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A Principal Atitude Para Aumentar Os Lucros Da Sua Empresa

É um fato concreto que o mundo vive atualmente uma crise,  e eu não estou falando sobre crises política, ideológicas ou  financeiras.

O mundo vive uma crise de mentalidade e atitude positiva, que faz com que as pessoas apenas reajam ao que lhes acontece diariamente.

Dentro das empresas essa falta de atitude se reflete em falta de motivação o que gera como consequência um péssimo atendimento, perda de clientes, baixa nos lucros e negócios falindo.

Mas calma, nem tudo está perdido!

Uma das maiores conquistas que o ser humano obteve nas últimas décadas foi a consciência de que toda pessoa tem dentro de si a capacidade para escolher como quer se comportar.

No início do século passado o filósofo norte-americano William James já procurava entender a relação entre a consciência, a biologia humana e a realidade psíquica.

Conhecido como um dos precursores da neurologia moderna, ele costumava dizer que…

Podemos Mudar Nosso Destino

Apenas Alterando a  Nossa Atitude Mental

Essas considerações traduzem que a forma como nos comportamos e fazemos as coisas podem mudar nossos resultados, nosso curso de vida e, consequentemente, nosso próprio destino.

E o mais interessante é que atitudes simples podem fazer enorme diferença. O ato de sorrir é uma delas.

Seja no círculo social ou no mundo corporativo, a capacidade de sorrir e manter o bom humor diante das circunstâncias, podem fazer a diferença na vida de qualquer pessoa.

tempos atrás li em um artigo, sobre a forma de recrutamento utilizada pelo gerente de pessoal de uma grande loja de departamentos em Nova Iorque, que preferia empregar um vendedor com o segundo grau incompleto e um simpático sorriso no rosto, do que contratar um Ph.D ou doutor em administração de empresas que tivesse uma cara sisuda e pouca polidez no trato com as pessoas.

O desafio aqui é justamente manter o bom humor diante da constante pressão por resultados e pela competição acirrada dentro das empresas, o que torna, muitas vezes, o ambiente extremamente tóxico. Como rir em uma situação dessas?

Independentemente da resposta, o fato é que essa atitude precisa ser mudada e o primeiro passo para que isso aconteça depende apenas do próprio profissional. 

 

Pensar que ser simpático e sorridente está associado à irresponsabilidade é um engano que deve ter seus dias contados.

É importante aprendermos a rir das situações engraçadas da vida, rir de nós mesmos, levar a vida de maneira mais solta.

O problema é que, como mostra uma pesquisa,  uma criança ri cerca de 400 vezes por dia, enquanto um adulto apenas 16 vezes?

Eu confesso a você que fiquei perplexo com essa informação e não consegui rir disso.

A primeira pergunta que me fiz foi…porque será que, nós adultos, rimos tão pouco?

Será que a vida adulta é assim tão cheia de problemas que perdemos a capacidade de sorrir?  Será que não há mais motivo para graça?

O fato é que isso precisa e pode ser mudado, e o primeiro ponto é que você precisa redescobrir essa maravilhosa habilidade que é a de sorrir. 

Entendo que cada um de nós tem seus desafios, mas faz uma enorme diferença um posicionamento bem-humorado diante das circunstâncias.

Por acaso você é daquelas pessoas que vivem reclamando de tudo e se irrita quando vê outras se divertindo?

Cuidado!

Você pode ser um mau humorado de plantão e nem se deu conta disso.

 

A melhor Estratégia Para aumentar os Lucros da Sua Empresa

 

Se você é empresário ou gestor de Recursos Humanos sabe que o maior desafio atualmente é de manter uma equipe motivada, engajada e comprometida em gerar os melhores resultados para a empresa.

Empresas como Google, Microsoft, Facebook e Zappos, somente para citar algumas, possuem uma mentalidade completamente diferente de muitas outras que acreditam que somente porque pagam o salário do funcionário, ele deve aparecer todos os dias motivado e cheio de energia para arrebentar, mas infelizmente não é isso que acontece. 

Ainda são poucas as empresas  onde as pessoas trabalham muito, são bem remuneradas, mas conseguem trabalhar em um ambiente  descontraído e dinâmico.

Elas são apaixonadas por trabalhar lá. Por mais que ajam diferenças, as regras da companhia são seguidas e os resultados falam por si.

É claro que é mais fácil ir bem, quando tudo está bem. Mas o momento atual, exige que estejamos bem,  mesmo quando a situação parece que não vai melhorar.

Pesquisas realizadas pela Harvard Business School apontam que pessoas felizes produzem 31% a mais, aumentam seu potencial de vendas em 37% e são 3 vezes mais criativas.

Portanto,  a melhor estratégia para aumentar os lucros da sua empresa é o de investir na felicidade e bem-estar dos seus colaboradores, e não premiá-los somente depois que tiverem alcançado as metas estabelecidas.

 

Agora quero propor um exercício de imaginação a você…imagine que na entrada da empresa onde você trabalha, existe um “Risômetro”.

Esse Risômetro, diferente daquela máquina com sensores inventado pelo professor japonês Yoji Kimura  , faz uma leitura facial que não permite a entrada de pessoas tristes ou de mau humor na empresa.

Ou seja, se a pessoa chegar para trabalhar e não der um belo sorriso, não entra. Volta pra casa e não recebe pelo dia perdido.

Você acha que entraria facilmente para trabalhar ou voltaria pra casa?

Com certeza você deve se lembrar na infância, quando brincava o dia inteiro, e só fazia aquilo que gostava e o tempo voava.

Pelo menos comigo foi assim. Infelizmente, o contrário parece estar mais próximo da realidade dos profissionais espalhados pelas empresas em todo o mundo.

O trabalho parece ser sempre maçante ou estressante, o dia parece NUNCA terminar e mesmo assim parece faltar tempo e energia para realizar todos os projetos exigidos.

As empresas deveriam trabalhar somente com pessoas felizes. Outro dia tive que ligar para um cliente, e a telefonista atendeu com uma voz fúnebre, sem energia, sem a mínima vontade de ser educada ou atenciosa.

Pensei; O que essa pessoa está fazendo ali? Vai ser feliz minha filha!

 

O processo de contratação de qualquer funcionário nas centenas de Apple Stories espalhadas pelo mundo, tem mais a ver com a atitude do funcionário potencial do que com seu conhecimento, formação ou currículo.

Se a pessoa não demonstra empatia, paixão, vontade de ajudar e um brilho nos olhos por estar trabalhando em uma grande empresa, nem passa pelos primeiro testes.

Deveria haver uma cláusula no contrato de trabalho quando você começa em uma empresa, de que você deve rir pelo menos 50% do tempo que passa na empresa. Caso contrário…fora!!!

No filme Patch Adams – O amor é contagioso, estrelado pelo ator Robin William,  tem uma cena em que ele e um amigo saem na rua com um nariz de palhaço só para fazer as pessoas rirem.

Uma velhinha que passava meio distraída e quase sisuda, abre um grande sorriso ao vê-lo pendurado de cabeça para baixo com o enorme nariz vermelho.

Isso significa que o sorriso não vai apenas fazer bem para você, seu seu bolso e sua carreira, mas vai impactar positivamente a vida das pessoas à sua volta. 

Lembre-se você pode ser o agente de mudanças que sua empresa precisa, pode animar os desanimados, pode dar esperança aos depressivos e pessimistas, pode ser a diferença na vida de outras pessoas, por que o sorriso é contagioso.

Tenha em mente uma frase de Charles Chaplin que em poucas palavras revela a verdadeira importância de um sorriso.

Não preciso me drogar para ser um gênio; não preciso ser um gênio para ser humano, mas preciso de um sorriso para ser feliz.

 

Então, que tal começar a sorrir mais a partir de agora?

 

Boas gargalhadas e até a próxima!

 

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

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