Blog

Finalmente o ano começou!
24 de janeiro de 2011
Eu amo essa cidade
25 de janeiro de 2011

Quanto Custa Manter Uma Equipe Desmotivada?

“Um estudo recente sobre administração revelou dados preocupantes a respeito dos sentimentos dos profissionais em relação às empresas e aos seus supervisores.

Segundo a pesquisa, 46% dos funcionários reclamam de falta de reconhecimento de seus esforços; 61% disseram que seus chefes não dão muita importância a eles como pessoas, e 88% disseram que não são recompensados pelo trabalho que fazem”.

Você consegue calcular quanto sua empresa gasta para manter uma equipe desmotivada?

Talvez você ainda não tenha parado para pensar a respeito do grande desperdício que é ter em sua empresa pessoas que já não estão mais interessadas em trabalhar lá.

Ou porque, como mostrou a pesquisa, não são reconhecidas, ou porque não são recompensadas, ou porque, simplesmente não se identificam mais com a filosofia / missão / visão da empresa. Seja o que for, isso certamente gera grande desmotivação, e pessoas desmotivadas, como você deve imaginar, produzem muito menos.

O que você estaria disposto (a) a fazer para ter uma equipe de alta performance? Pessoas motivadas e dispostas a dar o melhor de si? 

Tenho certeza de que você desejaria investir nas pessoas certas, naquelas cujo talento é capaz de gerar os melhores resultados. Porém a solução não é tão simples.

Como, após investir anos no desenvolvimento dessas pessoas, mantê-las satisfeitas e ainda produtivas dentro da empresa?

As garantias são poucas, mas o que pode ajudar a manter um time de estrelas é dar a essas pessoas uma visão de propósito, uma causa pela qual elas possam dedicar seu tempo e talento.

Não basta dar-lhes capacitação, é preciso que sua empresa tenha uma causa que possa apaixonar as pessoas que trabalham lá.

Sem isso, sempre haverá pessoas com a mentalidade do trabalhador do século passado, que já não funciona mais em nenhum lugar.

São aqueles que vão sempre reclamar que as coisas não estão boas, que ganham pouco, que fazem apenas aquilo para que são pagos para fazer, quem não veem a hora de chegar o final de semana e etc… Você terá apenas empregados, pessoas que trocam seu tempo por um salário no final do mês.

Por isso, é preciso começar a procurar por empreendedores, pessoas que tem como principal característica a pró-atividade, a criatividade, a motivação, o espírito de liderança e acima de tudo sejam apaixonados pelos produtos e serviços da empresa.

Pense nisso ao contratar alguém. Faça perguntas que façam você descobrir se a pessoa que está à sua frente está realmente preparada para dar o melhor de si.

Caso contrário continue sua busca. “De nada adianta levar os gansos para escola das águias, você só terá um bando de gansos insatisfeitos”, já dizia o escritor e palestrante Jim Rohn.

Pense nisso!

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

2 Comentários

  1. Bom dia Fernando,
    Sou a Sandra Fortini, formada em psicologia desde 94, trabalho com treinamentos, pesquisa e inteligência de mercado dentre outras aividades. Muito interessante seu blog, a maneira como você escreve traduz bem a realidade no que diz respeito ao comportamento humano e nas relações com as pessoas. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *