Blog

Palestra Jill Taylor no TED
21 de julho de 2010
Largue a pedra que o impede de vencer
22 de julho de 2010

Pra que serve o medo?

Nessa semana, quero falar com você sobre um assunto muito importante, e que na minha opinião é um dos principais responsáveis pela realização de todos os nossos sonhos.

Eu quero falar sobre a importância da coragem na vida, mas antes quero te perguntar;  Na sua opinião o que é ter coragem?

  • É ter a capacidade de realizar atos heroicos?
  • É não ter medo de nada?
  • É ser alguém temido por todos?

Já proclamam os especialistas que coragem não é ausência de medo, e sim a superação do medo.

A maioria das pessoas não consegue atingir seus objetivos porque tem medo de arriscar algo novo e fracassar, tem medo de serem diferentes e de serem ridicularizadas.

Afinal, o que é esse “bicho” chamado medo?

O medo é um estado emocional, que surge quando você cria em sua mente consequências negativas para algum tipo de ação que você vai realizar. Imagine alguém que tenha medo de falar em público.

Porque essa pessoa tem medo? Os motivos podem ser vários, mas, o que faz surgir esse medo, é porque começa criar em sua mente que alguma coisa ruim vai acontecer. Como, por exemplo, acha que vai esquecer o discurso, vai ficar nervosa, vai desmaiar e fica imaginando que todos vão rir da cara dela. Tudo isso leva a um resultado…Impede essa pessoa de entrar em ação!

Outro dia eu estava conversando com um amigo a respeito dos reais motivos que impedem as pessoas de se realizarem. Entre vários motivos, citei o medo como o principal inimigo para a realização dos sonhos.
Boa parte das pessoas leva suas vidas “bovinamente” tentando evitar o medo e dor da frustração, mas acabam com isso, perdendo grandes oportunidades de crescerem e se realizarem.

Perceba que para que exista coragem é imprescindível que também exista a emoção do medo, e o grande mérito da pessoa de sucesso está em vencer esse medo. Como? As pessoas de sucesso não dão ouvidos àquela voz que insiste em dizer que tudo vai dar errado e que não vale a pena tentar.

O mais comum é que elas se perguntem…O que de pior pode acontecer se eu tentar? Avaliam a resposta, mas não dão bola para a “voz” que tem, muitas vezes, a intenção positiva de proteger, mas que nesse momento só serve para atrapalhar.

Portanto, a melhor forma de descobrir se vai dar certo ou não, é fazendo. A pessoa que tem medo de arriscar faz isso, porque acha que não vai dar certo. Entenda que se você não fizer, já deu errado! Se você não arriscar, já deu errado! Arriscar nada é arriscar tudo!!!

Por isso, recomendo a você que nesta semana, pegue apenas uma pequena coisa que o incomoda, e que você vem procrastinando há algum tempo e decida enfrentar, tome a atitude de fazer. Conheço pessoas que perderam oportunidades profissionais porque tinham medo de falar em público, ou viajar de avião. O escritor e pensador Norte Americano Ralph Waldo Emerson, dizia:

“Faça a coisa que você teme e a morte do medo é certa”. Por isso, não fique paralisado e entre em ação. É preciso coragem para vencer o medo e conquistar aquilo que você deseja.

Para entender como isso funciona, quero propor a você um exercício mental…

Imagine-se com 65 anos ou mais, caso já tenha passado dessa idade. Quando estiver lá, olhe para trás e veja você hoje. Como está sua vida? Que oportunidades se apresentam nesse momento? O que você pode fazer a respeito? Ao identificar algumas opções, pergunte-se – Por que não estou fazendo isso agora? Talvez a primeira resposta venha em forma de desculpas, tais como; “Não tenho tempo”, “Sou jovem demais”, “Não tenho a instrução adequada”, “Não tenho dinheiro”. Seja qual for a resposta, saiba que o medo é o principal responsável em lhe bombardear com esse tipo de pensamentos. A intenção positiva desse comportamento é; “Não quero me frustrar, pois isso me causará sofrimento.”

Por não acreditar que podem ter sucesso, as pessoas nem arriscam fazer alguma coisa. O problema é que lá no futuro vão se arrepender porque não fizeram mais de suas vidas. Frequentemente fico sabendo de histórias de pessoas que só descobrem como a vida é maravilhosa quando estão num leito de morte, ou quando perdem algum tipo de habilidade. Aí elas pensam; “Se eu tivesse feito o que queria não estaria arrependido”, ou “Se eu soubesse que a vida passava assim tão rápido, teria ousado mais, teria amado mais, ou algo parecido com a música Epitáfio do Titãs.

O que fazer então para vencer esse verdadeiro ladrão de sonhos? Em primeiro lugar é preciso entender que o medo é apenas uma projeção mental. Seu cérebro cria artifícios para tentar protegê-lo(a) da dor. Ora, se é uma projeção metal, então isso significa que acontece dentro de você, e somente você pode mudar. Pergunte-se; por que isso é um problema? Como posso fazer aquilo que quero e ainda assim me sentir bem? Se você acredita que precisa ter medo, vai encontrar motivos de sobra para reforçar essa crença.

Em minhas palestras em sempre digo, se você quer vencer o medo precisa enfrentá-lo! Se você tem medo de falar em público, chame alguns amigos, suba em um banquinho e comece a conversar. Se você tem medo de baratas, compre um tamanco maior e taca na bicha! Enfim, descubra o que precisa ser feito para não deixar que o medo o impeça de viver. Muitos, por exemplo, tem medo de morrer. Eu confesso a você que “morro” de medo de não viver. O que é muito diferente! Faço isso porque não quero me arrepender quando chegar aos 65, 75, 100 anos.

Lembre-se, muitas vezes deixamos de agir, não por incapacidade, mas porque achamos que as pessoas vão julgar e criticar. Acredite, eu já fui assim. Mas tive que aprender a mudar, aprendi a me arriscar, a me expor mais e a fazer aquilo que eu acredito ser o melhor para mim sem me importar com o vão dizer.

Por fim, se você não quer que o enredo de sua vida seja parecido com a letra da música dos Titãs, diga ao mundo a que veio. “Compre um tamanco maior”, “suba em um banquinho”, e comece a fazer alguma coisa agora! Não amanhã de manhã, mas agora mesmo.

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *