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O que os olhos não veem o cliente não compra

Frequentemente pesquisas são realizadas com o intuito de descobrir o que leva o cliente comprar determinada marca em detrimento de outra.  O poder de influência de uma marca mais conhecida é sem dúvida um fator decisório, mas o que temos visto recentemente nos noticiários, é que as classes C e D estão consumindo cada vez mais produtos que antes não consumiam, como; iogurtes, requeijão e guloseimas diversas. Além disso, as idas aos supermercados também se tornaram mais frequentes por esse público.

Esse público tem mais poder de compra, mas não o suficiente para só comprar produtos de marca. O que abre um espaço para novos produtos entrarem no mercado.

Especialistas em finanças pessoais aconselham as pessoas a levarem listas de compras com apenas os itens que pretendem comprar, evitando assim o consumo excessivo. Mesmo assim, muitas não o fazem, e acabam comprando algumas coisas de ultima hora, principalmente quando estão na presença de crianças.

Por que então alguns vendedores reclamam de queda nas vendas? Alguns vendedores que representam produtos não tão conhecidos dizem que as marcas conhecidas têm grande vantagem na exposição dos produtos na gôndola do supermercado. A verdade é que quem tem mais exposição leva vantagem sobre os produtos que ficam “escondidos”.

Para se ter uma idéia do quanto isso é importante, um estudo recente mostra que a média de altura do brasileiro está em torno de 1,75 metros para homens e 1, 65 metros para mulheres.  O posicionamento ideal dos produtos é que eles fiquem na altura dos olhos que seria entre 1,60 metros e 1,70 metros. O grande desafio para os vendedores e promotores é conseguir “negociar” com o supermercado esse posicionamento.  Se o seu produto está em um home Center, procure colocá-los o mais próximo possível dessa altura, pois produtos, abaixo da linha da cintura, têm um apelo melhor para crianças.

O objetivo de qualquer promotor de vendas é facilitar o acesso dos produtos para os clientes. As pessoas geralmente compram o que elas veem com mais facilidade. Sabemos que não é fácil, mas tenha como missão tornar seus produtos mais acessíveis aos clientes. As marcas famosas levam certa vantagem, mas só vai até certo ponto. Aqui vale a máxima que diz que “o que os olhos não veem o cliente não compra.”

Pense nisso na hora de expor seus produtos para os clientes.

Ótimas vendas e sucesso

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

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