No processo de aprendizagem a criança experimenta de tudo, sua mente está aberta para receber todo tipo de informação. Algumas têm grande facilidade para aprender sobre alguns assuntos e outras nem tanto.
Quando o pequeno estudante tem dificuldade em uma determinada matéria, seus pais logo contratam um professor para dar aulas extras, com o intuito de melhorar seus resultados onde ele é mais fraco.
Bem… Deve haver um algum motivo para a criança não ir bem em algumas áreas e, ter uma excelente desempenho em outras. Eu acredito que todos nós temos talentos naturais que “já vem de fábrica”, e que são subutilizados.
Um dos motivos pelo qual me tornei um ator e, logo em seguida um palestrante, é que vi que minha carreira no ramo bancário não teria muito futuro, ao invés de continuar tentando manter meu emprego, fazer uma faculdade de administração e me especializar naquilo que não era a minha praia, resolvi sair e usar meus talentos onde eu sentia que era o meu caminho, por sorte deu certo.
De qualquer forma, nos acostumamos a sempre tentar melhorar o que não está bom e, com isso, não colocamos tanta atenção nas coisas que já são boas.
Os melhores do mundo em suas áreas, aprenderam a colocar foco total naquilo que são bons e delegam o resto. Esse é o segredo para alcançar a excelência.
Por isso quero perguntar… Você tem dedicado seu tempo para melhorar o que você já é bom? Ou fica tentando melhorar áreas aonde não vai tão bem?
Como você tem utilizado seus melhores talentos em seu trabalho? O que você faz hoje motiva você a fazer cada melhor? Você consegue se ver fazendo o que faz hoje nos próximos anos?
Vivemos em um mundo que busca a autenticidade, a originalidade em cada pessoa, mas ao mesmo tempo somos incentivados a investir na melhoria dos nossos pontos fracos, somente para nos adequarmos ao que já está estabelecido.
Quero propor a você uma reflexão. O pesquisador e educador norte americano Howard Gardner, que criou a teoria das inteligências múltiplas, diz que cada um de nós possui algumas aptidões inatas e que nos ajudam a encontrar mais prazer nas coisas que fazemos no dia a dia.
Portanto, procure descobrir em qual área você é mais forte e gosta de atuar e invista seu tempo para fortalecê-la. Já que passamos a maior parte do tempo que estamos acordados no trabalho, não faz muito sentido fazer aquilo que você não gosta.
Lembre-se que sempre fazemos melhor aquilo que mais gostamos. Você só precisa saber o que motiva você a fazer o que faz todos os dias e se empenhar para fazer melhor.
Um forte abraço e sucesso
2 Comentários
Muito bom! Poderia responder qual o ano em que você postou isso:D
Marcelo, o artigo foi publicado em maio de 2011.