Blog

[VÍDEO] Palestras Motivacionais Realmente Funcionam?
9 de maio de 2019
Como Motivar E Engajar Sua Equipe Para Lucrar Mais Esse Ano – Parte 4
10 de maio de 2019

Como Motivar E Engajar Sua Equipe Para Lucrar Mais Esse Ano – Parte 3

 

Prezado leitor tudo bem?

Seja bem-vindo(a) à nossa terceira lição sobre como motivar e engajar sua equipe para lucrar mais esse ano.

Um dos grandes desafios da humanidade é o de conquistar e manter um alto nível de motivação para realizar as coisas.

Como palestrante motivacional, sempre tive a preocupação de compartilhar insights, ideias e conteúdos diversos que pudessem inspirar e ajudar as pessoas a terem uma vida mais enriquecedora.

Tive que encarar algumas verdades, que muitas vezes, nos negamos a enfrentar para que eu melhorasse não apenas meu próprio crescimento pessoal, mas também o impacto causado pelo meu trabalho.

Eu percebi que não basta ter todo o conhecimento do mundo, se não estivermos dispostos a entrar em ação. Por isso, nessa terceira lição, eu quero compartilhar 3 verdades sobre motivação que vão fazer você repensar a maneira como faz as coisas…

 

01 – Motivação Não Dura

 

Sempre que sou convidado para realizar palestras para o público empresarial, pergunto ao contratante; – qual é a maior necessidade do seu público, a resposta é quase sempre a mesma… eles precisam de motivação.

Mas o que é a tal da motivação?

Essa é uma verdade que você precisa aceitar, pois do contrário pode ficar se enganando achando que motivação é a resposta para todos os seus problemas.

A palavra motivação vem do latim e significa; mover-se na direção de um objetivo. É o porquê do indivíduo se comportar de determinada maneira. De maneira simples é o motivo que leva à ação.

É a razão que faz com que as pessoas saiam da zona de conforto e façam aquilo que eu chamo de “entrar na zona de combate”.

Isso significa que a motivação é o impulso que nos faz começar alguma coisa, mas não é garantia de que vamos terminar aquilo que começamos.

A motivação é “apenas” a faísca que te faz sair da inércia para fazer algo, mas continuar e finalizar uma ação requer um outro ingrediente que eu já vou te falar.

É como aquela história da pessoa que começa a fazer dieta na segunda-feira, mas no final de semana já voltou para os velhos hábitos.

Ou como sempre acontece todo começo de ano… as pessoas fazem resoluções que não conseguem alcançar.

O primeiro grande desafio é o de manter a motivação elevada de forma consistentemente, de transformar a faísca em uma fogueira e depois em um grande incêndio.

Como dizia o escritor e palestrante Zig Ziglar.

“As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho – e é por isso que ele é recomendado diariamente.”

 

Isso mesmo a atitude é um hábito que precisa ser treinado até que você nem precise ter que pensar nele.

Você toma banho todos os dias?

Então sabe do que eu estou falando.

Você não precisa ter disciplina para isso, simplesmente porque tomar banho já se tornou um hábito em sua vida.

Você não precisa ter motivação. Simplesmente porque você já é disciplinado!

Você já repete algumas coisas, que nem precisa pensar, ou seja, já se habituou a fazer.

O que você precisa é tomar a decisão de fazer. Você precisa querer ”tomar esse banho de motivação” todos os dias!

A disciplina é apenas o resultado de várias ações repetidas ao longo do tempo. É a ponte que te faz sair do estado atual para o estado desejado.

 

02- Não Existe Fórmula Mágica Para Ficar Motivado

 

Então você já entendeu que a motivação não cai do céu, não existe a pílula mágica para que você seja supermotivado 24H por dia. Isso simplesmente não existe.

O que pode ser feito, é a decisão de querer ficar motivado e se comprometer com isso.

Estou sempre estudando novas maneiras de “esticar” o tempo com que as pessoas ficam motivadas depois de uma de minhas apresentações.

E sempre ao final de cada palestra motivacional, eu digo que não basta que as pessoas fiquem motivadas, elas precisam se comprometer em ficar motivado todos os dias.

“O comprometimento vai fazer

você ir muito mais longe”.

 

Não adianta ler um livro inteiro sobre autodesenvolvimento, e depois nunca mais ler nada. Mais vale ler uma página, uma frase por dia, para que você possa se sentir mais inspirado a continuar.

O que eu quero dizer com isso, é que você precisa se comprometer, e como eu disse na lição anterior, estar 100% responsável em se manter motivado.

Não importa se lendo um livro, assistindo uma palestra ou participando de um treinamento, mas faça, pois não tem outra maneira de desenvolver sua automotivação.

 

03 – Saber O Que Fazer Não É Mais Suficiente

 

O mundo atual, muda a uma velocidade tão alucinante que a informação e o conhecimento que você obteve ontem, pode não ser mais útil hoje.

Além disso, o excesso de informações tem deixado as pessoas mais estressadas, confusas e apenas reagindo ao que acontece à sua volta.

Entenda que apenas saber o que fazer já não é mais suficiente para que você tenha êxito em seus projetos e conquistas.

Quantos cantores de chuveiro, que nunca se tornam um sucesso, porque não tiveram coragem para se inscrever no The Voice, Programa Ídolos ou qualquer outro?

Quantos escritores e poetas de bares que nunca quiseram mostrar seu trabalho para outras pessoas, e com isso, acabaram engavetando seus projetos?

Quantas promoções profissionais perdem, por não darem uma ideia nova que vai melhores algum processo, ou porque não fizeram um pouco a mais quanto tinham chance?

Isso já aconteceu com você? Sonhar, sonhar e sonhar, mas nunca entrar em ação?

É preciso colocar em ação rapidamente aquilo que você aprendeu.

Durante muitos anos eu estudei, fiz cursos, li, mas estava sempre dizendo que ainda não estava pronto.

Grande erro!

Eu descobri as duras penas que saber e não fazer é como não saber, ou como diria o escritor Anton Chekhov…

“Conhecimento não tem valor algum se

você não colocá-lo em prática.”

 

Se você quer realmente ter sucesso, precisa abrir mão da segurança de, ter todas as informações que garantiriam o sucesso, antes de entrar em ação.

A verdade é que todo o conhecimento que acumulamos nos dias atuais, está mais atrapalhando do que ajudando seu desempenho, e não é suficiente para te fazer avançar.

Escolha algo que você realmente queira fazer, e faça!

E então, o que achou dessa lição? Foi útil para você?

Na próxima e última lição dessa série eu vou te falar como você pode aumentar drasticamente a motivação, o engajamento e o comprometimento da sua equipe para gerar resultados cada vez melhores na sua empresa.

Por enquanto, deixe um comentário aqui abaixo e diga o que achou dessa lição.

Um Forte abraço e vamos em frente!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

2 Comentários

  1. Felisberto disse:

    Caro Fernando

    Obrigado por partilhar conhecimentos tão ricos e valiosos que mudaram definitivamente a minha abordagem sobre a problemática da motivação. Revejo me em tudo quanto está escrito aqui, esta publicação teve mais impacto em mim que tantos livros e blogs já lidos sobre esta matéria. Posso afirmar com toda certeza que já me sinto preparado para partir para a zona de combate. Abraços

    Felisberto -Moçambique

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *