Blog

Essas 4 Estratégias Vão Ajudar Você Melhorar Sua Atitude Em Vendas
10 de novembro de 2010
Aprenda a lidar com as frustrações
16 de novembro de 2010

Você sabe ouvir?

Um dos maiores desafios pelos quais passam boa parte dos vendedores, é em relação a capacidade de criar empatia com seus clientes. Muitas vezes a comunicação simplesmente não acontece. Por vários motivos, desde os mais óbvios, tais como; vendedor que fala demais, que é inconveniente e não respeita a privacidade do cliente ou simplesmente que não tem preparo sobre o produto que vende, até aqueles que por mais boa vontade que tenham, não conseguem estabelecer uma boa comunicação.

Uma das pressuposições da Programação Neurolingüistica diz que estamos o tempo inteiro nos comunicando, apesar disso, a comunicação é uma via de mão dupla, e só acontece efetivamente quando o comunicador faz ou diz algo ao receptor, que entende e oferece “feedback” sincero sobre o assunto. Na comunicação não existe o certo e errado, porque estamos sempre colocando nossos pontos de vista para transmitir ou interpretar as mensagens alheias. Porém, se você consegue captar a verdadeira intenção da pessoa que está à sua frente, as chances de descobrir quais são as suas reais necessidades aumentam e muito.

Saber ouvir outras pessoas é fundamental, prestar atenção em sua fisiologia e expressões faciais podem dar uma pista de como a outra pessoa está se sentindo ao se comunicar com você.

O bom vendedor sabe fazer as perguntas certas para cada cliente, o excelente vendedor sabe interpretar as respostas e, assim cria empatia instantânea com qualquer um. Saber ouvir é uma das mais importantes habilidades que qualquer profissional precisa ter se quiser liderar equipes e clientes de todas as áreas.

Geralmente o que acontece é que enquanto a outra pessoa está falando, o vendedor está já pensando na próxima pergunta ou imaginando como vai reagir em caso de objeção. Espere a outra pessoa terminar de falar, demonstre interesse verdadeiro no assunto, mesmo que não tenha haver com a venda do produto ou serviço que você está vendendo. Se a pessoa se sentir respeitada e valorizada, abrirá uma porta para que você fale um pouco de você e do que vende.

Por isso, da próxima vez que estiver na frente de um cliente potencial ou até mesmo de um cliente antigo, a melhor coisa a fazer é ouvir atentamente o que eles têm a dizer, a partir daí, você pode usar toda sua “expertise” para oferecer consultoria gratuita sobre o produto ou serviço que vende e que atenda as necessidades de cada um deles.

O que você achou desse artigo? foi útil? Faça um comentário, participe!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *