Quando o pessoal da Gerdau ligou me convidando para realizar uma palestra motivacional para sua equipe de líderes, eu fiquei extremamente motivado, porque mesmo depois de 25 anos de carreira e já tendo feito palestras para milhares de empresas, era a primeira vez que eu iria fazer uma palestra para essa empresa centenária, que de alguns anos pra cá está mudando seu perfil familiar para um novo tipo de gestão.
Recentemente a empresa contratou o primeiro CEO que não é da família Gerdau, se bem que quando falamos de empresas, todos podem ser considerados parte de uma grande família. Certo?
E esse foi exatamente o primeiro ponto de convergência que eu encontrei para construir uma palestra única e ao mesmo tempo inspiradora, como sempre faço.
Ao falar sobre os objetivos desse encontro em minha tradicional reunião de briefing com cliente, descobri que os participantes, vinham de diversas áreas que compõem o Supply Chain, e que também vinham de diversas cidades, e que o objetivo principal era a integração e trabalho de equipe.
Pensando nisso eu desenvolvi um novo personagem especialmente para a empresa. O Treinador de talentos extraordinários e especialista em alta performance Albeto Gether (um trocadilho para All Be Together – Estamos todos juntos).
Entre o briefing e a palestra eu tinha apenas uma semana para criar uma palestra motivacional que fosse ao mesmo tempo, inspiradora, mas que trouxesse temas importantes para que os líderes se tornassem agentes de mudanças compartilhando e inspirando suas equipes com a nova cultura e os novos rumos da empresa.
Liderança foi o nome do jogo, então eu compartilhei as 5 atitudes dos líderes extraordinários:
Todo precisa, antes de mais nada enxergar claramente o caminho a ser percorrido, e ajudar cada membro de sua equipe a fazer o mesmo. A inspiração e motivação necessárias para o sucesso em qualquer empreendimento, começa, antes de mais nada, comm uma visão sobre qual é o propósito da empresa e de si mesmo dentro da organização.
Se você quer parar de reagir às mudanças, precisa redescobrir o talento inato de criar o futuro que você deseja, ao invés de apenas reagir a eles. Para isso é preciso ter…
A inovação e reinvenção, não é mais um requisito de artistas, mas uma necessidade urgente para qualquer líder que queira estar à frente das mudanças.
Ao criar novas alternativas, o líder se torna um agente de mudanças, capaz de inspirar e mobilizar voluntariamente qualquer pessoa, criando uma poderosa sinergia na equipe.
Mais do que ser um otimista, o líder precisa ser um entusiasta, alguém que acredita em seu propósito, mas que também entra em ação para fazer a diferença no mundo.
Em resumo, isso significa que o líder precisa, antes de mais nada acreditar profundamente em sua missão de transformar os resultados que a empresa precisa através das pessoas.
No final da palestra todos aplaudiram de pé o palestrante Alberto Gether.