técnica em seus cursos. O slogan dele é; Comprimindo Décadas em Dias.

Eu, particularmente, acho fantástico, pois significa que você pode economizar anos de muitos erros, tentando reinventar a roda, utilizando sua experiência como Coach e transformador de vidas para alcançar resultados em dias.

Eu mesmo pude experimentar esse conceito em um de seus eventos na Califórnia em 2009. E ele realmente cumpre o que promete.

Mas o fato é que através da modelagem você pode economizar tempo e acelerar de verdade suas conquistas, mesmo aquelas que você nem acredita que pode.

É claro que eu pensei; bem que eu poderia ter feito esse curso com 18 anos de idade. Mas o fato é que não importa qual é a sua idade, você pode aprender aquilo que deseja a qualquer momento.

Quando descobri que não precisava reinventar a roda toda vez que quisesse fazer alguma coisa nova, fiquei absolutamente maravilhado.

Isso acelerou meu aprendizado de forma brutal. Não como o “Chip maravilha” de Matrix, mas capaz de economizar muitos anos de erros desnecessários.

Bem, mas porque estou falando sobre tudo isso? É que nosso aprendizado seria melhor aproveitado se nossos primeiros mentores nos dissessem mais sobre nossas capacidades do que sobre nossas falhas e limitações.

Acredito que poderíamos aproveitar mais se “eles” te contassem sobre essas 3 coisas quando você era criança;


01 – VOCÊ É MAIS CRIATIVO E OUSADO DO QUE IMAGINA

14. criativo

 

Infelizmente em nossa infância somos bombardeados com as frases; – “Você não pode fazer isso”, “você não vai conseguir”, “para de inventar coisas moleque”, “obedeças as regras”. Entre outras coisas que só criam limitações nas crianças.

É claro que as frases são ditas, em sua maioria pelos pais e professores, e tem a intenção positiva de ajudar e proteger, mas não é isso que faz.

Para se ter uma ideia, de tanto ouvir frases e afirmações como as citei acima, adquirimos uma coisa chamada Incompetência Adquirida, ou seja, passamos a acreditar que precisamos aceitar os limites impostos a nós para sermos aceitos por nossos pais e pela sociedade.

A boa noticia é que se é uma incompetência adquirida, significa que adquirimos ela de alguém, e podemos abrir mão dela, pois certamente não viemos ao mundo com ela.

Você pode ser tão competente quanto queira, basta NUNCA parar de aprender.

Lembre-se; que quando criança, você era mais criativo(a), curioso(a) e ousado(a) do que é hoje. Não acredite quando alguém diz que você não é capaz de fazer algo.

 

02 – SEU FUTURO DEPENDE DE VOCÊ

15. future-wallpaper

 

 

Todas as informações que tive durante minha infância é de que deveria seguir as regras, estudar muito, arranjar um bom emprego que quando eu chegasse à velhice o governo cuidaria de mim.

Eu não cheguei lá ainda, mas vejo que aqueles acreditaram nisso, não estão nada felizes de ter contribuído tanto para chegar agora e não ter nada que preste.

Lute com todas as suas forças para se tornar financeiramente independente, para não depender de ninguém na velhice.

Existem cursos de finanças excelentes, que podem colocar no chinelo os conselhos do seu gerente do banco. Na verdade o gerente do banco é um funcionário que tem que trazer lucro para o banco, e ele faz isso com seu dinheiro.

Acredite, prepare-se financeiramente como puder, pois o governo não vai cuidar de você na velhice.

 

03 – A MELHOR HORA PARA SER FELIZ É AGORA

16. felicidade

 

Cuidado para não se tornar uma daquelas pessoas que só descobrem o que as faz feliz quando já estão próximas do “outro lado”.

A felicidade é um estado emocional e pode ser alcançada agora se você quiser, se você gostar do que está fazendo.

Uma vez ouvi sobre a diferença entre sucesso e felicidade que nunca mais esqueci, diz; “Sucesso é você alcançar o que quer ter, e felicidade é gostar do o que já tem”.

Talvez você ainda não tenha aquilo que deseja, mas isso não significa que aquilo que você já tem, não possa fazer você feliz.

Quantas pessoas adorariam ser você, em segredo, pelo que tem e pelo que é, e você fica correndo atrás de um monte de coisas que acredita vai trazer a felicidade.

Não se engane, a hora de ser feliz é agora, mesmo que alguém diga que você precisa se aposentar para começar a aproveitar a vida.

Gostou desse artigo? Então faça um comentário e em seguida compartilhe!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *