Blog

[VÍDEO] Como Silenciar o Caos Mental que Sabota Sua Vida
24 de agosto de 2020
[VÍDEO] O Mundo Precisa da Sua Autenticidade
3 de outubro de 2020

Como Ajudar Sua Equipe a se Comprometer Com a Visão da Empresa

Um dos maiores desafios que as empresas estão enfrentando, além de todos os efeitos colaterais causado pela pandemia mundial de Covid19, tem sido o de manter a motivação e o comprometimento de seus funcionários em relação a visão da empresa. 

O excesso de notícias negativas vindas da mídia todos os dias, está fazendo com que muitos profissionais fiquem ansiosos, preocupados e pessimistas em relação ao trabalho e ao próprio futuro.

E com isso, muitos estão apenas trocando as horas do dia por um salário no final do mês. Tentando se manterem seguros em seus emprego para garantir o sustento de suas família. 

Mas trabalhar apenas por um salário também tem os seus efeitos colaterais. E os principais indícios dessa visão de curto prazo, é justamente a falta de comprometimento em usar todo seu potencial para trazer os melhores resultados para a empresa.

Você percebe essa atitude quando começa ouvir frases como; “não é pra isso que sou pago”, “isso não é minha responsabilidade”, “faço só o que me mandam fazer”, “graças a Deus é sexta-feira”.

É preciso entender a realidade de cada colaborador, mas é preciso também fazer cada colaborador entender a realidade da empresa. 

Fazer com que percebam que aquilo que fazem é maior do que aquilo que eles enxergam. Ou seja, é preciso expandir a visão de cada colaborador em relação ao que ele faz.

Esse momento não é mais sobre adaptabilidade e abraçar as mudanças que estão acontecendo no mundo. Mas o de ser um criador das mudanças que você quer ver no mundo

E como você pode ajudar as pessoas a serem agentes de mudanças dentro da empresa?

Aproximando a visão pessoal de cada um dos colaboradores com a visão macro da empresa. 

Se você está nesse momento dentro de alguma organização, responda rápido; Qual é a visão da empresa em que você trabalha neste momento? Se você não conseguir responder em menos de 30 segundos, pode ser que você ainda não tenha enxergado a importância do que faz.

A ÚNICA COISA CAPAZ DE TRANSFORMAR A ATITUDE E COMPROMETIMENTO DA SUA EQUIPE EM TEMPOS DE INCERTEZA.

Toda empresa possui missão, visão, valores que a faz seguir por um determinado caminho. 

Um colaborador dentro de uma organização pode ser comparado a uma célula de um corpo.

Cada célula possui uma função integrada ao funcionamento perfeito do corpo como um todo. Se cada “colaborador-célula” dentro da empresa não entende sua “função-missão”, o corpo organizacional pode ficar doente e com mal funcionamento, que tem como efeito colateral, baixo nível de motivação, energia e comprometimento.

Cabe aos gestores corrigir e começar a nutrir essas as células com um combustível de alta octanagem, que é a visão da empresa. 

Encontrar o  verdadeiro propósito de uma empresa é o verdadeiro combustível de mobilização comunitária.

Equipes de alta performance, em sua maioria, são movidas por um forte propósito, uma causa que as fazem ir além das própria habilidades momentâneas. 

Sua empresa tem um forte propósito? 

Até que ponto sua empresa e sua equipe está fazendo a diferença no mundo? 

Por que sua empresa quer transformar positivamente a vida das pessoas com seus produtos e serviços?

PENSE!

Como estimular sua equipe a encontrar o porquê da sua empresa em tempos de mudanças

Talvez você já tenha ouvido falar e até tenha lido um livro chamado “Comece Pelo Porquê – Como grande líderes inspiram pessoas e equipes a agir”, do autor  e consultor Simon Sinek.

Nesse livro ele explica porque algumas conseguem empresas atrair multidões de fãs e outras simplesmente presas em um ciclo de baixos lucros e correr atrás de novos clientes. 

Esse foi um livro divisor de águas para que eu pudesse entender como eu podia fazer a diferença em centenas de empresas das quais já fiz palestras e treinamentos.

De forma muito simplificada, começar pelo porquê, vai te ajudar a sair da superfície de acreditar que vende apenas produtos ou serviços e ir para a essência do que realmente as pessoas procuram. O porquê sua empresa faz o que faz.

Ele faz isso através do que ele chama de círculo dourado.

Em outras palavras, as pessoas não compram o que você faz, mas o porquê você faz.

Para melhor entendimento do que é o círculo dourado, eu recomendo que você assista a palestra do Simon no TED “Como grandes líderes inspiram ação”. 

Uma das empresas citadas durante a palestra é a Apple do qual, confesso,  sou fã dos produtos da empresa, não apenas pela beleza, design e tecnologia superior, mas porque a empresa, por intermédio de Jobs, conseguiu se posicionar como uma das empresas mais inovadoras, e atualmente, a empresa mais valiosa do mundo. 

Além disso, o visão pessoal do seu fundador, Steve Jobs, sobre como causar um impacto no mundo e entregar para as pessoas aquilo é realmente importante para elas, é notável. 

Em seu livro “Faça como Steve Jobs”, o Autor Camine Gallo, diz que o ex-presidente da Apple, na época presidente da PepsiCo, John Sculley transcreveu uma conversa sua com Jobs; Sculley diz por que aceitou trabalhar na Apple, mesmo ganhando menos e tendo que se mudar com toda a sua família rumo ao desconhecido:

“Estávamos na varando do lado oeste, diante do rio Hudson, quando Jobs finalmente me perguntou diretamente: -Você virá para a Apple? 

-Steve, eu disse, realmente gosto do que você está fazendo. Sinto-me estimulado. Como alguém pode não se sentir assim? Mas isso não faz sentido, Steve. Gostaria de ser seu consultor, para ajudá-lo de alguma maneira, mas não acho que posso ir para a Apple.”

Segundo Sculley, Jobs abaixou a cabeça, fez uma pausa e olhou fixamente para o chão. Em seguida, levantou os olhos e lançou o desafio que provocou Sculley. Jobs disse “Você quer passar o resto da vida vendendo água açucarada ou quer mudar o mundo? Sculley afirmou que foi como se alguém tivesse acertado um soco direto em seu estômago.

Seu objetivo agora é criar um espaço para as pessoas descobrirem seu propósito

Eu acredito que você, de onde está agora, pode causar um impacto altamente positivo, se escolher fazer isso.

Se você é um empreendedor,  gestor ou líder empresarial, pode literalmente mudar o mundo, se puder inspirar e mobilizar as pessoas a terem uma causa ou uma missão que as façam levantar todos os dias motivadas para fazer a diferença no mundo. 

E a melhor forma de fazer isso é colocando sua equipe na frente informações que possam ajudá-los a ir para o próximo nível.

Estamos vivendo uma nova era, e nesse momento, precisamos de pessoas que tenham comprometimento total para fazer a diferença na vida de outras pessoas. E o melhor lugar para fazer isso é na empresa onde trabalham.

Sim, é exatamente isso que os colaboradores da sua empresa  precisam ter urgentemente; um propósito que os façam agir agora!

Funcionários de uma empresa precisam “comprar” a visão e o propósito da empresa e alinhar essa visão, com a sua própria visão pessoal, caso contrário, o final de semana será o grande objetivo a ser alcançado.

Bora fazer a diferença?

Aliás, esse é o nome da minha nova “palestra provocacional”, que tem o objetivo de motivar e inspirar sua equipe a se tornar muito mais comprometida com a visão da empresa.

Se você ficou interessado em levar esse conteúdo para sua equipe, me mande uma mensagem que eu te passo as coordenadas para que você tenha uma experiência motivacional divertida e inusitada. 

Um forte abraço e sucesso sempre!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

1 Comentário

  1. Giovana Pasquotto disse:

    Esse foi o verdadeiro “soco” da mudança! Que venham os desafios! Belo texto, como sempre! Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *