Outro dia estava conversando com um amigo, que falava da sua dificuldade para conseguir dormir. Perguntei a que horas ele ia para a cama, e ele me respondeu que era por volta das 2 horas da manhã quando já estava cansado de navegar pela Internet. Além disso, a sua maior reclamação era de que ao se deitar começava um verdadeiro festival de pensamentos sobre as coisas que tinha que resolver no dia seguinte, ou seja, sua mente não parava para descansar. Infelizmente esse não parece ser apenas o caso do meu amigo, boa parte das pessoas não tem conseguido dormir por excesso de preocupações causadas pelo dia a dia.
A rotina estressante da maioria dos profissionais tem feito com que muitos simplesmente liguem “o piloto automático” e fiquem apenas reagindo aos acontecimentos. A estratégia preferida de algumas pessoas é a de chegar em casa à noite e ligar a televisão para se “distrair”. Outros, assim como meu amigo, preferem ficar conectados à Internet. Ficar assistindo tevê ou na Internet não irá ajudar você a relaxar. Isso vai apenas fazer com que sua mente continue acelerada. A primeira coisa a fazer para mudar esse padrão é que você reflita o quanto alguns hábitos podem estar impedindo você de ter uma vida mais equilibrada e produtiva.
As empresas já perceberam que é fundamental cuidar da qualidade de vida de seus funcionários, pois um funcionário doente significa prejuízo. Portanto é fundamental que você também queira cuidar de si mesmo. Procure entrar em contato com seu lado espiritual, ao chegar em casa procure se desligar dos acontecimentos do dia, relaxe e deixe sua mente descansar dos problemas, ficar pensando no problema pode não ser a melhor alternativa para resolvê-los. Busque o equilíbrio, uma mente descansada e equilibrada pode dar-lhe novo animo para solucionar os desafios do dia a dia.