Blog

Você sabe ouvir?
16 de novembro de 2010
Cuidado com os ladrões de energia
17 de novembro de 2010

Aprenda a lidar com as frustrações

Por mais paradoxal que pareça, um dos requisitos fundamentais para alcançar o sucesso é justamente aprender a lidar com a falta de sucesso. Demorei certo tempo para compreender que as frustrações são quase imprescindíveis para que você alcance o sucesso que deseja. Não conheço alguém de muito sucesso que não tenha passado por pelo menos algum tipo de frustração, seja no trabalho como na vida pessoal. Para boa parte das pessoas o principal objetivo é evitar a frustração a qualquer custo. Com isso, evitam arriscar fazer coisas que as possibilitem fracassar e como consequência disso se frustrar.  Muitas vezes, o que pode estar impedindo você de conseguir o que quer é justamente esse pequeno, mas importante detalhe.

Sei o que o medo da frustração pode nos causar. Lembro-me de uma época em que eu sempre estava tentando fugir da dor que a frustração gera. Certa vez, fui à estréia de um filme e, quando cheguei ao cinema notei que a fila era enorme, e automaticamente calculei que não conseguiria assistir àquela sessão e automaticamente comecei a olhar as placas de outros filmes, caso eu chegasse à boca do caixa e não houvesse mais convites. Comecei a imaginar coisas como; O filme não deve ser tão bom, ou depois eu pego em vídeo, mas percebi que era minha mente tentando me poupar da frustração que eu teria caso acontecesse aquilo que eu mais temia: que acabassem os ingressos na minha vez. A fila andou e no final consegui comprar o ingresso e assistir ao filme sem problemas.

Esse é apenas um exemplo do que acontece, mas muitos outros podem ser identificados, se você tem agido assim; evitando se expor com medo das criticas, evitando fazer alguma coisa diferente com medo de fracassar, evitando sair de casa com medo de assalto. Fique atento ao que está se passando em sua cabeça, perceba as mensagens que recebe quando se depara com alguma situação em que tem que tomar a decisão de agir ou ficar em cima do muro. Geralmente não agir é mais fácil do que entrar em ação, mas a diferença nos resultados é absurda.

Fique atento (a) quanto às armadilhas que nós mesmos nos colocamos para evitar algum tipo de sofrimento. Muitas vezes deixamos de arriscar fazer algo que realmente queríamos para evitar a dor da frustração.

As pessoas ficam desmotivadas porque não compreendem que o sucesso é um processo com várias etapas, e você dificilmente deixará de se frustrar em algum momento. Por isso, você não precisa levantar um muro para se proteger das frustrações. O filosofo de negócios Jim Rohn diz: O mesmo muro que o separa das frustrações, o separa das realizações.

Se você deseja liderar sua própria vida, deve aprender a lidar com as frustrações, pois elas são parte do processo do sucesso e da sua realização pessoal.

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *