Blog

Uma Lenda chamada Ayrton Senna
28 de junho de 2011
Curso Online 10X Performance
30 de junho de 2011

Como Se Tornar Um Atleta Corporativo

 

Em sua opinião, qual é o fator mais importante para você realizar um projeto, seja ele, pessoal ou profissional?

Tempo? dinheiro? Criatividade?

Sim, tudo isso é importante, mas tem uma coisa que é A MAIS IMPORTANTE de todas; ENERGIA!

Você concorda que mesmo tendo tempo, dinheiro, criatividade… sem energia,  NADA acontece de fato?

Jim Loehr e Tony Schwartz autores do livro Envolvimento Total – Gerenciando Energia e não tempo, dizem que o profissional atual, precisa se tornar um atleta corporativo.

Assim como os halterofilistas aumentam gradativamente a carga dos halteres a um nível quase insuportável, com a intenção de “estressar” os músculos, para que depois o descanso os ajude a criar novas fibras musculares e o músculo aumente. Um atleta corporativo precisa equilibrar momentos de estresse com momentos de recuperação e descanso.

Para o halterofilista, é justamente no momento de descanso, que o músculo se recupera e cresce, sem isso, o estresse muscular fatalmente causaria lesões. Da mesma forma que para uma pessoa o estresse em excesso pode causar sérios danos.

A proposta deles é de que se você quer expandir suas capacidades, precisa trabalhar vigorosamente (forçar os limites) durante um período limitado de tempo e criar intervalos de recuperação, assim como fazem todos os atletas.

Um dos grandes desafios é que, em tempos de crise, as empresas precisam de RESULTADOS cada vez melhores em menos tempo, causando uma pressão e estresse constante.

Não é raro executivos levarem trabalho para casa, e serem quase que obrigados a manter o celular ligado para resolver problemas da empresa.

Um dos exemplos citado por eles é que você pode fazer como alguns jogadores de tênis que conseguem se recuperar da tensão, pressão e estresse de uma partida em apenas 60 segundo, enquanto pegam novas bolas e se preparam para mais um saque.

Portanto, falta de tempo não deveria ser uma desculpa para que você comece a se equilibrar e resgatar sua energia.

NOVENTA MINUTOS PARA A PRODUTIVIDADE MÁXIMA

O cérebro humano é capaz de manter o foco por cerca de 90 a 120 no máximo. O que acontece quando a pessoa “extrapola” esse período?

Cansaço, confusão mental, estresse e desmotivação, o que interfere dramaticamente em sua produtividade.

Você pode (e deve) fazer intervalos de 5, 10 ou 15 minutos a cada período de 90 a 120 minutos de trabalho concentrado. Uma ida ao banheiro, tomar água ou levantar da cadeira para fazer um alongamento podem ser estratégias para sair do estado hipnótico que muitos entram ao permanecerem trabalhando durante um período muito extenso.

Algumas empresas perceberam que vale a pena investir no funcionário e possuem “espaços de recuperação”. Ambientes preparados para ajudar as pessoas a encontrarem maior equilíbrio. Como você já deve saber, pessoas felizes e equilibradas são mais produtivas.

SUA ENERGIA COMEÇA PELA BOCA

O que acontece depois que você come uma feijoada, um churrasco, ou mete o pé na jaca no rodízio de pizzas?

Exatamente…você deseja que o mundo acabe em barrancos para você morrer encostado em algum lugar, simplesmente porque seu organismo usa boa parte da energia do seu corpo para fazer a digestão.

Isso significa que se você quer ter mais energia ( hoje não é mais uma questão de querer, e sim de TER mais energia) terá que começar a se preocupar com o tipo de alimentação entra pela sua boca.

Os atletas de alta performance tem uma alimentação leve, mas com muitos nutrientes, e que te lhes traga mais energia, ao invés de roubá-la.

O que acontece,  é que devido à desgastante rotina empresarial, as pessoas buscam por alternativas, nem sempre saudáveis, para repor as energias, sem perceber que estão, na verdade, se auto sabotando.

Eu mesmo já caí na armadilha de tomar café para me manter acordado para finalizar algum projeto.

Portanto, livre-se dos excessos de estimulantes tais como; café, refrigerante energéticos, doces e carboidratos de rápida absorção, como aquela bolacha recheada que geralmente fica escondida na gaveta do escritório.

Procure comer alimentos leves e nutritivos, fuja dos lanches rápidos e beba bastante água.

Se você quer se aprofundar mais a respeito desse assunto, eu recomendo que você leia, Envolvimento Total – Gerenciando Energia e não tempo e Não trabalhe muito, trabalhe certo!

Conheça também  o site do The Energy Project do Tony Schwartz ( Em inglês ).

Conhece outras estratégias para aumentar e manter a energia em tempos de alta demanda? compartilhe nos comentários.

Forte abraço e sucesso sempre!

 

 

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

1 Comentário

  1. Leandro Herrera disse:

    Concordo com cada palavra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *